quarta-feira, 28 de maio de 2014

Pudim tropical de chia


Ingredientes
-4 colheres de sopa de chia
-Mel
-1 xícara de leite de coco natural
-1 manga pequena
-côco seco (ralado ou m pedaços)

Preparo
Em um copo coloque a chia, o leite de coco e o mel. Mistura bem e leve a geladeira ate ficar com consistência de pudim. Depois é só colocar manga em cubinhos por cima e cobrir com o coco seco. Consumir logo apos preparar.

Rendimento: Duas porções

A semente de chia formara um gel (mucilagem) com alto pode de saciedade e melhora da funcao intestinal. Alem disso é um ótima fonte de omega 3, importante nutriente com acao anti-inflamatoria. A manga é rica em betacaroteno, que tem ação antioxidante e o leite de coco, dentre outros benefícios, tem ação anti-fúngica.


Cirurgia Plástica - Dra. Sídia Holanda

Mais uma especialidade em nossa equipe, cirurgia Plástica com a Dra. Sídia Holanda, que estará sempre postando dicas e tirando todas as nossas dúvidas sobre plásticas e procedimentos. Seja bem vinda, Sídia, confiamos muito no seu trabalho! Para agendar sua consulta com ela, é só ligar nos fones: (85) 308118.70 / 86018886



segunda-feira, 26 de maio de 2014

Leite de Castanha de cajú by Nadia Campeotto

Ingredientes:
100g de castanha de cajú crua
1 litro de água
10 gotas de extrato de baunilha

Modo de Preparo

Deixar as castanhas de molho por no mínimo 8 horas. Desprezar a água do molho e colocar as castanhas no copo do liquidificador com 300ml e bater por 1 minuto. Adicionar o restante da água e o extrato de baunilha e bater por mais um minuto. Conservar na geladeira por até 3 dias.


sexta-feira, 23 de maio de 2014

Drink funcional


Uma receita super legal para animar seu final de semana!

Ingredientes:
- 50ml de suco de manga
- 20ml de suco de limão siciliano
- Raspas de limão siciliano
- Ramos de hortelã
- 100ml de suco de cranberry

Modo de preparo:
1. Misturar de suco de manga, suco e raspas de limão siciliano e os ramos de hortelã em coqueteleira em cubos de gelo
2. Servir em um copo e completar com o suco de cranberry
3. Você pode adicionar bebida alcoólica de sua prefência e consumir com moderação.


quarta-feira, 21 de maio de 2014

Consumo de adoçantes e ganho de peso

Um estudo publicado em 2008 pelos autores Susan E. Swithers and Terry L. Davidson na conceituada revista Behavioral Neuroscience explica direitinho a relação do consumo de adoçante com o ganho de peso.Os animais podem usar o sabor doce para prever o conteúdo calórico de alimentos. Comer substâncias doces sem calorias pode diminuir esta relação, levando ao balanço energético positivo através do aumento da ingestão de alimentos e, consequentemente, o gasto de energia diminui.
No estudo ratos machos adultos foram separados em dois grupos, um recebeu glico (sabor soce associado a calorias) e o outro grupo recebeu sacarina (adoçante). O resultado foi que para o grupo que recebeu sacarina tivemos aumento do peso corporal e aumento da adiposidade.
Estes resultados sugerem que o consumo de produtos que contenham edulcorantes artificiais podem levar ao aumento do peso corporal e obesidade interferindo com processos homeostáticos fisiológicos fundamentais.





segunda-feira, 19 de maio de 2014

Brutti ma buoni

Ingredientes:
- ¾ de xícara de chá de avelãs torradas (trituradas finemente)
- ¾ de xícara de chá de farinha de amêndoa
- ½ xícara de chá de farinha de quinua
- ½ de xícara de chá de açúcar demerara
- ½ colher de chá de fermento em pó para bolo
- 1 colher de sopa de biomassa de banana verde
- Leite vegetal se necessário

Modo de preparo:
Em uma vasilha, misture todos os ingredientes formando uma massa homogênea e firme, utilize o leite vegetal se necessário.

Faça pequenas bolinhas e achate-as. Coloque-as em uma forma com papel manteiga e asse em forno pré aquecido a 180 graus por aproximadamente 20 minutos ou até que dourem.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Disturbios do Humor

Estudos mostram que alimentos ricos em gorduras trans e saturada geram inflamação no nosso organismo, essa inflamação interfere no metabolismo dos neurotransmissores que podem reduzir a produção de triptofano e consequentemente a produção de serotonina, o neurotransmissor do bem estar!
Alimentos ricos em carboidratos simples, como     (arroz branco, macarrão, biscoitos, pães branco) também são citados como alimentos do "mau humor", porque eles aumentam rapidamente a concentração de glicose no sangue, então o prazer é quase imediato, porém por um período curto.
A depressão, estresse e alimentação inadequada são grandes fatores que podem causar os distubios do humor. Sabendo disso que tal melhorar sua dieta e a sua qualidade da sua vida?
Uma alimentação rica em gorduras poli e monoinsaturadas, ômega 3, proteina adequada, vitaminas do complexo B, e alimentos ricos em triptofano (abacate, castanha de caju, tâmara..) podem reverter essa situação. Procure um nutricionista funcional para uma orientação individualizada!



quarta-feira, 14 de maio de 2014

Ganho de peso na gestação

As mulheres que entram na gestação no peso ideal e ganham entre 11 e 15 kg têm menos problemas do que as que ganham mais ou menos que isso. Se a mãe estiver abaixo do peso quando ficar grávida, um aumento de 12 a 18 kg é indicado. Se estiver acima do peso, esse aumento deve ser de 7 a 12 kg. Se a gestação é múltipla, deve-se ganhar pelo menos 4,5 kg adicionais.
O peso deve aumentar gradativamente. No final do terceiro mês, deve ser esperado um ganho de 1 a 2 kg. Nos meses subsequentes, o ganho deve ser de aproximadamente 450 g por semana. Se o ganho for muito maior do que isso, deve-se tentar um controle das calorias ingeridas, sem privar o bebê de nutrientes essenciais.











terça-feira, 13 de maio de 2014

Dicas para uma gestação saudável


Gestantes que se alimentam de forma adequada dão à luz a bebês maiores e mais saudáveis. Uma dieta balanceada é um dos elementos mais importantes para se assegurar o futuro da mãe e do bebê. Proteínas, calorias, vitaminas e minerais são essenciais para o desenvolvimento de um bebê sadio. Se a mãe ingerir muito ou pouco desses nutrientes, o desenvolvimento celular pode ser imperfeito e o bebê pode ficar abaixo do peso.

- Alimentar-se adequadamente reduz o desconforto digestivo, náuseas, vômitos, evitando a perda de peso.

- Para evitar esses problemas, o ideal é seguir uma dieta balanceada, já que no período de gravidez aumenta a necessidade de calorias, proteínas, vitamina B6 e B12, ácido fólico, cálcio , zinco, ferro e flúor.

- Siga a dieta recomendada pelo seu médico ou nutricionista todos os meses da gestação.

- Coma maçã, pêra, batata, alimentos ricos em vitamina A e C, sais minerais (como potássio) e fibras. As fibras ajudam a normalizar o funcionamento do intestino, freqüentemente prejudicado durante a gestação.

- Reduza o consumo de sal (na preparação dos alimentos; enlatados; salame; azeitona; queijos parmesão). Sal em exagero aumenta a retenção de líquidos no organismo provocando inchaço e pressão alta.

- Modere os carboidratos: Evite comer muita massas , doces, tomar refrigerantes.

- É indicado, nesta fase, iniciar o consumo de vitaminas com ácido fólico para fortalecer a formação do sistema nervoso e da coluna do bebê.

- As vitaminas e sais minerais devem ser supridas de preferência através da alimentação.

- A suplementação do ferro se deve à necessidade do bebê , da placenta e do aumento do volume sanguíneo. Deve se ingerir 300 mg de sulfato ferroso por dia a partir do 5o (quinto) mês, de acordo com a prescrição do seu médico. Fonte de ferro: carne vermelha, fígado, vegetais de folhas verdes, legumes, leguminosas e cereais fortificados.






segunda-feira, 12 de maio de 2014

Gastronomia funcional

Novidade no ar (oba!): nosso blog agora conta com mais uma parceira, a Chef Nadia Campeotto, colaborando semanalmente com a nova sessão "Gastronomia", dará dicas e receitas funcionais toda semana. Não deixem de acompanhar!

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Smoothie de manga

Uma dica super legal para um lanchinho rápido e saudável!

Receita:

Ingredientes
½ manga congelada em cubos
2 colheres de sopa de leite de coco caseiro (feito do próprio côco seco) 
2 colheres de sopa de hortelã picadinha
2 colheres de chá de semente de chia

Modo de preparo
Liquidificar tudo e servir com 1 colher de sopa de coco ralado queimado por cima. Bom apetite!

terça-feira, 6 de maio de 2014

Já reparou na sua língua?

A língua saudável deve ser lisa, flexível e ligeiramente úmida. Sua cor deve ser vermelho pálido com uma finíssima película branca. Alguns aspectos importantes devem ser examinados e podem ser reflexo de como "anda" sua saúde:




RACHADURA NO MEIO – rachadura na linha do meio que nao chega a ponta: má digestão, falta de nutrientes, enzimas digestivas

MARCAS DE DENTES NAS LATERAIS: deficiência nutricional, má digestão, deficiencia no baço

LINGUA DOLORIDA:  deficiência nutricional, principalmente B6

LINGUA INCHADA E/OU ESPESSA – CAMADA BRANCA: excesso de muco,  fungos

RACHADURAS HORIZONTAIS – PEQUENAS RACHADURAS / SULCOS “LINGUA GEOGRAFICA":  má absorção de vitaminas do complexo B

CAMADA AMARELA E ESPESSA: 
disbiose (desequilibrio da flora intestinal)





segunda-feira, 5 de maio de 2014

Hemp Seeds

As Hemp Seeds ou sementes de maconha contem quantidades pequenas de canabinol (THC), substancia alucinógena, e portanto, são seguras para consumo alimentício. Sua composição nutricional é de fazer inveja a muitos alimentos! São uma ótima fonte de proteínas e de fácil digestibilidade, ricas em fibras e gorduras do bem (principalmente omega-3) que beneficiam o controle de colesterol e fornecimento ótimo de amimoácidos. Por serem isentas de glúten e leite, as hemp seeds são ótima fonte proteica para celíacos, intolerantes ao glúten e pessoas sensíveis ao leite. Sao super versáteis e ficam bem em saladas, iogurtes, risotos, massas, bolos e em frutas. Seu sabor se assemelha ao de nozes! Usem e abusem desse superfood!