quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Sopa orgânica de cenoura com tomate cereja e ervas

Ingredientes
2 unidades grandes de cenoura
2 xícaras de tomate cereja
1 xícara de mandioca cozida
1 punhado de coentro
1 punhado de salsinha
Cebolinha a gosto
1 unidade de cebola
2 dentes de alho
Flor de sal a gosto
Água suficiente para cobrir os vegetais na panela


Modo de preparo
Lave bem todos os vegetais. Corte em quatro a cebola, e em rodelas o alho. Corte a mandioca e cenoura em rodelas. Na mesma panela acrescente todos os ingredientes junto com a água, exceto a salsinha, a cebolinha, o coentro e o sal. Cozinhe até a cenoura ficar macia. Desligue o fogo. Acrescente a cebolinha, a salsinha e o coentro. Mexa. Deixe esfriar um pouco e na própria panela bata a sopa com um mixer. Você também pode usar o liquidificador. Volte para o fogo baixo até atingir uma temperatura agradável para o consumo. Desligue o fogo. Coloque o a flor de sal, mexa e sirva. É uma delícia é super fácil de fazer!


By Cris Gutierrez


quarta-feira, 29 de outubro de 2014

O que é gota?

A gota é o depósito de cristais de ácido úrico nas articulações (principalmente dedos das mãos e dos pés) decorrente de um problema no metabolismo das proteínas. O ácido úrico deve ser excretado na urina, quando isso não acontece, formam-se esses cristais.
- Sintomas: articulações vermelhas, quentes e doloridas; menor volume de urina e com odor forte. 

- Causas: predisposição genética, alto consumo de álcool, consumo excessivo de carne, pouca água, baixo consumo de fibras, frutas frescas e hortaliças.
- O que fazer para melhorar o quadro: beber, pelo menos, 8 copos de água / dia, sucos com hortaliças para alcalinizar o pH sanguíneo (a gota é um indicativo de acidez metabólica), inclua frutas frescas e vegetais verde folhosos, ricos em magnésio e clorofila.
Alguns alimentos interessantes para incluir na dieta: abacaxi, alcachofra, cereja, morango, feijão azuki e semente de aipo.
- Evite dietas ricas em carne vermelha e processada, produtos contendo levedo, álcool, frituras, gorduras saturadas, sal, açúcar e carboidratos refinados, conservas, enlatados, tomate, berinjela, batata inglesa, pimenta, cogumelo e tabaco. Várias ervas e suplementos podem ajudar a tratar o problema.
Procure um nutri funcional para uma orientação individualizada!



terça-feira, 28 de outubro de 2014

Quinoa

Esse super grão é rico em proteínas que contém todos os aminoácidos essenciais.. E não é só isso, a quinoa é rica em ômega 3 e 6, fibras, cálcio e ferro. As fibras ajudam a regular o trânsito intestinal e no controle de colesterol e glicemia. Lembrando que ela deve ser consumida cozida para que se aproveite todos esses benefícios.





segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Intestino do bebe


O intestino do bebê, tem seu intestino estéril, ou seja, a sua microbiota ainda não foi colonizada. Ao nascer, se dá o início da colonização de bactérias, quando ele entrará em contato com a pele da mãe, microbiota vaginal da mãe (passagem pela região do períneo durante o parto normal) e bactérias do ambiente. Imaginem só, dentre outras coisas importantes, o quanto devemos cuidar das gestantes desde o período pré-natal para que sua microbiota esteja equilibrada. O aleitamento materno também contribuirá com o fornecimento de probióticos, como bifidobacterias e lactobacilos. E, em seguida, uma introdução alimentar adequada dará continuidade a formação de uma microbiota equilibrada. Afinal, possuímos mais bactérias no intestino do que células no corpo, e é de pequeno que se constrói uma boa saúde intestinal que irá refletir para sempre no estado de saúde geral.


quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Sorvete de morango com banana



Congele pedaços de morango e banana e triture-os num processador de alimentos.
Adicione iogurte natural, essência de baunilha e adoce à gosto com mel. Continue batendo até a mistura ficar homogênea.
Deixe o creme no freezer por 3 horas e aproveite o sorvete!




quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Esclarecendo algumas dúvidas sobre alimentos termogênicos


Esses são alguns alimentos que, dentre vários outros benefícios, ajudam a acelerar o metabolismo: gengibre, pimenta, canela, alho, sementes, oleaginosas, e algumas ervas.  Mas não confundam termogênese (aumento do metabolismo) com efeito excitatório, pois uma coisa não tem nada a ver com a outra. Alguns termogênicos vendidos no mercado realmente pode conter substâncias que, além de aumentar a termogênese, podem dar insônia. Mas isso nem sempre acontece quando utilizamos os alimentos. Por exemplo, a canela, o gengibre, a pimenta são alimentos que não interferem de forma alguma na qualidade do sono. Já o café, chás e algumas ervas podem surtir ambos os efeitos.



terça-feira, 21 de outubro de 2014

Os perigos do Aluminio

TOXICO! Essa informação bem que poderia vir descrita na embalagem! O alumínio é um metal super abundante na terra, sua toxidade esta relacionada com disfunções neurológicas e na mobilização do fosfato ósseo. As diversas fontes são: o ar, desodorantes anti-transpirantes, cosméticos, aditivos alimentares, enlatados, panelas de alumínio, água (devido a chuva ácida) e medicamentos antiácidos a base de hidróxido de alumínio. Nos alimentos a concentração de alumínio é baixa, porém com o uso de aditivos alimentares essa quantidade é mais elevada e dependendo do hábito alimentar, o consumo de alumínio pode ser maior que o recomendado. É importante destacar também que os utensílios culinários de alumínio são vulneráveis a degradação, principalmente em ambientes ácidos. A quantidade de alumínio que passa para os alimentos depende da qualidade da liga de alumínio, do tempo de uso, tempo de cocção, do ph do alimento, presença de sal, açúcar e outros. Estudos mostraram considerável acréscimo de alumínio do molho de tomate e do café em utensílios contendo o metal. Utensílios novos também potencializam essa migração. É importante ficarmos alertas para bebidas enlatadas, panelas de pressão e alimentos enlatados. Os estudos ainda são controversos em relação a quantidade do metal que migra, mas de todo o caso a migração existe e é considerável. As fontes são diversas e as intoxicações cada vez mais frequentes, por isso é Importante evitar que os utensílios de cozinha sejam desse metal.

Obs: os alimentos enlatados em que a conserva é em óleo, o alumínio impregna nele, retirar o óleo do atum e sardinha, por exemplo, diminui a presença do metal.






segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Enjoos na gravidez

Os enjoos são muito comuns nos primeiros meses de gestação. Mudanças hormonais e algumas deficiências nutricionais também podem estar envolvidas no quadro. Frutas azedas e geladas podem ajudar muito. O limão por exemplo, é uma ótima forma de amenizar a situação. Pode ser uma limonada bem gelada, um picolé ou até mesmo algumas gotinhas na água. As raspas do limão também dão um toque especial em várias preparações, experimente no abacaxi bem gelado. Coloque o limão no freezer e quando estiver congelado, rale-o com casca e tudo. Vai muito bem em sopas, frutas, saladas, molhos, arroz, peixe... Além disso, o limão é rico em vitamina C, que aumenta absorção do ferro nutriente super requerido durante o período gestacional, principalmente no último trimestre. Outras formas de prevenir os enjoos: comer a cada 2h, ter sempre lanchinhos na bolsa (bolachinhas, frutas) e evitar o excesso de líquido nas refeições, pois isso pode diluir o suco gástrico e atrapalhar ainda mais o processo digestivo. Ao invés de líquidos, inclua frutas ricas em enzimas digestivas, como abacaxi e mamão papaya. Chazinhos (inclusive camomila) são proibidos durante toda a gestação. Procure sempre um nutricionista para uma orientação individualizada!


quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Caju

Presente da natureza! Nossa dica vai para as barrigudinhas! O caju é riquíssimo em vitamina C (mas não é cítrico), fruta que, dentre outras funções, aumenta a absorção do ferro pelo organismo. Portanto, quem tiver acesso, não deixe de incluir o caju no seu dia-a-dia. Prefira consumir no almoço e/ou no jantar, refeições onde geralmente se encontram alimentos fonte de ferro. Capriche nessa combinação (vitamina C + ferro) durante todo o período gestacional, mas principalmente no último trimestre, período em que o feto faz suas reservas, aumentando assim, a demanda deste mineral.



terça-feira, 14 de outubro de 2014

Ceviche peruano com batata-doce

Ingredientes
-½ unidades de batata-doce
-3 ½ xícara (chá) de água
-½ xícara (chá) de grãos de quinoa
-200g de pescada branca
-Suco de 1 limão siciliano
-½ unidades de cebola roxa cortada em cubos pequenos
-½ unidades de pimentão vermelho cortado em cubos pequenos
-½ unidades de pimentão amarelo cortado em cubos pequenos
-1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
-2 dentes de alho amassados
-Sal marinho a gosto
-Coentro a gosto
-2 ramos de cebolinha
-Lascas de gengibre
-Pimenta dedo-de-moça a gosto
-1 colher (chá) de semente de chia

Modo de Preparo
Cozinhar a batata-doce em 2 xícaras de água fervente até obter consistência macia. Retirar da panela e, com o auxílio de um garfo, amassar a batata até formar um purê. Reservar. Em uma panela com 1e ½ xícara de água cozinhar os grãos de quinoa. Reservar. Cortar a pescada branca em tiras finas e marinar com limão siciliano, cebola roxa, pimentão vermelho, pimentão amarelo, azeite de oliva, alho, sal. Reservar. Cortar o coentro, os ramos de cebolinha, lascas de gengibre. Reservar. Em uma taça ou outro recipiente que irá servir o ceviche, colocar a pescada branca com o líquido, a quinoa, o coentro, a cebolinha e as lascas de gengibre, a pimenta de dedo-de-moça e, por último, polvilhar a semente de chia. Servir com o purê de batata-doce.



segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Intestino - segundo cérebro

Nós temos 2 cérebros! Por isso nos preocupamos tanto com a função intestinal! Temos mais de 100 milhões de células neuronais nos tecidos que revestem o esôfago, estômago, intestino e cólon. Há uma série de fibras que conectam o sistema nervoso entérico com o resto do sistema nervoso. 1000 a 2000 fibras nervosas chegam ao intestino (através do nervo vago), 90% delas enviam mensagens do intestino direto para o cérebro. E tem mais, 70% do sistema imune está localizado ao redor do trato gastrointestinal, 20% das células intestinais são linfócitos, nosso intestino contém aproximadamente 60% do total de imunoglobulinas. Contém o maior pool de células imunocompetentes do organismo e seu desenvolvimento depende dos micro-organismos intestinais. Dá pra passar a noite aqui falando da importância dele, mas a mensagem de hoje é para que vocês entendam a importância e cuidem bem dele.




quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Bolo de semolina com calda de suco de romã

Ingredientes
- 1 3/4 xícara de semolina
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 200 g de manteiga em temperatura ambiente
- 1 xícara de açúcar demerara
- 4 ovos ligeiramente batidos
- 1 xícara de amêndoa moída
- Casca ralada de 1/2 limão
- Tiras de casca de limão para decorar

Para a calda
- 1/2 xícara de açúcar demerara
- 1 xícara de suco de romã, sem adição de - açúcar, comprado pronto
- Suco de 1 limão

Modo de preparo
Em uma tigela, junte a semolina e o fermento. Acrescente a manteiga, o açúcar e os ovos e misture bem. Adicione a amêndoa e a casca de limão. Despeje a massa em uma fôrma quadrada de 25 cm, untada com manteiga e forrada com papel-manteiga, e alise com uma espátula. Leve ao forno moderado (180 °C), preaquecido, na grade do meio, por 35 minutos ou até que, enfiando um palito no centro da massa, ele saia limpo. Prepare a calda Em uma tigela, misture o açúcar com os suco de romã e de limão e leve ao fogo baixo, mexendo sempre com uma colher de pau, até ferver. Pare de mexer e deixe ferver por dois minutos. Retire do fogo e espere amornar. Regue o bolo com um pouco da calda. Deixe esfriar e sirva com a calda restante, decorado com tiras de casca de limão.




quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Plásticos!

É só entrar na cozinha que vemos eles em todos os lados!  Convidamos vocês a eliminá-los! Por que? Ele contém elementos químicos que podem contaminar os alimentos e causar efeitos adversos a nossa saúde. O mais comum deles é o Bisfenol. Mas não é só ele, ta? Não adianta cair na moda dos BPA FREE! O Bisfenol já é proibido em muitos países e no Brasil apenas para produtos infantis (mamadeira, chupeta, colheres e etc). Essa substância é um disruptor endócrino (estrogenicidade), pode bloquear os receptores do hormônio da tireóide e outros estudos associaram efeitos do bisfenol com problemas neurológicos, hiperatividade, deficit de atenção, câncer de mama, crescimento da próstata, asma, problemas de infertilidade. SOCORRO! Imagina aquele cafézinho no copinho descartável, os sucos de caixinha, canudinho, as garrafinhas de água. A dica é trocar os recipientes da cozinha por vidro, levar a canequinha para o trabalho e se for preciso, usar papel manteiga para cobrir e não deixar os alimentos entrarem em contato com o plástico. Quanto mais conseguirmos evitar, melhor!!




segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Dica para proteger os neurônios e afastar as doenças neurodegenerativas


Evite o consumos exagerado de álcool e nem precisa falar nas drogas, né? Um super vilão também é o glutamato monossódico!! Ele é usado como acentuador de sabor nos alimentos industrializados, como miojo, temperos prontos, nos embutidos, salgadinhos de milho e uma infinidade de alimentos que geralmente estão ali bem próximos aos caixas de supermercado.. O que fazer para proteger? Alimentação equilibrada, mais natural. A dica é investir na gema de ovo, de preferência orgânico ou caipira e no ômega 3 (presente no óleo de peixe), na linhaça e na chia. Ah, e tudo com moderação!




sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Mousse de ameixa fresca

Ingredientes
- 2 kg de ameixa-vermelha, com casca, cortada em fatias
- 3 colheres (sopa) de água
- 1 e 1/2 xícara de açúcar demerara
- 3 colheres (sopa) de cachaça
- 700 ml de creme de leite fresco
- Suco de 1/2 limão siciliano
- Folhas de melissa para decorar

Modo de preparo
E m uma panela, leve ao fogo médio a ameixa (separe 12 fatias para decorar) com a água e o açúcar, mexendo às vezes, por 20 minutos ou até a fruta ficar bem macia. No processador ou mixer, bata até obter um purê. Deixe esfriar e junte a cachaça. Em uma tigela, bata o creme de leite até obter picos moles. Misture delicadamente ao purê de ameixa. Adicione o suco de limão (se a musse estiver muito doce, pingue mais limão). Leve para gelar, coberto com filme plástico, por no mínimo uma hora. Sirva em taças, decorada com as fatias de ameixa reservadas e folhas de melissa.




quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Alecrim - a erva da alegria!

É super digestivo e ajuda no tratamento da gastrite! Como fazer o chá? 
Ferva a água, acrescente a erva e deixe em fogo baixo com o recipiente tampado por 5 minutos. Para cada 1L de água use uma colher de chá de alecrim! Os óleos essenciais favorecem a transmissão de neurotransmissores responsáveis pelo bem estar. Ele é popularmente conhecido como a erva da alegria!




quarta-feira, 1 de outubro de 2014

01 de Outubro - Dia do idoso




ALIMENTOS QUE DEVEM SER UTILIZADOS NESTA FASE DA VIDA:

- Frutas moles, como mamão, pêra, melancia, banana, sucos de frutas variadas e também verduras e legumes, cozidos e cortados em pedaços bem pequenos. Essas são as principais fontes de vitaminas e minerais do organismo, necessárias para diversas funções;

- Tomar bastante líquidos, já que conforme o envelhecimento ocorre desidratação dos tecidos do corpo;

- Consumir alimentos fontes de Vitamina C (laranja, acerola, tomate, limão), melhoram o sistema de defesa do organismo, prevenindo de gripes e resfriados.

- Consumir alimentos fontes de Vitamina E, que possuem características antioxidantes e combatem os radicais livres, amenizando o processo de envelhecimento. São fontes dessa vitamina: Germe de trigo, frutos do mar, milho, vegetais folhosos e legumes;

- Consumir alimentos fontes de bioflavonóides, que são antioxidantes e inibem os hormônios que provocam o câncer. São encontrados na maioria das frutas frescas e verduras.