terça-feira, 8 de novembro de 2011
Mel de abelha e seus beneficios para a saúde
O mel é um líquido viscoso produzido pelas abelhas a partir do néctar das plantas e processado pelas suas enzimas digestivas. É armazenado em favos nas colmeias para servir de alimento para as abelhas trabalhadoras.
Seus principais constituintes são carboidratos, principalmente frutose e glicose Contém conteúdos menores de proteínas, enzimas, aminoácidos, minerais, vitaminas, compostos aromáticos e polifenóis, que são antioxidantes. Os minerais mais presentes são: potássio, cálcio, fósforo, sódio, magnésio, selênio, ferro, manganês e cobre. Já as vitaminas que mais aparecem são as C, B2, B3, B5, B6 e ácido fólico.
Por ser rico em carboidrato, seu índice glicêmico varia de médio a alto, dependendo da fonte. A carga glicêmica (parâmetro que leva em consideração o tamanho da porção) e o índice insulinêmico do mel dependem do seu conteúdo de frutose. Porém, esses parâmetros ainda são menores dos encontrados no açúcar branco, a sacarose.
Possui ação anti-inflamatória e propriedades prebióticas, ou seja, serve de substrato para as bactérias benéficas do intestino. Foi mostrado, em um estudo, que seu consumo aumenta a população intestinal de bifidobactéria e lactobacilos, provavelmente devido ao seu conteúdo de frutooligossacarídeos, um tipo de prebiótico.
Um trabalho de revisão mostra que para obtermos os benefícios do mel para a saúde, devemos consumi-lo em doses maiores de 50 a 80g por vez. Porém, seu uso deve ser moderado e não deve ser consumido por crianças com idade inferior a 1 ano, em função do risco de contaminação pela bactéria chamada Clostridium botulinum, que causa o botulismo. O sistema imunológico das crianças nessa idade ainda não consegue se defender deste microrganismo. Assim, há muitos benefícios que podemos aproveitar do consumo deste produto que as abelhas fazem com tanto empenho.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário