quinta-feira, 28 de março de 2013

O papel do chocolate amargo sobre a inflamação

Pesquisas com chocolate tem recebido atenção especial nos últimos anos, em especial no que diz respeito ao papel do chocolate amargo sobre a inflamação. A inflamação – aqui definida como a resposta biológica complexa de tecidos vasculares a estímulos nocivos – é sustentada por diversos mediadores envolvidos na regulação de alterações vasculares e recrutamento de células inflamatórias. Todos estes mediadores podem ser inibidos pelo chocolate amargo. Os grãos de cacau e seus produtos derivados, como o chocolate, são ricos em antioxidantes, como catequinas, epicatequinas e procianidinas, que são os principais responsáveis pelos efeitos benéficos à saúde.




quarta-feira, 27 de março de 2013

Páscoa sem Culpa!


O chocolate nem sempre é o vilão do cardápio da Páscoa. É um alimento nutritivo, fonte de magnésio, manganês, potássio, ferro, cobre e vitaminas B e E. Em sua composição encontramos flavonóides (catequinas e proantocianidinas) com potente ação antioxidante. Seu consumo pode auxiliar no aumento do HDL-colesterol e redução do LDL-colesterol, o que diminui o risco de doenças cardiovasculares. Seus antioxidantes modulam a função imunológica e inflamação. 

 Alguns alimentos podem fazer parte da sua Páscoa sem culpa.
- Chocolate Amargo: composto por sementes de cacau, um mínimo de manteiga de cacau, pouco açúcar e sem adição de leite. Seu sabor amargo se deve à maior quantidade de massa de cacau, que compõe no mínimo 70% do produto. 
 - Alfarroba: alternativa para intolerantes á lactose e/ou celíacos. É uma vagem que após torrada e moída resulta em uma farinha utilizada como substituta do cacau. Tem apenas 0,7% de gordura, é pouco calórica, além de ser rica em fibras e não conter cafeína. Seu sabor é similar ao do chocolate amargo. Este produto pode ser encontrado em barra, pó, bombons, gotas e ovos de Páscoa. Sem adição de açúcar, pode ser consumido por diabéticos. 
- Chocolate composto por ingredientes orgânicos: o cacau utilizado nesse tipo de chocolate é orgânico, ou seja, é produzido sem o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos, trazendo mais benefícios à saúde e ao meio ambiente. Há as opções ao leite, amargo e à base de soja. 

 DICAS PARA APROVEITAR A PÁSCOA SEM CULPA 
-Tome um suco desintoxicante feito a base de de água de coco, maçã ou abacaxi, folhas de hortelã e sementes de chia ou farinha de banana verde. 
-No meio da manhã, faça um lanche com oleaginosas ou frutas secas. Antes de almoçar, tome um chá de hortelã ou alecrim, isso melhorará a digestão.
-Comece a refeição pela salada, nossa sugestão é um mix de folhas, tomates cereja e palmito temperados com um mix de azeite extra virgem, óleo de gergelim e óleo de semente de abóbora. 
-Prefira carne branca, peixes nessa época são bastante consumidos, sardinha, atum, salmão ou bacalhau são boas opções pois são fontes de omega 3. 
-No lanche da tarde, coma uma banana amassada com canela ou cacau em pó ou açaí batido com suco de uva integral. Isso fará com que sinta menos fome à noite, quando poderá jantar salada e omelete com legumes. 
-Antes de dormir, tome um chá de camomila erva doce ou melissa para relaxar e melhorar a qualidade do sono. 


terça-feira, 26 de março de 2013

Suco de brócolis

Ingredientes:
- 3 flores de brócolis
- 2 laranjas
- 1/2 copo de água
- Raspas de gengibre
- ¼ de cenoura

Modo de Preparo:

Bater tudo no liquidificador, coar e tomar imediatamente.


sexta-feira, 22 de março de 2013

Morango como alimento funcional

Pesquisas emergentes fornecem evidências substanciais para classificação do morango como um alimento funcional com muitos benefícios à saúde, seja como fator preventivo ou terapêutico. O morango, uma boa fonte de fitoquímicos (ácido elágico, antocianinas, quercetina e catequinas) e vitaminas (ácido ascórbico e ácido fólico), tem sido classificado como fonte de polifenóis e com alta capacidade antioxidante. No entanto, deve atentar-se ao fato de que estes componentes bioativos podem ser significantemente afetados por diferenças em cultivares, práticas agrícolas, métodos de armazenamento e congelamento: resfriamento versus calor seco tem sido associado com a retenção máxima de compostos bioativos no morango em vários estudos. A epidemiologia nutricional mostra associação inversa entre o consumo de morangos e a incidência de hipertensão ou níveis de proteína C-reativa no soro, outros estudos identificaram a capacidade do morango em atenuar o estresse oxidativo e inflamação pós-prandiais induzidos pelo alto teor de gordura de dietas. Ainda, outras evidências elucidaram vias bioquímicas específicas que possam conferir ao morango estes efeitos protetores à saúde: aumento da atividade da enzima óxido nítrico endotelial sintase (eNOS), diminuição da atividade do NF-kappaB e subsequente inflamação, ou inibição de enzimas digestivas específicas para carboidratos. Estes efeitos sobre a saúde podem ser atribuídos aos efeits sinérgicos de nutrientes e fitoquímicos nos morangos. Mais estudos são necessários para definir a dose ideal e o tempo de ingestão para que os níveis de biomarcadores ou as vias relacionadas com a patogênese de doenças sejam afetadas.



quinta-feira, 21 de março de 2013

Abacaxi assado com calda de chocolate

Ingredientes:
- 1/2 abacaxi sem miolo cortado em cubos pequenos
- 1/2 colher de sopa de gengibre picado

Calda:
- 2 tabletes de chocolate
- 2 colheres de sopa de mel

Modo de Preparo:
Em uma assadeira, coloque o abacaxi, polvilhe o gengibre e leve ao forno médio-alto por cerca de 10 minutos ou até que fique dourado. Espete cerca de 3 cubos de abacaxi em palitos pequenos. Reserve.

Calda:
Em um recipiente refratário, coloque o chocolate e leve ao micro-ondas, em potencia média-baixa, por 1 minuto para derreter. Regue cada espetinho com mel e com a calda de chocolate. Sirva.  


quarta-feira, 20 de março de 2013

Ameixas secas e saúde óssea

A suplementação dietética com ameixas secas tem sido mostrada ser efetiva na prevenção da perda da massa óssea e restabelecimento do tecido ósseo em modelos animais osteoporóticos e na pós menopausa relacionados com a idade. Os efeitos benéficos desta fruta seca sobre o osso são devido, pelo menos em parte, a sua habilidade em diminuir a expressão de citocinas pró-inflamatórias que estimulam a reabsorção óssea e aumentar a capacidade de formação óssea de osteoclastos. Estes resultados promissores tem gerado um grande interesse da ameixa seca como um alimento funcional, bem como maiores esforços para identificar os seus componentes bioativos.



terça-feira, 19 de março de 2013

Receita do CURSO DE SALADAS

Salada de Tomate, camarão e shitake

Ingredientes:
- 6 tomates vermelhos e maduros
- 200g de cogumelo shitake
- 200g de milho verde doce 
- 1 maço de alface americana
- 1 maço de alface roxa
- 50g muçarela
- 100g camarão pequeno ou médio
- Quanto baste de  Flor de sal e Pimenta do reino moída na hora

Modo de Preparo:
Cortar o tomate em cubos médios
Laminar o shitake
Rasgar as folhas de alface
Cortar a muçarela
Aferventar rapidamente o camarão temperado com Flor de sal e Pimenta do reino moída na hora.
Misturar todos os ingredientes e servir em seguida.


NCF - Noticias

ANVISA SUSPENDE OS PRODUTOS COM SOJA DA MARCA "ADES"

segunda-feira, 18 de março de 2013

Efeito do cranberry na prevenção de infecções do trato urinário

Apesar de serem descritas controvérsias acerca dos seus efeitos, as cranberries, em suas variadas formas de consumo, tem sido utilizada por muitas décadas na prevenção e/ ou tratamento de infecções do trato urinário (ITU). A presente pesquisa objetivou-se a revisar estudos avaliando a habilidade das cranberries na prevenção e redução do risco de desenvolver ITU em adultos. Evidencias sugerem que o consumo de cranberries diminui a aderência de bactérias às células uroepiteliais, e ainda diminui a incidência de ITU sem efeitos adversos na maioria dos indivíduos que participaram dos estudos analisados. Assim, conclui-se que as cranberries são úteis na prevenção de ITUs e podem ser adjuvantes no tratamento de pacientes com ITU de repetição e que fazem uso de antibióticos.



quinta-feira, 14 de março de 2013

Receita do CURSO DE DETOX

Wrap de tapioca com shimeji, shitake e amendoas ao azeite

 Ingredientes:
- 500g de goma de mandioca fresca
- 100g de shimeji fresco ou desidratado
- 100g de shitake fresco ou desidratado
- 6 col de sopa de azeite extravirgem
- 100g de amêndoas com casca
- sal marinho e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:
Coloque as amêndoas em água fervente por 10 minutos até que a casca amoleça. Deixe esfriar, descasque-as e pique. Caso os cogumelos sejam desidratados, deixe-os de molho em água bem quente por 30 minutos, escorra e pique. Se forem frescos, basta cortar em pedaços pequenos. Coloque o azeite em uma frigideira aquecida, e frite as amêndoas por 3 a 5 minutos. Acrescente os cogumelos e deixe murchar mais 5 minutos. Desligue o fogo e reserve.
Peneire a goma e tempere com sal. Esquente uma frigideira antiaderente média, e coloque 4 colheres de Sopa da goma peneirada e espalhe pela frigideira toda com as costas da colher. Assim que começar a soltar do fundo, vire com uma espátula e deixe mais um minuto no fogo. Desligue e passe para um prato. Coloque o shimeji e o shitake com as amêndoas no meio do wrap e enrole na diagonal. Sirva ainda quente.



quarta-feira, 13 de março de 2013

Bienutrir Informativo - A CÚRCUMA É UM PODEROSO ANTIINFLAMATÓRIO


Um exemplo notável de um composto culinário particularmente eficaz vem também da Ásia. Trata-se desta vez de um condimento de propriedades impressionantes: o cúrcuma.
Os indianos consomem em média 1,5g a 2g por dia de cúrcuma (um quarto a meia colher de café). A raíz de cúrcuma origina um pó amarelo que é o principal condimento do curry. É também um dos ingredientes mais comumente utilizados na medicina ayurvédica por suas propriedades anti-inflamatórias. Nenhum outro ingrediente nutricional é tão poderosamente anti-inflamatória quanto o pó amarelo desta raiz. A principal molécula responsável por esse efeito é a curcumina. Em laboratório, ela inibe o crescimento de um número muito grande de cânceres: cólon, próstata, pulmão, fígado,estômago, mama, ovário e leucemia, por exemplo. Age também sobre a angiogênese e força as células cancerosas a morrer (apoptose). A curcumina é uma poderosa antagonista do NF-KappaB. Pode-se combinar a cúrcuma  com produtos de soja que substituem as proteínas animais e contém a genisteína. Portanto, a cúrcuma desintoxica as carcinogêneses e ajuda a controlar a angiogênese.
A cúrcuma ilustra magnificamente o papel das grandes tradições culinárias comparado ao consumo de elementos isolados. Em Taiwan, os pesquisadores que tentaram tratar tumores cancerosos com o cúrcuma em cápsula perceberam que ele era extremamente mal absorvido. De fato, quando não misturado à pimenta ou ao gengibre (curry), a cúrcuma não passa a barreira intestinal. A pimenta multiplica 2000 a absorção do cúrcuma pelo organismo. A sabedoria indiana, portanto, adiantou-se bastante em relação à ciência em descoberta das sinergias naturais entre os alimentos.
Uso típico: um quarto de colher de chá de pó de cúrcuma misturada com meia colher de sopa de azeite de oliva e uma generosa pitada de pimenta do reino. Pode-se ser acrescentado aos legumes, às sopas, e aos molhos de salada. Algumas gotas de xarope de agave podem neutralizar o sabor ligeiramente amargo. (Extraído livro: ANTICÂNCER, David Servan- Schereiber)



terça-feira, 12 de março de 2013

Farofa especial

Ingredientes:
- 4 colheres de sopa de castanha-do-pará
- 5 colheres de sopa de sementes de girassol
- 5 colheres de sopa de sementes de linhaça
- 5 colheres de sopa de germe de trigo
- 1 unidade de biscoito integral [21g]
- 5 colheres de sopa de semente de gergelim
- 1 colher de sopa de azeite extra virgem
- 1 dente de alho picado
- 1 cebola picada
- 1/2 colher de chá de sal marinho

Modo de Preparo:
Em um processador de alimentos, triture a castanha-do-pará, a semente de girassol e a semente de linhaça, até que formem uma farinha. Adicione o germe de trigo, o biscoito e as sementes de gergelim. Misture bem e leve ao forno médio-alto [180ºC], preaquecido, por cerca de 5 minutos. Reserve. Em uma panela, aqueça o óleo, doure o alho e a cebola, e junte a farinha  reservada. Sirva.



segunda-feira, 11 de março de 2013

Peito de peru: aliado ou inimigo da dieta?


Cuidado! Muitas vezes nos equivocamos ao escolher os alimentos, tendo o falso conceito que são mais saudáveis. O peito de peru é um exemplo clássico, já que é muito utilizado em lanches naturais, sendo a opção considerada a mais saudável, por conter menor teor de gordura em relação aos outros embutidos e hambúrgueres. Entretanto, o peito de peru na forma embutida, apesar de ser uma opção mais magra, é rico em sal e em diversos aditivos químicos, de maneira semelhante ao presunto, linguiça e mortadela. Substitua por atum e sardinha, opções práticas e mais saudáveis, por serem ricas em gorduras benéficas (ômega-3).



sexta-feira, 8 de março de 2013

Chá de frutas vermelhas com gengibre

Ingredientes:
- 1 colher (sobremesa) de gengibre picado
- 1 xícara (chá) de água mineral
- ½ xícara (chá) de frutas vermelhas (framboesa, mirtilo e amora. Pode ser congelada.)

Modo de Preparo:
Em uma panela de vidro, cerâmica ou aço inox, coloque o gengibre e despeje a água mineral. Leve ao fogo, depois que levantar ebulição, deixe ferver por 3 a 5 minutos.
Após esfriar, coe e liquidifique o chá com as frutas vermelhas. Sirva gelado.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Maionese de soja vegetariana



Ingredientes:
- 200ml de água gelada
- 3 colheres de sopa de Leite de Soja 
- 1 colher de sopa de suco de limão
- 1 colher de chá de sal marinho
- 2 colheres de sopa de tempero verde a gosto
- 1 cebola pequena
- 500ml de óleo de soja gelado

Modo de Preparo:
Cozinhe a cebola em água. Dilua o leite de soja na água gelada. Adicione todos os ingredientes, com exceção do óleo, no copo do liquidificador e bata até que a mistura fique homogênea. Adicione aos poucos o óleo gelado no centro da massa, até a tingir uma consistência firme (ocorre o fechamento do “furo” no centro da maionese e o liquidificador não consegue mais bater). Levar para gelar.

Rendimento: 500g
Tempo de Preparo: 20 min

Dica: você pode variar o sabor da Maionese de Soja acrescentando no lugar do tempero verde, azeitonas pretas, atum, tomates secos ou outros ingredientes de sua preferência.


quarta-feira, 6 de março de 2013

Goji Berry

O Goji Berry, tem como País de origem a China, onde é muito consumido em forma de chá ou como ingrediente de sopas. Muito conhecido e consumido nos Estados Unidos, o Goji Berry chegou ao Brasil! Muitas pessoas tem dúvidas de suas propriedades e até a melhor forma de consumo. O Goji Berry aqui no Brasil chega até nós em forma de fruta seca semelhante as uvas passa ou em forma de cápsulas; isto porque é uma fruta muito sensível. Podemos consumi-lo mastigando os punhados em sua forma seca ou como ingredientes de sucos e saladas. Por ser fonte de vitamina C, Zinco e Ferro auxilia no combate ao envelhecimento precoce e promove proteção e melhora ao sistema imunológico. Além disso, alguns estudos citam que o Goji Berry ajuda a reduzir taxas de colesterol, alivia a ansiedade, diminuição de estresse, melhora de humor... Vale a pena inseri-lo no hábito alimentar.. Fica a dica!


terça-feira, 5 de março de 2013

Cresce o número de casos de hipertensão arterial em crianças devido ao consumo em excesso de alimentos industrializados.


Artigo recente da Dra. Noemia Perli, nefrologista pediátrica, traz reflexões a respeito dos novos hábitos alimentares das crianças como a inclusão dos alimentos industrializados na dieta infantil. A utilização de sal em excesso pela indústria de alimentos processados, além do sódio presente na composição dos aromatizantes e conservantes, aumenta a oferta de desse mineral e contribui para o desenvolvimento de doenças. Atraídas por propagandas fascinantes que prometem um mundo de sonhos em um pacote de salgadinhos e por brindes-brinquedos, as crianças se tornaram as principais vítimas desses alimentos e passaram a influenciar nas compras de toda a família. Vale considerar que os hábitos alimentares mudaram nos últimos anos e substituímos muitas vezes, o arroz, feijão e bife para as comidas congeladas, os salgadinhos, biscoitos e refrigerantes.
Sendo assim, é importante informar que a formação do hábito alimentar se dá desde a gestação até cerca de dois anos de idade. O resultado desses hábitos não saudáveis levam as crianças sedentárias, em frente à televisão, e vídeo games, e o resultado tem sido obesidade e hipertensão arterial infantil.
Cuidado! Procure as orientações da sua nutricionista, saiba mais sobre o assunto e aprenda a lidar com essa situação.




segunda-feira, 4 de março de 2013

Suco relaxante com fibra prebiótica


Ingredientes
- 3 xícaras (chá) de água
- casca de 1 maçã
- 1 colher (sopa) de camomila
- ½ xícara (chá) de suco de maracujá
- 2 sachês de FOS*
- Gelo a gosto
(*O FOS, ou frutooligossacarideo,  é uma fibra prebiótica, ou seja, "alimenta" as boas bactérias intestinais e contribui para uma flora saudável.)

Modo de Preparo
Ferva a água com a casca de maçã até reduzir à metade.
Adicione a camomila, desligue e espere esfriar.
Passe por uma peneira e junte o restante dos ingredientes.






sexta-feira, 1 de março de 2013

Cookies integrais

Ingredientes:
- 4 xícaras de farinha de trigo integral
- 2 xícaras de açúcar mascavo
- 1/2 xícara de óleo vegetal
- 1 colherinha de sal marinho
- 1/2 xícara de água
- 1 colher de fermento químico
- Opcionais: chocolate meio-amargo picado, coco ralado, uva- passa, aveia, castanha de caju etc.

Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes. Leve a massa para gelar antes de assar, já em formato de rolo. Depois de gelada, corte em fatias de 1 cm. Tempo no forno: 10 min ou menos, assim que dourar a parte de baixo do biscoito. Mesmo que ainda esteja mole, pode retirar do forno se estiver dourado embaixo, pois o biscoitinho fica duro assim que esfria. Uma Delicia!!