terça-feira, 29 de setembro de 2015

A água aromatizada

É uma ótima estratégia para aquelas pessoas q não gostam de beber água. Nada mais é do que água com um leve sabor e aroma. Por isso, não se deve exagerar nas frutas e ervas. Sugiro que sejam utilizados somente dois  ingredientes por água aromatizada. Por exemplo, duas frutas ou uma fruta e uma erva por jarra.
Para o preparo higienize as frutas, legumes e ervas em hipoclorito e acrescente-os cortados em uma garrafa ou jarra com algumas pedras de gelo e água. Deixe na geladeira por 2 ou 3 horas  antes de servir.
Sugestões:
-Frutas e legumes: limão, laranja, pepino, morangos, melão, melancia, amoras, carambolas, abacaxi, kiwi.
-Ervas e especiarias: capim-limão, hortelã, manjericão, alecrim, sálvia, gengibre, anis-estrelado, cravo, canela em pau, pétalas de rosas.
No caso das pétalas de rosas, devem ser utilizadas somente flores cultivadas de maneira orgânica. Outra idéia super prática é colocar os ingredientes dentro de cubinhos de gelo. Quando for beber água é só colocar uma pedrinha!






segunda-feira, 28 de setembro de 2015

O que é gota?

A Gota é o depósito de cristais de ácido úrico nas articulações (principalmente dedos das mãos e dos pés)  decorrente de um problema no metabolismo das proteínas. O ácido úrico deve ser excretado na urina, quando isso não acontece, formam-se esses cristais.
Sintomas: articulações vermelhas, quentes e doloridas; menor volume de urina e com odor forte.
Causas: predisposição genética, alto consumo de álcool, consumo excessivo de carne, pouca água, baixo consumo de fibras, frutas frescas e hortaliças.
O que fazer para melhorar o quadro: beber, pelo menos, 8 copos de água / dia, sucos com hortaliças para alcalinizar o pH sanguíneo (a gota é um indicativo de acidez metabólica), inclua frutas frescas e vegetais verde folhosos, ricos em magnésio e clorofila.
Alguns alimentos interessantes para incluir na dieta: abacaxi, alcachofra, cereja, morango, feijão azuki, algumas sementes, limão, aipo. Evite dietas ricas em carne vermelha e processada, produtos contendo levedo, frituras, gorduras saturadas, sal, açúcar e carboidratos refinados, conservas, enlatados, tomate, berinjela, batata inglesa, pimenta, cogumelo, álcool e cigarro. Várias ervas e suplementos podem ajudar a tratar o problema.
Procure um nutri para uma orientação individualizada! 



quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Sopa para dar energia

Ingredientes
1 beterraba grande
230 ml de água
1 chuchu médio
200 g de cogumelo Paris
100 g de quinoa cozida
2 colheres de sopa de agrião picado
5 castanhas do pará picadas
1 dente de alho picado
½ cebola picada
1 colher de sopa de manteiga ghee ou manteiga clarificada
Sal rosa do Himalaia ou sal marinho a gosto


Modo de fazer
Cozinhe a beterraba e o chuchu em pedaços pequenos com 200 ml de água. Depois de cozidos, bata no liquidificador ou processador até que fique um creme homogêneo. Reserve. Em outra panela, refogue o alho e a cebola na manteiga ghee ou azeite, adicione o cogumelo paris e mais 30 ml de água e mexa bem. Depois, acrescente a quinua cozida, a castanha do Pará, o sal e o agrião. Junte essa mistura ao creme de beterraba com chuchu.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Distúrbios do sono

O sono representa uma fase de repouso para todos os sistemas do nosso corpo, em especial o sistema nervoso, sistema respiratório e cardiovascular. Durante o sono ocorre a recomposição dos estoques de neurotransmissores e a consolidação da memória. Atualmente os distúrbios do sono são considerados um problema de saúde pública, afetando cerca de 30-50% da população. A quantidade ideal de sono tem grande variabilidade, mas no adulto é em média de 7-8h e maior ou igual a 9 para adolescentes, mas infelizmente as pesquisas mostram que grande parte da população esta longe disso. Os distúrbios do sono podem trazer consequências como: disfunção imunológica, perda de memória, obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, envelhecimento precoce, disfunção sexual, cansaço e sonolência durante o dia, dificuldade de concentração, comprometimento da criatividade, aumento do risco de acidentes de trabalho, domésticos e de trânsito. 



segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Porque não devemos consumir peito de peru

Alem do alto teor de sódio contém os 4 piores aditivos alimentares: corantes (você nota pela cor, porque o peito do peru é branco e não rosa), sulfito, glutamato monossódico e antioxidantes;
O glutamato monossódico é um realçador de sabor, mas na verdade é uma toxina excitatória que pode levar a exaustão dos nossos neurônios. Está presente também nos temperos prontos, macarrão instantâneo e muitos outros alimentos industrializados! E essa é uma das causas de muitas crianças estarem por aí com hiperatividade. Além de possuir nitrito e nitrato, substancias altamente tóxicas e cancerígenas.
Por isso não consumam esse embutido como sendo algo saudável porque não é! 







quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Sopa verde

Ingredientes
100 g de alho poró picado em anéis finos
100 g de aipo picado em pedaços pequenos
100 g de brócolis cortado em pedaços pequenos
150 g de abobrinha cortada em cubos
3 folhas de couve
200g de peito de frango desfiado
500 ml de água do cozimento do frango
1 dente de alho picado
1/2 cebola picada
1 colher de sobremesa de linhaça dourada
1 colher de sobremesa de manteiga ghee ou azeite
Sal rosa do Himalaia ou sal marinho a gosto

Modo de preparo
Cozinhe e desfie o frango. Reserve. Cozinhe o brócolis, o alho poró, o aipo, a abobrinha e a couve no vapor. Em seguida, bate a couve no liquidificador com 500 ml de água do cozimento do frango. Em outra panela, refogue o alho e a cebola na manteiga ghee ou azeite e adicione o alho poró, a abobrinha, o brócolis e o aipo. Misture bem e acrescente a couve batida e o frango. Adicione sal a gosto. Misture bem e coloque a linhaça por cima na hora de servir.



quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Loja Mais Natural

Visitar uma loja Mais Natural é mergulhar em um mundo, onde a alimentação de qualidade é prioridade. O alimento natural e integral, é aquele minimamente processado e o mais próximo de sua origem possível, sem aditivos químicos como corantes artificiais, conservantes e aromatizantes. Com o foco de que os alimentos naturais e integrais são os mais próximos da natureza, preservando o equilíbrio original dos nutrientes e das substâncias bioativas.
Na loja Mais Natural Fortaleza você vai encontrar alimentos com valor nutricional melhorado, qualidade e garantia de produtos diferenciados, além de informações seguras ao consumidor, regados pelo conhecimento e bom atendimento. Contamos com produtos com redução de nutrientes, sem glúten e sem lactose, diet, light, emagrecedores, nutracêuticos, essências, chás, variedade de produtos a granel, onde você leva a quantidade que deseja, produtos orgânicos e muitos outros.


Av. Senador Virgílio Távora, 1500 - loja 03
Fone: 3268-3143















terça-feira, 15 de setembro de 2015

Kani-Kama

Não é só o salmão de Cativeiro que é vilão no japonês. Além de Xarope no arroz e excesso de sódio, vale um destaque para o Kani também! Na verdade, ele é uma fraude! O kani não é fonte proteíca, esse famoso snack japonês não é carne de siri!
O Kani é feito de carne de diversos mariscos e amido de trigo, adicionado de extrato de algas, clara de ovo, açúcar, aroma de caranguejo, sal, vinho de arroz e claro, acentuador de sabor (glutamato monossódico). Pra fechar com chave de ouro, ainda tem um corante básico pra deixar aquela cor vermelhinha! 
O problema é que sushi já virou hábito alimentar e seu consumo só vem aumentando! 




segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Intestino x Depressão

Mais um motivo para cuidar do intestino Os autores Logan & Katzman em uma revisão de literatura demonstraram que pacientes acometidos com doenças associadas a alterações na microbiota intestinal (fibromialgia, síndrome do intestino irritável..) apresentam mais sintomas depressivos. Cerca de 30% das pessoas com depressão são diagnosticadas com síndrome do intestino irritável, ou seja, é imprescindível tratar o intestino de indivíduos depressivos.
Situações de estresse podem alterar a permeabilidade intestinal e se tivermos uma situação de disbiose (saúde intestinal ruim) irá ocorrer a translocação de Lps (fragmentos de bactérias) e de citocinas inflamatórias para a circulação sanguínea. Consequentemente, teremos uma ampliação da inflamação, diminui a conversão de triptofano em serotonina (comum na depressão) e aumento do cortisol que estimula a produção de mais citocinas inflamatórias, virando um ciclo vicioso! A notícia boa é que Probióticos  podem ter efeito antidepressivo e esses resultado ja foram alcançados em ratos. Se você tem o intestino preso ou solto ou a mistura dos dois é o sinal mais básico que sua saúde intestinal não esta legal! Procure um profissional habilitado para tratar! 



quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Brownie com Biomassa de Banana Verde


Ingredientes
60 ml de óleo de girassol
200g de Biomassa de Banana Verde
240g de ovos (cerca de 4 unidades)
80g de cacau em pó
140g de açúcar mascavo
200g de chocolate amargo derretido (sem glúten e sem laticínios)
100g de nozes picadas (ou castanhas-do-pará)

Modo de Fazer
Na batedeira, bata todos os ingredientes, exceto as nozes, até obter uma massa homogênea.
Sem bater, adicione as nozes.
Despeje na fôrma forrada com papel-alumínio untado com óleo e asse no forno preaquecido (180°C) por cerca de 15 a 20 minutos.
O brownie estará pronto quando sentir cheirinho de bolo de chocolate no ambiente! As bordas estarão assadas e o centro ainda cremoso.
Desenforme depois de frio.



terça-feira, 8 de setembro de 2015

Enxaqueca

A alimentação inadequada é uma das causas da enxaqueca. E a mudança de alguns fatores desencadeantes desta patologia podem lhe ajudar na melhora. 
São eles: 
- Jejum prolongado (ficar mais de 3 horas sem se alimentar), pois gera hipoglicemia (queda da quantidade de glicose no sangue) e diminui o aporte de nutriente para o cérebro; 
- As frutas cítricas (laranja, lima, limão e tangerina) estão muito relacionadas a este problema, devido possuírem uma substância chamada de octopamina, que é vasodilatadora (aumenta o calibre do vaso sanguíneo e o aporte de sangue). E a vasodilatação é um grande gatilho para disparar enxaqueca em pessoas predispostas; - Alimentos ricos em cafeína e termogênicos, por também serem vasodilatadores devem ser evitados, como os chás escuros (preto, verde), a pimenta, o café;
- Queijos amarelos e embutidos por conterem uma substância chamada tiramina (também vasodilatadora); 
- Os aditivos alimentares como o tão falado glutamato monossódico, o nitrato dos embutidos, o aspartame; 
- Bebidas alcoólicas, principalmente cerveja e vinho;
- O calor também provoca vasodilatação, por isso precisamos evitar o banho quente;
- E outro fator importante é o estresse. Então, vamos procurar fugir um pouquinho dele e realizar atividades que nos dão prazer.
E são vários os nutrientes que participam do tratamento das enxaquecas, como Mg, Zn, selênio, Vitamina A e E, anti-inflamatórios e antioxidantes, além de um intestino saudável e de um ingestão adequada em água.
Procure sempre um Nutricionista para um atendimento individualizado.





quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Cookies de banana e aveia

Ingredientes
2 bananas grandes maduras
1 xícara de aveia em flocos finos
Canela a gosto
Gotas de  chocolate ou coco ou castanhas picadas (opcional)

Modo de preparo
amasse as bananas e junte a aveia e a canela (e um dos opcionais a gosto). Faça bolinas, coloque em uma assadeira e leve ao forno por 15 minutos.



quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Hortalícia



Vocês já conhecem o restaurante Hortalícia? Comandado pelas nossas nutris @mirellanutri e @nicolebenevides é lá onde acontecem todos os nossos cursos e o programa de destoxificação hepática mensal #mydetox . Todos os dias uma opção saudável para o almoço, além da linha de potes #freshtogo e lanches saudáveis.Tudo feito com muito amor baseado nos princípios da nutrição funcional! Vale a pena fazer uma visita!

Fone: (85) 9.8717-5402
Av. Santos Dumont, 5753 Lj 08 Térreo, Torre Office
hortaliciafortaleza@hotmail.com



terça-feira, 1 de setembro de 2015

Ronco X Diabetes Melitus 2

Um estudo americano avaliou o ronco como um fator de risco para o Diabetes Mellitus tipo 2. O estudo foi do tipo corte e foram analisadas 69.852 enfermeiras americanas com idade de 40-65 anos sem DM, doença cardiovascular ou câncer no início do estudo. Os padrões foram obtidos através de questionário. Durante 10 anos 1.957 mulheres foram diagnosticadas com diabetes.  As análises mostraram que o ronco, mesmo ocasional, é um fator de risco independente para DM TIPO 2.

Referência: American Journal of Epidemiology 2002: Snoring as a Risk Factor for Type II Diabetes Mellitus: A Prospective Study