sábado, 19 de dezembro de 2015

Macarrão de legumes

Ingredientes
2 colheres (sopa) azeite extra virgem
2 dentes de alho espremidos
2 abobrinhas italianas grandes
2 cenouras
1 tomate maduro picado em cubinhos
½ xícara (chá) de folhas de manjericão fresco
Queijo parmesão ralado grosso a gosto
Sal marinho e pimenta-do-reino (de preferência moída na hora) a gosto

Modo de preparo
Rale (ou pique) os legumes à juliana, ou seja, em tiras bem fininhas e longas.
Aqueça uma panela grande com o azeite e refogue o alho.
Quando começar a dourar, acrescente os legumes ralados. Mexa até cozinhar um pouco. Os legumes devem ficar al dente, cozidos, mas levemente crocantes.
Adicione o tomate picado e tempere com sal e pimenta-do-reino.
Coloque as folhas de manjericão. Mexa até misturar.
Finalize salpicando o parmesão.

Dica: esses legumes também ficam ótimos refogados no azeite com sálvia.




sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Purê de abóbora com leite de coco

Ingredientes
3 colheres (sopa) de azeite extra virgem
400 g de abóbora japonesa sem casca, cortada em cubos grandes
1/2 xícara de água ou caldo de legumes caseiro
100 ml de leite de coco (ou até o purê ficar cremoso)
1 colher (sopa) de gengibre ralado e espremido (utilize apenas o suco)
Sal marinho e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
Aqueça uma panela e coloque o azeite. Refogue os cubos de abóbora no azeite até dourarem levemente. Adicione a água ou caldo, diminua o fogo e tampe a panela. Cozinhe até a abóbora ficar macia. Coloque no processador ou liquidificador a abóbora cozida, o leite de coco e o suco de gengibre. Bata bem até ficar cremoso e, se necessário, adicione mais leite de coco. Tempere com sal e pimenta.

Rendimento: 4 porções



quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Disruptores

Uma grande quantidade de compostos químicos permeia a dieta e o ambiente, tornando a exposição humana inevitável. A exposição a esses compostos tóxicos pode interferir em processos fisiológicos normais. Os disruptores endócrinos são ligantes lipolíticos que interagem com receptores hormonais alterando a sinalização intracelular. São os chamados obesogênicos ambientais ou xenobióticos, exercem papel como inicializadores ou potencializadores da obesidade, pois alteram mecanismos importantes.
Essas toxinas enviam falsas mensagens, alterando a ação dos hormônios, principalmente nos que estão envolvidos no metabolismo energético (hormônios tireoidianos, estrogênio, testosterona, cortisol, insulina, leptina e gh), podendo levar a alteração dos neurotransmissores que controlam o apetite e o metabolismo energético.
Ex: levar a pessoa a desejos por doces e gorduras e a comer mais do que precisa.
Eles são capazes de se concentrar na cadeia alimentar e na água, facilmente estocados no tecido adiposo e podem ser transferidos de mãe para filho via placenta.




quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Sopa de cebola

Ingredientes
1 cebola grande ou 2 cebolas pequenas
1 litro de caldo de carne caseiro
1 colher de sopa de farelo de aveia
1 colher de sopa de amaranto em flocos
2 colheres de sopa de ricota
1 colher de sopa de manteiga ghee ou azeite
Sal rosa do Himalaia ou sal marinho a gosto

Modo de preparo
Refogue as cebolas cortadas em rodelas com o azeite ou a manteiga ghee. Em seguida, adicione o caldo de carne caseiro, o farelo de aveia, o amaranto em flocos, a ricota e o sal. Mexa bem por 15 minutos em fogo brando ou até que fique mais espesso.




terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Colesterol, o mito!

Vivemos em uma era que grande parte da população criou fobia em relação às gorduras , com os pretextos que engordam e aumentam colesterol, tudo errado! Hoje, diversos estudos mostram e a prática clínica confirma que o que aumenta colesterol, engorda e faz mal é o excesso de carboidratos! Principalmente os de má qualidade (farinhas refinadas, açúcar...) e claro, o EXCESSO!  Seu excesso é armazenado na forma de gordura! Sabe aquele hábito de brasileiro de pãozinho, biscoitinho, cafézinho com açúcar, o almoço com arroz, farofa, batatas... tudo errado!
As gorduras são essenciais para perda de peso, gorduras boas como abacate, açaí, gema de ovo (me dói quem desperdiça gema). Como diminuir o colesterol? Comendo colesterol! A gema de ovo aumenta o HDL (colesterol bom) e quando você come colesterol, seu organismo produz menos!  Se informe com seu Nutricionista qual tipo de gordura é melhor para você, em que quantidade e horário. Cada Organismo é único.