quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Viva o Verão!



Com a chegada do verão e o aumento da temperatura, nosso organismo passa por modificações para se adaptar ao calor. Por isso, para poder aproveitar ao máximo o que a estação tem a oferecer, alguns cuidados com a alimentação e a hidratação são importantes. Para facilitar a digestão e evitar a sensação de cansaço e sonolência, prefira alimentos frescos e leves, como folhas verdes, legumes, pães e cereais integrais, carnes magras, queijos menos gordurosos (minas, ricota, cottage) e frutas. Se for à praia, vale tomar bastante água de coco e consumir picolés e sorvetes de frutas à base de água. Devido às elevadas temperaturas nessa época do ano, a atenção com a conservação dos alimentos deve ser redobrada para se evitar a proliferação bacteriana. Observe as condições de higiene do recipiente em que os produtos são armazenados ou do local onde são preparados e não consuma alimentos perecíveis expostos à temperatura ambiente. Evite alimentos de fácil contaminação como ovo, maionese, queijos e camarão, que geralmente são acondicionados em recipientes sem refrigeração. Para garantir uma hidratação adequada, é importante ingerir líquidos frequentemente ao longo do dia, antes mesmo de surgir a sensação de sede, pois ela é um sinal de que o organismo já está entrando em processo de desidratação. Água, sucos naturais, chás gelados que não contenham cafeína e água de coco são excelentes opções para a reposição hídrica, enquanto refrigerantes e bebidas alcoólicas devem ser evitados. Certifique-se ainda que o gelo utilizado nas bebidas seja feito com água potável, para evitar maiores problemas.
Pronto! Agora que você já sabe como se alimentar adequadamente em dias de calor, fique tranquilo e aproveite! 


quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Chia emagrece?



Apesar de ser uma fonte de fibras e proteína e dar a sensação de satisfação, o grão sozinho não ajuda a perder peso. A chia aumenta a saciedade porque, em contato com líquido, incha. Por isso, ela pode trazer benefícios para a dieta por ser nutritiva e por fazer a pessoa comer menos. Mas vale lembrar que o que importa é a alimentação no geral, ou seja, a pessoa não pode achar que comendo apenas a chia vai perder peso.
A chia pode ajudar se toda a dieta for controlada diariamente. Nesse caso, a dica é acrescentar os grãos na alimentação e misturá-los aos alimentos, como na salada, por exemplo.




segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Salada de macarrão com Brócolis


Ingredientes:
- 1 maço de brócolis
- 1/4 de xícara (chá) de vinagre
- 1 dente de alho picado
- 1/2 xícara (chá) de cebolinha verde
- 1/2 colher (sopa) de azeite
- 2 tomates sem sementes picados
- 500g de penne de quinoa

Modo de Preparo:
Cozinhe os brócolis em água fervente com sal até que fiquem macios, mas firmes. Escorra e reserve. À parte, junte o vinagre, o alho, a cebolinha e o azeite. Misture elicadamente e regue os brócolis cozidos. Acrescente o tomate e mexa com cuidado. Reserve. Cozinhe o macarrão conforme as instruções do fabricante e escorra. Ponha numa travessa e junte aos brócolis. Mexa com cuidado e sirva, se desejar, com lascas de queijo branco.


quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Nutrição, atividade física e saúde.


A atividade física regular e alimentação adequada são indispensáveis para vida saudável. Em
adultos, tem sido mostrado que o sedentarismo não está somente relacionado com doenças físicas, tais como doenças coronarianas, diabetes, alguns tipos de câncer, osteoporose e doenças pulmonares, mas também com depressão. Alguns estudos demonstraram que a inatividade fisica e alimentação inadequada, estão relacionados com doenças cardiovasculares, diabetes e câncer de cólon. Indivíduos que se exercitam moderadamente fortalecem o organismo contra agentes infecciosos comparados com a população sedentária. Pesquisas científicas têm sugerido que atividade física na juventude pode reduzir a osteoporose na terceira idade.
Estilo de vida ativo pode também ser uma opção efetiva para manutenção e perda de peso. Uma modesta redução do peso corporal entre 5-10% irá melhorar a saúde significantemente, diminuindo a pressão arterial, concentração de lipídeos sanguíneos e glicemias. Mesmo que os sintomas de algumas doenças crônicas apareçam somente na vida adulta, sabe-se que muitas delas podem se desenvolver na infância. Sendo assim, a prevenção deve ser iniciada o mais rápido possível.
Realize refeições saudáveis e pratique exercícios físicos regularmente!


quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Comer três colheres de aveia todo dia reduz colesterol e ajuda na dieta!

Na hora do regime, sua primeira providência é fechar a boca mesmo morrendo de fome? Saiba que passar vontade é uma das piores inimigas da dieta. A melhor solução é, sim, comer menos, mas com alimentos saudáveis e sem sofrer por isso. Uma das maiores aliadas nessa hora é a aveia, que, entre outros benefícios, promove sensação de saciedade.
Rica em minerais como cálcio e ferro, vitaminas do complexo B e E, proteínas e fibras, a aveia ainda melhora o funcionamento intestinal, facilita a digestão, controla a pressão arterial, diminui colesterol ruim e controla quantidade de açúcar no sangue. Mas, para que ela tenha todos esses efeitos positivos, é preciso consumir da maneira correta. Recomenda-se a ingestão de 30 gramas de aveia por dia, ou seja, três colheres de sopa. Além disso, é indicado tomar de cinco a seis copos de água por dia, senão ela causará efeito contrário, que é a obstipação (prisão de ventre),  é possível acrescentar aveia em frutas, sucos ou vitaminas e ainda em receitas como tortas, quiches, pães e almôndegas.


Tipos de aveia:
Em flocos – o grão é prensado integralmente, um processo que conserva seus principais nutrientes. Pode ser polvilhado sobre frutas, saladas e iogurtes.

Farelo – esse tipo provém da camada externa do grão e, por isso, possui maior concentração de fibras betaglucanas. Ideal para ser usado em massa de pães e bolos.

Farinha – obtida da parte mais interna do grão e, assim, perde na carga de fibras. Usada nas receitas de pães, panquecas e bolos, sendo até uma alternativa para substituir a farinha de trigo.


terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Repolho com cenoura, maçã e linhaça

Ingredientes:
- 1 ½  xicara de repolho (branco ou roxo) cortado em tiras finas
- 1 cenoura pequena ralada
- ½ maçã com casca em cubinho
- 1 colher de chá de sal marinho
- 1 dente de alho
- azeite de oliva
- 1 colher de chá de linhaça em grãos ou farinha
- azeite de hortelã
- 2 copos de água

Modo de Preparo:
Misture o repolho com o sal e a água e deixe descansar por 10 minutos. Escorra a água e lave o repolho, apertando para retirar a água. Em uma frigideira, em fogo médio, adicione o fio de azeite e em seguida o alho. Refogue o alho e em seguida adicione o repolho, depois a cenoura e a maçã. Acrescente a linhaça. Misture tudo e tampe a panela por 1 a 2 minutos. Adicione o azeite de hortelã e sal a gosto. Sirva.


Azeite de Hortelã
- 150g de hortelã
- 150ml de azeite
- 1 pitada de sal marinho
- 5g de alho
Bata tudo no liquidificador e passe numa peneira.
Rendimento medio = 15 colheres de sopa



segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Benefícios da Pimenta

A pimenta possui um fitoquímico chamado capsaicina,  encontrado na pimenta malagueta, cayenne, jalapeño, dedo-de-moça, etc. No entanto, a quantidade varia de espécie para espécie. A recomendação é o consumo de até 30 mg/dia de capsaicina para que se obtenha o efeito terapêutico, isso é equivalente a ingerir até 06 unidades da pimenta dedo-de-moça, 03 unidades de pimenta jalapeño ou até ½ pimenta malagueta. Lembrando que o consumo da pimenta deve ser associado a uma alimentação equilibrada e atividade física. A capsaicina é um composto fenólico com grande ação antioxidante e anti-inflamatória. Alguns estudos vem pesquisando os benefícios da pimenta na saúde cardiovascular, e tem sido observado que a pimenta pode reduzir em até 45% o colesterol total de indivíduos com hipercolesterolemia, consequentemente, reduzindo os riscos de doenças arterial coronariana ou aterosclerose. Além disso, os frutos de Capsicum são também fontes de vitaminas C, complexo B e vitamina A. Um dos efeitos da pimenta na saúde dos indivíduos que tem ganhado destaque é seu papel como coadjuvante em tratamentos para perda de peso. Acredita-se que a capsaicina atue no sistema nervoso simpático aumentando a liberação de catecolaminas (noradrenalina e adrenalina), as quais atuam diminuindo o apetite e, consequentemente, a ingestão de carboidratos, lipidios e proteínas na refeição seguinte. A pimenta também auxilia no emagrecimento por conta de seu efeito termogênico e por estimular a liberação de endorfina, a qual confere ao individuo uma sensação de bem-estar e diminui a vontade de comer. 
Pessoas com intolerância à pimenta e/ou com gastrite, esofagite, hemorróidas ou refluxo gastroesofágico, por exemplo, devem evitar consumir a pimenta. Sendo assim, faz-se necessário procurar um profissional habilitado, médico ou nutricionista, antes de aumentar o consumo de pimenta nas refeições.


sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Dica de Leitura "A Dieta do Corredor"


A autora reuniu em 'A dieta do corredor' diversos benefícios que uma alimentação bem planejada pode proporcionar a um corredor, seja ele iniciante ou experiente. O que comer antes, durante e após um treino de acordo com o objetivo e cada um; os erros mais comuns à mesa; alimentos aliados dos corredores; indicação de cardápios para quem corre de manhã, na hora do almoço ou à noite; como evitar câimbras, enjoos, cansaço, lesões e outros sintomas comuns aos corredores.

Autor: Susana Bonuma
Editora: PLANETA DO BRASIL
Nº de Páginas: 176



quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Bolo de batata doce com whey protein

Ingredientes: 

- 5 claras e 1 gema 
- 200 gramas de batata doce cozida 
- 2 doses de whey Protein 
- canela a gosto 
- 1 colher de sopa de adoçante culinária (Sugestão: Stévia) 

Modo de preparo: 
Bater tudo no liquidificador e despejar numa forma untada com aveia e canela. Colocar castanha e uva passas por cima e salpicar coco ralado sem açúcar (opcional). Assar até ficar firme. 


terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Conhecendo a "Maca Peruana"


 Lepidium meyenil walp (Bassicaceae). Popularmente conhecida como Maca, é um tubérculo nativo do Peru, com alto valor nutricional. Cultivada nas montanhas dos Andes há séculos é  utilizada pelos nativos como alimento e na medicina popular para tratamento de esterilidade. A Maca é semelhante a um nabo, tradicionalmente tem sido utilizada por proporcionar vários benefícios a saúde, recebendo atenção mundial por ser um potente energizador que melhora as condições físicas e mentais, além de aumentar a fertilidade. A Maca também está relacionada ao aumento da imunidade e ativação da memória e tem importante poder antioxidante ligado a presença de catequinas e epigalocatequinas. Um artigo publicado na Revista Chinesa Wel Sheng Yan Jiu, em 2009, mostra o potencial benéfico da Maca no aumento de estrogênio, sugerindo possível proveito da mesma para mulheres na menopausa. Não há artigos que evidenciam toxidade da Maca e nem restrições durante a gravidez. No Brasil, a Maca peruana pode ser encontrada em cápsulas ou em pó.


segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Shake Antigordura


Ingredientes:
- 1 copo de iogurte natural integral
- 1 colher de sopa aveia em flocos 
- 1 colher de sopa farelo de trigo
- 3 unidades de ameixa preta sem caroço 

Modo de Preparo:
Bata tudo no liquidificador

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Não tomar café da manhã pode engordar!

A maioria dos brasileiros tem a vida agitada, vive com pressa e sem tempo para fazer coisas simples do dia a dia, como tomar o café da manhã. Mas pular essa refeição pode trazer prejuízos para a saúde e até ajudar a engordar. 
Isso acontece porque o hormônio da fome aumenta muito em longos períodos sem comer e, para compensar, a pessoa come mais depois, o que favorece o aumento de peso e faz engordar.
Alem disso, ao acordar, os níveis de açúcar no sangue estão muito baixos e devem ser repostos para fornecer energia para o resto do dia. 
Quando a pessoa fica sem se alimentar, ela fica sem energia e pode ter dificuldade para realizar tarefas durante a manhã. 
A falta do café da manhã pode também diminuir o desempenho intelectual e a resistência na hora de realizar atividades físicas. 
Mas, para as pessoas que estão acostumadas a ficar sem essa refeição, é preciso um pouco de esforço e insistência para mudar os hábitos: acordar cinco minutos antes e comer mesmo sem fome podem ajudar e fazer grande diferença. 
O café da manhã perfeito precisa ter proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas e minerais. Isso pode ser adquirido 
Esses hábitos alimentares se formam quando o indivíduo ainda é pequeno, por isso é importante incentivar as crianças a ampliar o paladar e provar várias opções de alimentos. Isso pode evitar a obesidade infantil, um problema que preocupa não só as mães, mas também os profissionais de saúde e o governo. 
Segundo uma pesquisa da Escola de Saúde Pública de Harvard, crianças que tomam café da manhã tendem a ter mais atenção e atitude positiva em relação à escola. A refeição também pode contribuir para a melhora do raciocínio lógico e da capacidade de recordar e memorizar. 


terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Arroz de Espinafre com Linhaça e Laranja


Ingredientes:
- 1 xicara de chá de arroz já cozido
- 1 punhado (pires) de folhas de espinafre
- noz-moscada a gosto
- sal marinho a gosto
- 1 dente de alho amassado
- 2 colheres de sopa de água ou vinho branco
- 1 colher de café de linhaça
- raspas de laranja

Modo de Preparo:
Lave o espinafre e retire as folhas. Ferva a água numa panela e coloque nela o espinafre, mexa e escorra. Jogue água fria por cima do espinafre ate esfriar; aperte o espinafre com as mãos para sair a água. Pique o espinafre (opcional). Refogue rapidamente em uma frigideira quente, em fio de azeite, o alho com o espinafre. Misture o arroz e a linhaça, em seguida a água ou o vinho branco. Deixe a água evaporar e adicione as raspas de laranja. Sirva.

Rendimento: 1 porção
Dica: adicione semente de gergelim e azeite de gengibre.

Azeite de Gengibre
Ingredientes:
- 100g de gengibre
- 1 pitada de sal marinho
- 1g de alho
- 2 xícaras de café de azeite

Corte o gengibre em rodelas. Bata tudo no liquidificador e passe numa peneira.
Rendimento: em media 20 colheres de sopa.


Funções dos Probióticos

Os probióticos são bactérias que exercem diversos efeitos benéficos sobre nossa saúde! Dentre suas principais funções, destacam-se: 
Síntese de vitaminas do complexo B e vitamina K, síntese de enzimas digestivas (principalmente da lactase), redução do colesterol plasmático, destoxificação hepática, metabolização de toxinas, importante função imunomoduladora, ou seja, melhora o sistema imune e a proteção contra infecções, prevenção de doenças gastrointestinais (inclusive câncer), reduz inflamação e promove o equilíbrio da microbiota intestinal favorecendo a regulação do trânsito intestinal, sendo fortes aliados no tratamento da “prisão de ventre”. 
A reposição em adultos após os 55 anos também é interessante para tratamento da constipação, pois neste período ocorre uma redução na produção de probióticos levando a uma menor motilidade intestinal. Ainda, estudos com gestantes demonstram que a utilização de probióticos durante a gestação diminui a incidência de alergias em bebês. Consulte seu nutricionista para saber se você necessita recolonizar sua flora intestinal e garantir todos esses benefícios à sua saúde!


segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Suco "Acelera metabolismo"



Ingredientes
- 1 coco (retire toda a água e a carne)
- 1 xicara de chá verde
- 3 folhas de couve
Bata tudo no liquidificador. 

O chá verde possui catequinas, que estimulam o gasto de energia.
A água de coco é uma ótima pedida para hidratar o organismo e a polpa possui gorduras que estimulam a queima de gordura do organismo.
Dica para quem busca praticidade: passe as folhas de couve pela centrifuga e congele em forminhas de gelo. Quando a receita pedir o ingrediente, é só adicionar algumas pedrinhas.


sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Como combinar os alimentos para extrair maiores beneficios a saude



Alguns alimentos, quando combinados com outros, podem potencializar ainda mais esses efeitos e até ajudar no tratamento de doenças, como alergias, insônias e até alguns tipos de câncer. 
A ingestão de combinações alimentares facilita a absorção de nutrientes e traz mais benefícios do que a ingestão de alimentos separados . Veja abaixo algumas receitinhas:


Para prevenir a osteoporose: semente de melão triturada com sucos, sopas ou feijão com arroz. O cálcio da semente de melão pode enriquecer essas preparações, ajudando também no crescimento de crianças.

Para reduzir o consumo de sal: sal de cozinha com ervas secas, como manjericão, alecrim, sálvia, tomilho ou orégano. A adição desses elementos reduz o sal na dieta e ainda melhora o sabor dos alimentos.

Para aumentar a saciedade: arroz integral, fonte de fibra, com cúrcuma ou açafrão, que têm poder antiinflamatório. Essa mistura ajuda na saciedade e tem alto poder antioxidante. O açafrão deve ser adicionado ao arroz no final da preparação.
Para melhorar o humor: banana com canela, aveia e castanhas picadas.

Para melhorar o desempenho cognitivo: suco de frutas vermelhas com gérmen de trigo. As frutas vermelhas possuem antocianinas e o gérmen de trigo possui colina, que ajudam o desempenho. O ácido elágico, presente na framboesa e na casca da uva, eleva a absorção do ômega-3 e favorece a ação da quercetina, antioxidante.

Para aumentar a imunidade: suco com 4 cenouras grandes, sem pontas e cortadas em pedaços grossos; mais 2 limões descascados e sem sementes, cortados em quatro; mais 1 colher de sopa de óleo de linhaça; mais 1 copo de suco de uva integral.


quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Salada de grãos e tiras de vegetais com molho de iogurte

Ingredientes:
- 1 xíc. (chá) de arroz integral misturado com quinoa
- 8 folhas de repolho  cru cortadas em tiras finas
- 15 folhas grandes de espinafre cru cortadas em tiras finas
- 1 cenoura pequena ralada
- 2 colheres de sopa de alcaparras
- 1/2 xíc. (chá) de queijo picado
- cebolinha picada a gosto
- 1 pote de iogurte natural desnatado
- suco de 1/2 limão grande ou 1 limão pequeno
- 2 col. rasas (café) de páprica picante
- sal marinho e pimenta do reino a gosto (o sal pode ser dispensado, já que as alcaparras são salgadas)

Modo de Preparo:
Misture tudo em uma vasilha. Os grãos devem estar cozidos e frios para não murcharem as verduras e para que a crocância da salada seja mantida.
Essa receita também fica ótima como acompanhamento de carnes de qualquer espécie.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Gergelim

O gergelim é a nona oleaginosa mais cultivada no mundo. Ele é rico em antioxidantes e fibra alimentar, principalmente em fitatos, compostos fenólicos, lignanas e tocoferol. Devido ao seu efeito antioxidante e aumento de testosterona, o gergelim melhora a função reprodutiva, o controle da glicemia, o peso corporal, reduz colesterol sérico e por isso, deve ser utilizado em hipercolesterolemias. Devemos ressaltar que o gergelim preto tem maior poder antioxidante, mais fibras insolúveis (melhora da constipação), menor quantidade de carboidratos e lipídeos do que o gergelim branco.
Acrescente gergelim nas suas preparações! Ele vai bem com saladas, arroz, peixes, sushis, temakis, frango ou até mesmo as barrinhas de sementes que contém gergelim!