terça-feira, 30 de junho de 2015

Intestino X Imunidade

O intestino possui um completo sistema imune associado a sua mucosa! Esse complexo permite que chegue uma grandes quantidade de antígenos (substâncias estranhas ao corpo) vindos da dieta e micro-organismos enteropatogênicos que possam desafiar sua defesa imunológica.  Esta defesa é desempenhada pela barreira da mucosa juntamente com a microbiota. A repetida agressão pelos imunocomplexos gerados por sensibilidades alimentares, por exemplo, leva a um aumento da permeabilidade intestinal que permite que macromoléculas (proteínas não digeridas) e imunocomplexos transitem livremente pela circulação, causando sintomas relacionados com alergia, como enxaqueca, dermatites, rinites e etc.
Outros fatores também podem influenciar a permeabilidade intestinal, como consumo de álcool, quimioterapia e estresse excessivo.
Mantenha sempre seu intestino saudável! Consistência das fezes irregulares, constipação, fezes diarreicas ou secas são alguns sintomas de que a saúde intestinal não vai bem!
Procure sempre um Nutricionista Funcional para melhor orientá-lo




segunda-feira, 29 de junho de 2015

Aleitamento materno

Mais um motivo para preferir!  Estudos demonstram que crianças não amamentadas no peito e expostas precocemente a fórmulas infantis possuem o regulamento da ingestão alimentar prejudicado.  Isso porquê bebês nos primeiros anos de vida possuem uma deficiência do principal hormônio da saciedade - a leptina - que é passada da mãe para o filho através do leite materno.  Crianças que não são amamentadas  possuem um desequilíbrio do eixo fome-saciedade que pode predispor essa criança a obesidade na infância e na vida adulta quando associado a outros fatores ambientais.  Além de amor, carinho e afeto que não cabem em uma latinha!!
Para maiores informações, consulte sempre um Nutricionista Funcional. 




quinta-feira, 25 de junho de 2015

Sopa de inhame cremosa

1 inhame
1/2 cebola roxa
120 ml de água
2 folhas de espinafre picada
100 g músculo cozido e desfiado
1 dente de alho amassado
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de gergelim preto
Pimenta síria, sal rosa do Himalaia ou sal marinho a gosto

Modo de preparo
Em uma panela de pressão, cozinhe o músculo e desfie-o. Cozinhe o inhame e o espinafre no vapor por 10 a 15 minutos e, depois, bata-os no processador ou liquidificador junto da água usada na carne até virar um creme. Reserve. Refogue a cebola e o alho com azeite até dourar, misture no creme de inhame com espinafre e reserve. Acrescente o músculo desfiado no creme e tempere com sal e pimenta síria a gosto. Na hora de servir, adicione o gergelim por cima.




terça-feira, 23 de junho de 2015

Doce X TPM

Sabe aquela vontade incontrolável de comer doce no período da TPM? Durante este período, devido o processo inflamatório, temos uma redução do aminoácido triptofano e este é essencial para formar a serotonina (responsável pela sensação de bem estar). O consumo de carnes e leite gera aumento de BCAAs (aminoácidos ramificados) que competem com o triptofano para entrar no cérebro. O doce e os carboidratos simples em geral irão aumentar o hormônio insulina e estimular a síntese de proteína e para isso irá utilizar BCAA, que por sua vez não irão mais competir com triptofano e a serotonina poderá ser produzida. Esse é um dos processos que pode está acontecendo com você. A TPM está associada a uma complexa rede de vias metabólicas e só o atendimento individualizado para definir a melhor conduta. Mas de forma geral, precisamos controlar o consumo de carnes  e leite neste período, consumir alimentos anti-inflamatórios e estimular a síntese de serotonina, aumentando o consumo de triptofano e micronutrientes que participam desta reação, entre eles o magnésio, zinco, vitamina  B3, vitamina B6, ácido fólico e vitamina C. Consulte sempre um Nutricionista Funcional para um atendimento individualizado.




segunda-feira, 22 de junho de 2015

Desnutrição na gestação X Obesidade

Mamães desnutridas nos dois primeiros trimestres de gestação está relacionado com obesidade e hipertensão na vida adulta sem alteração no peso ao nascer do bebê. Porque? Esse período é crítico na diferenciação do hipotálamo do feto e a desnutrição materna nesse período altera o desenvolvimento dos centros hipotalâmicos reguladores do apetite no feto, levando a obesidade no futuro. A preparação do corpo para a gravidez é muito importante e caso não seja planejado a correção do hábito alimentar na gestação é fundamental para o bom desenvolvimento da criança. Procure sempre um Nutricionista Funcional para melhor orientá-lo.



quinta-feira, 18 de junho de 2015

Arroz integral com maçã-verde e açafrão

Ingredientes
2 xícaras (chá) de arroz integral parboilizado
1 maçã-verde
suco de 1/2 limão
1/2 xícara (chá) de alho-poró
1 colher (chá) de azeite
1/2 colher (chá) de açafrão
sal marinho e pimenta-do-reino a gosto



Modo de Preparo
Leve uma panela média com 2 1/2 xícaras (chá) de água e 1/2 colher (sopa) de sal ao fogo alto. Quando ferver, junte o arroz integral. Deixe levantar fervura novamente e abaixe o fogo. Deixe cozinhar por 30 minutos com a panela parcialmente tampada ou até secar.
Descasque a maçã, corte ao meio, retire o miolo e corte as metades em fatias finas. Transfira para uma tigela e regue com o suco de limão. Misture bem para as fatias de maçã não escurecerem.
Numa tábua, corte o alho-poró em fatias bem finas.
Leve uma frigideira grande com o azeite ao fogo médio. Coloque o alho-poró e refogue por 5 minutos. Junte a maçã e mexa bem. Tempere com 1/2 colher (chá) de sal, a cúrcuma e pimenta-do-reino. Abaixe o fogo e deixe cozinhar até que a maçã fique macia.
Acrescente o arroz integral à frigideira e misture bem. Sirva quente.

terça-feira, 16 de junho de 2015

Qualidade do sono

Durante a noite produzimos dois hormônios importantes: a melatonina e o hormônio do crescimento (GH).
A melatonina é responsável pela sensação de sono e pela neutralização do excesso de radicais livres, evitando os danos celulares causadores do envelhecimento precoce e pelo aparecimento de neoplasias (câncer). O GH induz o crescimento em crianças, enquanto em adultos, é importante para a correta renovação celular, manutenção da massa muscular e redução da gordura corporal. Portanto, se o sono é insuficiente, haverá perda de massa muscular, flacidez e ganho de gordura. E ainda, a ingestão de álcool ou cafeína e a restrição energética podem reduzir a secreção de melatonina, e assim, atrapalhar o sono e gerar envelhecimento precoce.
Existem vários alimentos (como gergelim, aveia, chás, cereja, folhosos) e fitoterápicos que podem auxiliar na melhora da qualidade do sono. Procure sempre um Nutricionista Funcional para lhe ajudar.


segunda-feira, 15 de junho de 2015

Endometriose X Nutrição

O que é Endometriose?
Doença crônica, dependente do hormônio (estrógeno), que acomete principalmente mulheres em idade reprodutiva e cada vez mais presente em mulheres jovens. Os sintomas são cólicas menstruais intensas, dor durante relação sexual e dor pélvica crônica durante a menstruação. Eles aparecem quando o tecido do endométrio cresce de forma descontrolada e adere a locais fora do útero. A falta de tratamento pode levar a infertilidade, câncer de ovário e mama, entre outros.
Diversos fatores estão envolvidos, como: genéticos, imunológicos, inflamatórios e ambientais (toxinas). Qual a relação com a alimentação?
Deficiências nutricionais, como vitamina D e ômega-3, também foram associadas com maior risco de desenvolver endometriose. A Nutrição Funcional  pode modular diversos fatores inflamatórios e imunológicos, além de potencializar a destoxificação hepática para eliminação de toxinas endógenas e ambientais.
Consulte sempre um Nutricionista Funcional para incluir em seu plano dietético alimentos com efeitos antioxidante e anti-inflamatório, bem como recuperar suas deficiências nutricionais!


quinta-feira, 11 de junho de 2015

Pãozinho de queijo funcional

Ingredientes
1 xícara de polvilho doce
1 xícara de polvilho azedo
1 colher de sopa da farinha de linhaça
1 colher de sopa de gergelim
1 colher de sopa de chia
sal marinho à gosto
orégano à gosto
1 pitada de curry e alho em pó (opcional)
1/2 xícara de leite de amêndoas (ou outros de sua preferência)
1/2 batata doce
3 colheres de sopa de azeite

Modo de preparo
Primeiro misture bem todos os ingredientes secos, depois acrescente a batata doce, o leite e o azeite. Vá mexendo aos poucos, a massa deve soltar das mãos. Se a quantidade de leite não for suficiente, vá acrescentando mais aos poucos, mas com cuidado.
Faça as bolinhas no tamanho que preferir (elas vão aumentar um pouco enquanto estiverem no forno). Coloque-as no forno pré-aquecido. Isso é importante, o forno precisa estar bem aquecido!
Asse na temperatura entre 180 - 200 graus.



quarta-feira, 10 de junho de 2015

Dietas malucas - entenda o mal que podem causar

Muitas pessoas acham que emagrecer é simples e que cada um pode por conta própria fazer dieta! Não é verdade? Se ela passar o dia comendo 3 bananas apenas, ou fazendo a dieta da sopa, da lua, da água e outras milhares que existem por aí, ela vai emagrecer, é verdade! E se ela fizer exercícios, melhor ainda, vai emagrecer mais! Não é assim?! Mas como será que está esse organismo as custas de dietas como essas? O simples corte de calorias aliado ao exercício físico resultam em emagrecimento realmente... Entretanto, durante o processo de beta oxidação (degradação de gordura) é liberada uma quantidade enorme de toxinas, já que estas são armazenadas nas nossas gordurinhas. E estas são responsáveis pela produção de radicais livres (compostos que causam danos irreparáveis ao funcionamento das células). Sem falar que dietas como essas, por não serem equilibradas nutricionalmente, irão provocar perda de proteínas e outras moléculas. Então adianta emagrecer e ficar intoxicado e com as células em péssimo funcionamento?! Por isso gente.... procure um Nutricionista Funcional, ele irá lhe proporcionar emagrecimento saudável, lhe reeducando, reequilibrando seu organismo, ofertando compostos antioxidantes, estimulando destoxificação e removendo toxinas!



terça-feira, 9 de junho de 2015

Nutrição na gestação

O ambiente intrauterino é o primeiro contato que o ser humano tem com a nutrição, ou seja, as substâncias que compõem a dieta da mãe propiciam ao desenvolvimento fetal um ambiente que terá impacto PELO RESTO DA SUA VIDA. Dependendo do tipo de alimentação da mãe, o ambiente intrauterino pode ser favorável ou não ao surgimento de doenças crônicas na vida adulta do bebê. Más escolhas nutricionais, como excesso de carboidratos refinados, gordura trans e deficiência de nutrientes (vitaminas, minerais e compostos bioativos) influenciam na programação metabólica do bebê. Além disso, informações genéticas são passadas da mãe para o feto de forma exclusiva, ou seja, é essencial que haja um preparo nutricional para a gestação.Quem esta pensando em ser mamãe em 2015, orientação nutricional é fundamental para a saúde da mãe & bebê.Dica: probióticos & prébióticos são fundamentais, bem como muitas frutas, verduras e um toque de especiarias. O consumo de ovos e de fontes de ômega 3 são fundamentais para o desenvolvimento cerebral do bebê.
Prepare-se para esse momento tão especial e procure um Nutricionista Funcional.



segunda-feira, 8 de junho de 2015

Curso: Jantares Práticos & Saudáveis

 Quem aí morre de preguiça de comer quando chega em casa? Muitas pessoas tem o hábito de substituir jantar por lanche e esse hábito pode esta levando o seu organismo a deficiências nutricionais! Quando entramos em sono profundo, ocorre no nosso organismo a renovação celular. Por isso, nesse momento nosso corpo necessita de muitos nutrientes! No próximo dia 17, nossas nutris Melissa Montenegro e Andressa Fontes estarão ensinando receitinhas ricas em nutrientes e super práticas para facilitar a rotina de quem quer ter hábitos saudáveis!


Local: Restaurante MyDetox (Av. Santos Dumont, 2456 –sl)
Dia: 17/06     Horário: 18h


Mais Informações & Inscrições:
85-30811870 e 85-98601-8886

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Sopa fria de beterraba

Ingredientes
1 kg de beterraba
1/2 cebola roxa
1 cenoura
500 ml de caldo de legumes caseiro
Azeite
Algumas folhas de hortelã
Sal marinho e pimenta a gosto


Modo de preparo
Primeiro lave as beterrabas e cozinhe na panela de pressão. Quando estiverem macias, retire as cascas, corte-as em cubos e reserve. Corte a cebola em cubinhos e rale a cenoura. Em uma panela aqueça o azeite e doure a cebola, acrescente a cenoura e depois as beterrabas. Tempere com sal e pimenta.
Depois adicione o caldo de legumes e deixe cozinhar por dez minutos aproximadamente, desligue o fogo e deixe esfriar. Leve tudo para o liquidificador e bata bem. Se estiver muito espesso acrescente um pouco de água. Deixe na geladeira por duas horas. Sirva com hortelã picada.






terça-feira, 2 de junho de 2015

CARNE X PEIXE - PARTE 2



️A dieta do brasileiro é de forma geral hiperproteica. Entretanto, nós não precisamos de grandes quantidades de proteína para manter nossas necessidades fisiológicas, até porque nosso corpo só é capaz de utilizar 30g de proteína por vez (quantidade proteica presente em um bife de 100g). Se ingerirmos mais que isso, vamos metabolizar, sendo que uma parte da estrutura proteica será excretada pelos rins e o restante formará gordura. E isso ninguém quer.
DICA: Consuma carne vermelha 2 vezes na semana no máximo e peixe no mínimo 2 vezes na semana.





segunda-feira, 1 de junho de 2015

CARNE X PEIXE - PARTE 1

Os gases produzidos pelos ruminantes (bois) possuem grande quantidade de gás metano, e este contribui diretamente com efeito estufa no planeta. Além disso, os grãos que alimentam o gado são produzidos em sistemas de monoculturas, o que prejudica o solo, torna-o pobre, e ainda destrói mananciais!
Toda carne possui como composição proteína e gordura. E a principal diferença é o tipo de gordura. A carne vermelha apresenta um teor elevado de gordura saturada, gordura esta pró-inflamatória,
relacionada com várias doenças, como cardiovasculares, obesidade, diabetes e câncer. E não poderia deixar de lembrar, esta gordura é um depósito de toxinas!!
A gordura presente nos peixes possui característica anti-inflamatória. Uma ótima alternativa de peixe e inclusive com baixo custo é a sardinha, pois além de conter 32g de proteína em 100g, possui coenzima Q10, uma substância fundamental para as mitocôndrias (organela das células) produzirem energia para nosso organismo.
Consulte sempre um Nutricionista Funcional.