quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Receita da Paciente: Farofa Funcional



Receitinha da queridíssima "Claudia Rocha":

FAROFA 1 (almoço) 
- Gérmen de trigo integral
- Manteiga da terra, óleo de canola ou azeite 
- Cebola, alho e uma pitada de sal marinho

Preparo: refoga a cebola e o alho e quando estiver dourada acrescentar o gérmen de trigo

FAROFA 2 (café da manhã ou lanche) 

- Linhaça dourada organica
- Sementes de girassol 
- Gergelim branco natural 
- Semente de chia integral  


Preparo: bater no liquidificador 1 pacote de linhaça + 1 pacote de gergelim + 1 pacote de chia + 2 pacotes de sementes de girassol. Adicionar as frutas, iogurtes, sopas, etc.


terça-feira, 30 de outubro de 2012

Isotônicos X Água de coco



O isotônico é composto basicamente de carboidratos e de sais minerais, com destaque para o sódio e o potássio, que garantem as contrações do tecido muscular. Como sua composicao é bem parecida com a do plasma sanguíneo, é absorvido quase instantaneamente em sua passagem pelo intestino. Em geral, é necessário um aporte de sais minerais em situações nas quais o exercício ultrapasse 60 minutos de prática. Em treinos mais curtos, a água já é suficiente.  O ideal é avaliar a temperatura e a umidade para planejar a reposição durante a pratica. Em comparação a água de côco, o sódio é inferior ao isotônico, que contrabalanceia na quantidade de potássio, bem superior à dos preparos tradicionais. Nesse quesito, a água de côco é capaz de oferecer a dose diária recomendada.

Segue a comparação:
Isotônico:                                               Água de coco
Calorias: 26                                                Calorias: 22
Carboidratos: 6,4g                                  Carboidrato: 5,3
Cálcio: 1mg                                                 Cálcio: 19mg
Fósforo: 9mg                                             Fósforo: 4mg
Ferro: 0,7mg                                             Ferro: 0
Sódio: 44mg                                              Sódio: 2mg
Potássio: 13mg                                         Potássio: 162 mg


segunda-feira, 29 de outubro de 2012

SPA DETOX

Como o próprio nome já diz, o spa "detox" tem como principal objetivo fazer uma "faxina" no organismo. É um tratamento bem diferenciado, pois a dieta é toda voltada para promoção da saúde, ou seja, nada de alimentos contaminados com agrotóxicos e/ou aditivos químicos, como: adocantes artificiais, gelatinas diets, refrigerantes zeros, lights, diets, etc... Ao invés disso, alimentos orgânicos, livres de alergenicidade, frutas, verduras e alguns grãos integrais. O programa pode ter duração de cinco ou sete dias e é realizado em domicilio. A avaliação dos resultados é realizada no inicio e ao final do Spa e o sucesso de emagrecer com saúde é garantido! 

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Alimentação na 3ª Idade


1 – a alimentação deve ser adequada e completa para atender todas as necessidaes nutricionais;
2 – fazer 5 a 6 refeições ao dia de pequenos volumes, porém mais concentradas em calorias e nutrientes e bem diversificada, para assegurar todo o aporte de vitaminas e minerais;
3 – cuidar da apresentação dos pratos e estimular a experimentação de novos sabores;
4 – é primordial manter uma boa higiene bucal, cuidar da hidratação e da umidade da mucosa e da língua;
5 – manter uma rotina e uma regularidade nos horários das refeições;
6 – durante as refeições, sentar com a inclinação correta para favorecer a deglutição;
7 – adaptar consistência para melhor mastigação e deglutição e evitar grumos, espinhas e cascas duras para não engasgar;
8 – beber em media 8 copos de água por dia. Evitar fazer isso a noite e, em caso de disfagia a líquido, usar espessante;
9 – usar temperos naturais como alho, cebola, cebolinha, coentro, salsa, orégano e outros, evitando, assim, o abuso do sal;
10 – se houver alterações na deglutição, deve-se modificar a consistência dos alimentos sólidos e líquidos, utilizando alimentos com textura modificada e/ou espessante;
11 – comer frutas e hortaliças frescas em forma de suco, papa de fruta, purê, amassadas ou picadas;
12 – para prevenir ou tratar a constipação, garantir a ingestao adequada de água, exercícios físicos regulares, alimentos ricos em fibras e/ou módulo de fibra;
13 – os alimentos devem estar na temperatura adequada, pois em fases mais avançadas, o idoso não consegue distinguir o quente do frio, ficando mais exposto a lesões.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Legumes cozidos no vapor


Cozinhar os legumes no vapor é uma ótima opção para se alimentar bem. O método ajuda a preservar os nutrientes, o sabor e a cor do alimento, deixando a refeição ainda mais saudável. Em todo cozimento acontece perda de nutrientes. Quando você cozinha na água, ela leva embora uma quantidade muito grande dessas substâncias. Já o cozimento a vapor tem um desperdício menor, uma vez que a água do vapor passa pelo alimento, mas, por a panela ficar fechada, volta a cair sobre os legumes. O ideal é que os legumes estejam cortados em pedaços grandes. Isso diminui a área de contato com o vapor, preservando ainda mais suas características. 
A dica para quem ainda não aderiu a essa forma de cozimento e prefere a água é optar por cozinhar os legumes ainda com casca, que serve como uma barreira natural. Para garantir o consumo de todos os nutrientes possíveis, é preciso ainda um pouco de gordura. Isso mesmo! As vitaminas A, B, E e K só são absorvidas na presença de gordura. Então, um fio de azeite é muito bem-vindo, além de deixar a comida ainda mais saborosa! 

Como cozinhar no vapor:
1 - Escolha a panela ideal. Existem várias no mercado que possibilitam o procedimento. O importante é ter o cestinho para colocar os legumes e que seja fácil de manusear e fechar. É essencial que o vapor não saia por entre buraquinhos da tampa.

2 - Para manter as propriedades dos legumes, o ideal é que se use pouca água. Apenas o suficiente para o tempo de cozimento (cerca de 5cm de água). Algumas panelas já vêm com indicação da quantidade, fique atenta.

3 - Depois de colocar a água na panela, arrume o cestinho com os alimentos a serem cozidos. Corte em pedaços grandes, para que não haja muita área de contato com o vapor. Mas não deixe-os muitos próximos, para que circule a água. Atenção com o tipo de legumes, escolha colocar junto os que tenham mais ou menos a mesma textura, para que o tempo na panela seja o mesmo. 

4 - Coloque o cestinho na panela quando a água já estiver fervendo e garanta que ele não esteja encostando no líquido. Se estiver tudo certo, basta fechar a tampa, abaixar o fogo e esperar o tempo de cozimento. Evite abrir antes da hora.


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Creatina x Função Renal

A creatina é um suplemento nutricional bastante popular utilizado para melhorar o desempenho em atividades que envolvem exercícios de curta duração e alta intensidade, como a musculação, por exemplo. Sua utilização se popularizou a partir das Olimpíadas de Barcelona no ano de 1992, e, atualmente, é um dos mais populares suplementos protéicos utilizados pelos praticantes de atividade física e atletas. 
A creatina é um nutriente natural encontrado em carne animal e também é produzida em nosso organismo pelo fígado, rins e pâncreas a partir dos aminoácidos glicina e arginina. É considerada ergogênica por melhorar o desempenho físico, força, potência e aumentar a massa muscular. Em contrapartida, as dúvidas acerca dos efeitos adversos dessa substância são inúmeras, principalmente sobre a função renal. Esse é um assunto bastante polêmico na comunidade científica. Porém, as possíveis intercorrências advindas do seu uso não estão totalmente elucidadas. Recomenda-se a monitoração sistemática nos seus consumidores, até que se ateste a segurança da suplementação. Pessoas saudáveis que consomem regularmente esse suplemento, sugere-se que não ultrapassem a quantidade de 5g/dia, pois não há evidências científicas suficientes que garantam a segurança da ingestão acima dessa dosagem em longo prazo. Sua suplementação deve ser feita com acompanhamento de uma nutricionista. 


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Ação funcional das especiarias


As especiarias são ricas em compostos fenólicos, especialmente ácidos fenólicos, com atividade antioxidante que atuam nas doenças ligadas ao estresse e do coração. Fique atento!!
Alho: Previne o envelhecimento cerebral e demência por conta dos fitoquímicos com propriedades antioxidantes. Reduz significativamente problemas do coração.
Pimenta: Efeito antioxidante previne as células do estresse oxidativo em níveis semelhantes ao ácido ascórbico (vit. C). A capsaicina, presente na pimenta pode melhorar sensibilidade à insulina.
Chá verde: Estudos sugerem que o chá verde possui potenciais anti-inflamatórios e anticâncer que podem ser usados contra várias desordens da pele, prevenindo envelhecimento precoce e também o câncer de pele.
Salsa: É valiosa para fins culinários, cosméticos e medicinais. É rica em pró-vitamina A, vitaminas B1, B2, C, D e E, cálcio, potássio, fósforo, cobre, zinco, magnésio e ferro, possuindo, ainda, antioxidantes que retardam o envelhecimento das células.
Erva-doce: Possui hidratos de carbono, fibras, cálcio, fósforo, sódio, potássio, magnésio, pró-vitamina A, vitamina C. 
Procure um nutricionista e saiba mais sobre especiarias e como utilizá-las de forma correta. 


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Torta sem farinha de trigo


Ingredientes da Massa:
- 2 xícaras de couve-flor ralado 
- 2 ovos crus
- Sal marinho a gosto
- Salsinha e cebolinha para temperar

Misture tudo com a mão, vai virar uma pastinha meio aguadinha.

Recheio e Modo de Preparo:
Junte a esta massinha 2 xicaras de ”mix de legumes” diversos em cubinhos cozidos no vapor, uma lata de atum ralado no oleo vegetal

Pode misturar tudo com a mão mesmo, se não gostar de algum dos ingredientes pode substituí-los, por exemplo: troque o atum por um filé de frango grelhado desfiado, troque o mix de legumes por apenas milho ou ervilhas Há várias formas de preparar sua torta e variando o sabor, todas ficam divinas!

Depois de misturar a massa ao recheio, despeje tudo em uma forma untada (até mesmo a “água” que o couve flor gera quando é misturada com o ovo) apenas com azeite e leve ao forno, leva um tempinho para assar e você perceberá que enquanto assa essa aguinha que estava na massa vai ajudar no cozimento da sua torta, deixando ela molhadinha e bem fofinha, com aquele aspecto de “bolo aerado”.


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Crudivorismo: saúde sem alimentos cozidos

Para quem quer conhecer um pouco mais sobre o crudivorismo, é um tipo de dieta vegetariana estrita, ou seja, o indivíduo não consome nada de origem animal, e além disso, seus alimentos não são cozidos. Nessa dieta, nada pode ser preparado ao fogo, por acreditarem que este tipo de preparação causa perda de nutrientes. Não quer dizer, necessariamente, que se comam apenas alimentos crus. Existem processos de preparação que não causam perda de nutrientes, como a desidratação dos alimentos. A alimentação crudívora, também chamada de "alimentação viva" ou "comida viva", é uma forma de alimentação baseada em alimentos crus, frutos frescos e secos (hidratados), vegetais, sementes, grãos germinados como o germe de trigo e algas. Os alimentos crus são ricos em enzimas. As enzimas são os incansáveis trabalhadores que levam os nutrientes às nossas células. Podemos dizer que a alimentação crua é uma alimentação enzimática. Ao cozermos os alimentos (a partir de +- 40°C) destruímos as enzimas. Se comermos alimentos crus evitamos a destruição das enzimas que a comida contém facilitando assim a digestão e evitando gastar as nossas próprias reservas. É importante informar que conhecemos e trabalhamos com alimentação alternativa para que possamos atender as necessidade de nossos clientes.


terça-feira, 16 de outubro de 2012

Couve-Flor com mussarela de búfala e atum


Ingredientes: 
- 1 couve-flor de bom tamanho 
- 250g de mussarela de búfala 
- 8 tomates grandes e maduros 
- 1 pimentão vermelho picado 
- 1 cebola grande 
- 2 dentes de alho 
- 2 latas de atum em água 
- 2 colheres de sobremesa de azeite de oliva extra - virgem 
- Salsa e cebolinha picadas 
- Orégano 
- Pimenta 
- Sal marinho a gosto

Modo de Preparo: r
efogue o alho socado e a cebola ralada em uma frigideira antiaderente. Deixe dourar e junte o pimentão, os tomates picadinhos (sem pele e sem semente) e o atum em pedaços. Refogue em fogo brando e adicione água fervente apenas necessária para uma boa porção de molho. Tempere com sal, pimenta e orégano a gosto. Quando atingir boa consistência e sabor, retire do fogo. Lave bem a couve-flor, corte em galhos de tamanho regular. Com cuidado, retire as fibras duras, e cozinhe no vapor. Tome cuidado para não amolecer. Misture o azeite à salsa e cebolinha e espalhe sobre a couve-flor. Arrume sobre a mesma toda a mussarela ralada grosseiramente ou picadinha. Cubra com molho de atum e leve ao forno quente por alguns minutos até derreter a mussarela e começar a gratinar. Sirva a seguir. 

Rendimento: 8 porções



segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Canela e Diabetes tipo 2



A canela é uma especiaria, proveniente da parte interior do casco do tronco da caneleira, não só tem um delicioso aroma, como também pode fornecer alguns benefícios para a saúde. A canela praticamente não tem calorias e também é rica em antioxidantes, o que por si só já é bastante interessante. Além dessas vantagens, alguns estudos com indivíduos portadores de diabetes tipo 2 têm demonstrado que ela pode possivelmente atuar na redução dos níveis de glicose no sangue quando adicionada ou consumida junto a refeições de alto índice glicêmico, fator esse que pode ser parcialmente explicado pela redução da velocidade do esvaziamento gástrico. E ainda tem mais: a especiaria parece ter efeito também sobre a redução dos níveis de colesterol e triglicérides. A dose testada nos estudos varia de 1 a 6g de canela em pó por dia, consumida junto ou imediatamente após as refeições. Lembre-se: as informações contidas nesse site não substituem o acompanhamento com um especialista. Jamais deixe de tomar seu medicamento sem consultar seu médico!



quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Dica de Livro - "Chique é Ser Saudável"


A saúde através de uma boa alimentação está em pauta em todos os lugares mas, ao contrário do que muitos pensam, comer bem não significa consumir alimentos sem graça, sem sabor. A autora Heloisa Bernardes explora todo seu conhecimento para mostrar neste livro que comer bem e ser saudável é mais simples do que pensamos. A partir de alimentos chiques e saborosos, a ideia é ajudá-lo a descobrir a perfeita harmonia entre aroma, paladar e saúde. De forma interessante, este guia mostra os benefícios de cada alimento, suas vitaminas, para quem é recomendado e, com receitas selecionadíssimas, transforma qualquer comidinha em um requintado menu. O foco para uma boa alimentação está na estética alimentar que não só desperta prazer em nossos sentidos, mas também faz bem. Com as dicas e as receitas deste livro, só dependerá de você unir o útil ao agradável e fazer refeições saudáveis e deliciosas. 

Autor: Heloisa Bernardes
Editora: Academia


Gelatina Cremosa com Whey Protein


Ingredientes:
- 1 pacote de gelatina de morango
- 185g de iogurte natural
- 3 colheres de sopa (30g) de Whey Protein Sabor Morango

Prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem e leve para gelar. No liquidificador bata todos os ingredientes inclusive a gelatina pronta. Distribuir em 5 taças individuais. Colocar para gelar. Servir quando estiver consistente.

Rendimento: 5 porções




terça-feira, 9 de outubro de 2012

BCAA’s

BCAA é a abreviação de “Branch Chain Amino Acids” que significa “aminoácidos de cadeia ramificada”. Os BCAA’s constituem até 35% da massa muscular corporal e são indispensáveis para a manutenção e o crescimento dos músculos (são indispensáveis para qualquer dieta esportiva de hipertrofia). Os BCAA’s são compostos por três aminoácidos: Leucina, Isoleucina e Valina, sendo encontrados principalmente em proteína animal. São considerados essenciais porque o organismo não pode sintetiza-los e devem ser adquiridos através da dieta. Esse suplemento é mais metabolizado pelos músculos do que pelo fígado, logo após a ingestão os bcaa’s se transformam em um potente combustível energético, aliado a uma alimentação correta rica em aminoácidos são usados para síntese protéica que ajuda a otimizar o processo de hipertrofia. Pode ser tomando antes do treino para aumentar o rendimento do treino e imediatamente após o treino para interromper o catabolismo gerado pelo exercício. A quantidade muda de acordo com cada indivíduo e treinamento. Pesquisas indicam que com 4-8 gramas de BCAA antes de exercícios intensos e 4-8 gramas depois, você poderá otimizar seus resultados de crescimento muscular.


segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Alimentos que parecem inofensivos mas podem sabotar a sua dieta!


 Frozen Iogurte: mais magros que uma bola de sorvete de creme, os frozen naturais só viram uma "fria" com acompanhamentos super calóricos. Evite: Calda de chocolate, confetes, leite condensado. Prefira: Frutas picadas, como mirtilo, morango e lichia.

Sushi: evite os hot e rolinhos de peixe frito, molho shoyo, cheio de sódio ou molho teriyaki. Prefira: Os sashimis, rolls de alga, arroz e pepino, sushis de atum, temaki de kani sem maionese, guioza de legumes no vapor e shimeji ou shitake. Para temperar, pasta de raiz-forte ou gengibre.

Sopa: evitar sopas congeladas, de saquinho ou lata, pois contém muita concentração de sódio que, em exagero, causam hipertensão, infarto e problemas renais. Prefira: sopas caseiras com verduras e legumes, carne vermelha magra, peixe, frango, feijão, lentilha, ervilha e arroz integral.

Produtos Diet e light: nos produtos diets, o ingrediente mais comum a ser retirado é o açúcar mas, em compensação, entram os adoçantes e as gorduras. É recomendado justamente para os diabéticos, mas sem vantagem para quem quer emagrecer.


sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Petit Gateau light sem glúten


Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de leite em pó (110g)
- 1 xícara (chá) de chocolate em pó (120g)
- ½ xícara (chá) de açúcar (100g)
- 4 ovos

Calda de Chocolate
- 2 colheres (sopa) de leite em pó
- 1 colher (sopa) de chocolate em pó
- 100 g de chocolate meio amargo picado
- ¼ xícara (chá) de água fervente

Modo de Preparo:
1°- Em uma tigela, coloque o leite em pó, o chocolate em pó, o açúcar e os ovos e misture bem até formar uma massa homogênea.
2°- Transfira a massa (feita acima) para forminhas para empadinhas, untadas com manteiga e polvilhadas com chocolate em pó e leve ao forno alto pré-aquecido por 11 minutos. Retire do forno e sirva em seguida com calda de chocolate.

Calda de Chocolate
Em uma tigela, coloque o leite em pó, o chocolate em pó, o chocolate meio amargo picado e a água fervente e misture até formar uma mistura homogênea. Sirva em seguida.

Dicas:
-Cada unidade de petit gateau desta receita (sem a calda) tem 40% a menos de calorias comparando com uma receita tradicional que leva manteiga e farinha de trigo.
-Esta receita não contém glúten. Se você for celíaco, SEMPRE quando for fazer uma receita, verifique no rótulo se o produto que você está usando e a marca que você escolheu contém ou não glúten, pois há produtos iguais, de marcas diferentes, onde um possui glúten e o outro não. Caso não venha informado, NÃO UTILIZE aquele produto.


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Dica de Livro



"Escolhas e Impactos - Gastronomia Funcional" traz receitas, sugestões, dicas de preparo e reeducação alimentar, levando em consideração a qualidade de vida. Os autores tem como objetivo apresentar pratos de qualidade para melhorar o estilo de vida e otimizar a saúde de cada um.


Autores: Gisela Savioli / Renato Caleffi
Editora: LOYOLA




quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Arginina e Performance


Os efeitos para o atleta de Endurance
Ação da Arginina
Durante muito tempo a ação positiva da arginina foi atribuída a capacidade de aumentar o hormônio do crescimento (GH), favorecendo o ganho de músculos e perda de gordura. Hoje, muito se fala sobre outros dois mecanismos incorporados a essa ação positiva:
1) aumento do nível de monóxido de nitrogênio (NO) e 
2) síntese de creatina. 
O NO favorece o anabolismo e também a oxigenação dos músculos. Como precursora da creatina, a arginina aumentará a capacidade de síntese de creatina o que irá aumentar a força e melhorar a recuperação. A arginina também atua como substância antifadiga, diminuindo a produção ou acelerando a eliminação de resíduos metabólicos como o amoníaco, produzidos em excesso durante um esforço.
Como utilizar a Arginina?
Antes de tomar qualquer atitude consulte uma nutricionista, as necessidades para cada indivíduo variam muito e cada caso é um caso.


terça-feira, 2 de outubro de 2012

Mix de Cogumelos


Ingredientes:
- 1 punhado de shitake
- 1 punhado de shimeji
- 1 punhado de cogumelos Paris
- 1 colher de sopa de ervas frescas ou secas
- 2 dentes de alho batidos ou amassados
- Azeite a gosto
- Sal marinho a gosto
- 1 xicara de café de vinho branco, água ou shoyu
- Pimenta moída na hora
- noz-moscada moída na hora

Modo de Preparo:
Corte os cogumelos em tiras finas. Refogue em uma frigideira em fios de azeite o alho e em seguida os cogumelos. Adicione pitada de sal marinho e em seguida o vinho branco (água ou shoyu). Deixe ferver e reduzir todo o líquido. Adicione as ervas, a pimenta moída e a noz-moscada. Quando estiverem suculentos e macios, retire da frigideira e sirva.

Dica: utilize essa receita como recheio para omelete, tapioca ou sirva como acompanhamento de saladas ou pratos quentes.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Nutrição x Beleza

Produtos químicos, radicais livres, poluição, estresse e raios solares agridem nossa pele diariamente e ameaçam seu equilíbrio, função e beleza. O envelhecimento da pele é manifestado por desidratação, perda da textura e elasticidade, diminuição da espessura, dano da função da barreira, manchas e o aparecimento de rugas. Sabe-se que a deficiência nutricional ocasiona problemas cutâneos. Alguns nutrientes podem ser utilizados para prevenção do envelhecimento precoce através de propriedades anti-inflamatórias, anti-manchas, diminuição de rugas, efeito lifting, etc. As vitaminas A, C e E são antioxidantes e previnem e melhoram a aparência de rugas, promovem o espessamente da pele e a produção de colágeno. A Coenzima Q10 é um potente antioxidante encontrado em quase todas as células vivas, existem evidências que ela pode diminuir rugas ao redor dos olhos. Os polifenóis contidos no chá verde são direcionados para o tratamento de pele envelhecida, flacidez, acne, rosácea e verrugas. A vitamina B5, conhecida como pantenol, promove proliferação de fibroblastos e reepitelização o que ajuda na cicatrização de feridas, além de ter um elevado potencial de hidratação cutânea. Os carotenóides presentes em vegetais de cor laranja, como cenoura, tomate, mamão e abóbora, têm propriedades antioxidantes importantes e funcionam como um protetor solar oral. Os nutricosméticos, também conhecidos como “beleza de dentro para fora”, utilizam os suplementos orais para benefícios da aparência física, com enfoque principal na pele. Uma dieta balanceada associada ao uso adequado e direcionado destes produtos pode favorecer um envelhecimento mais tardio e sadio da pele.