terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Dicas de alimentação saudavel


1. Evite dietas milagrosas em que há uma grande eliminação de peso em um curto período de tempo.
2. Não faça uma dieta baseada em um único tipo de alimento ou nutriente.
3. Mesmo tendo exagerado nos dias anteriores faça, pelo menos, 5 refeições por dia.
4. Pequenos lanches entre as refeições principais irão evitar a vontade de devorar o primeiro prato que encontrar pela frente.
5. Não belisque entre as refeições.
6. Esqueça os salgadinhos e a bolacha recheada.
7. Deixe na gaveta do escritório barrinha de cereais, bolacha integral, castanhas, frutas secas...
8. Frutas e iogurtes são excelentes lanches.
9. Se tiver vontade de comer um doce, coma-o. Mas lembre-se: somente um pedaço ou unidade. Isso é melhor do que devorar uma caixa de bombom no final do dia.
10. Comece sempre a refeição com um caprichado prato de saladas.
11Evite refrigerantes, mesmo os lights ou diets.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Como tratar colica menstrual com chá

O cha de capim limão ou tambem conhecido como capim santo foi motivo de estudo na Universidade Federal do Ceara, sendo comprovada sua eficacia do tratamento de colicas menstruais, pois o mesmo possui ação analgesica e ainda reduz a contração do utero.
Entao, anote aí a receita para consumi-lo corretamente:
Acrescente 1 xicara  de café de folhas frescas ou secas picadas de capim santo a 1 xicara de chá de água fervente. Abafe por cerca de 10 minutos e consuma em seguida.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Suco "anti-ressaca"

Ingredientes:

- 1 unidade media de maçã
- ½ unidade descascada de cenoura
- 1 talo pequeno de aipo (ou salsão)
- Suco de uma unidade de laranja ou um copo de água de coco

Preparo:
Pique a maçã, a cenoura e o aipo e bata no liquidificador junto com o suco de laranja ou a água de coco.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Prepare-se para o carnaval


Dicas importantes para quem pretende cair na folia neste carnaval:
Lembre-se que o Carnaval coincide, normalmente, com algum dos períodos mais quentes do ano. Sendo assim, a chance de desidratação é maior, principalmente quando há consumo de bebidas alcoólicas, que geram, sozinhas, uma perda de água considerável pelo organismo. Portanto, muita água, suco de frutas, água de coco e outros líquidos em geral durante o Carnaval (no mínimo, 2 litros ao dia). Nesse período, nada de feijoada, dobradinha, panelada e outros pratos tradicionalmente ricos em gordura. Para os foliões, o melhor é trocar os pratos gordurosos pelas massas, que são fonte de energia facilmente disponível para o gasto energético. Cuidado apenas com os molhos à base de creme de leite e maionese e com os recheios à base de embutidos e queijo amarelo. É hora de dar preferência aos molhos de tomate e recheios de carne magra e queijo branco. Abuse das frutas e saladas, esses alimentos, além de fornecerem importantes nutrientes, ainda ajudam na reposição das perdas de água e sais minerais geradas pela transpiração. O mais importante é não esquecer de manter, no mínimo, as quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche e jantar), podendo-se incluir mais um ou dois pequenos lanches nos intervalos, de acordo com a necessidade. Respeitar os horários das refeições ou, em caso de horários diferenciados, manter um intervalo máximo de 4 a 5 horas entre uma refeição e outra é fundamental para garantir que o corpo suporte o desgaste físico sem sofrer danos, tais como: desidratação, fadiga, estresse, perda de massa muscular, queda da resistência imunológica etc. 
Em resumo, é mais saudável comer quantidades menores de alimentos em cada refeição, fazendo um número maior de refeições diárias, do que fazer uma ou duas refeições com grande quantidade de alimentos.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Verao com saude

O clima agradável e os dias de sol são apropriados para práticas de atividades físicas ao ar livre. Aproveite bem o verão, mas não se esqueça de passar protetor solar e ingerir bastante líquido. Os
sucos hidratam, e os alimentos como as saladas e frutas deixam o corpo mais leve e saudável. Segue algumas dicas saudáveis de Verão:
- Acumule pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias, caminhe, dance, ande de bicicleta, jogue bola, brinque com as crianças. A atividade física regular e freqüente, além de prevenir o
sobrepeso e a obesidade, é também benéfica para a saúde mental e emocional.
- Manter a hidratação é fundamental para que o metabolismo fique em ordem. Quando o clima está quente, devemos ingerir água, água de coco e sucos naturais como forma de contribuir para que seu corpo permaneça hidratado, sem esquecer das frutas e legumes que contém água na sua composição (melancia, morango, pêssego, abacaxi, pepino, abobrinha, tomate, cenoura, alface).
- Evite alimentos ricos em gorduras, petiscos e aperitivos calóricos, como amendoim, salgadinhos industrializados, condimentados e fritos. Uma boa opção é substituí-los por legumes cortados, ou queijo branco com azeite de oliva e temperos naturais (orégano, manjericão, salsinha ou cebolinha).
- Os alimentos ricos em vitamina C têm propriedades antioxidantes e ajudam a manter a pele saudável, combatendo os radicais livres e prevenindo o envelhecimento. Portanto, aumente a ingestão de frutas cítricas e dos vegetais verde-escuros.
- Os alimentos ricos em carboidratos complexos, como cereais e pães integrais, frutas, verduras, arroz integral, são ótimas fontes de energia e ajudam a regular a quantidade de açúcar no sangue. Evite o
consumo de açúcar refinado e doces em geral, pois eles são absorvidos rapidamente, promovendo o acúmulo de energia em nosso organismo contribuindo, portanto, para o aumento de peso.


terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Peixe assado com creme de espinafre


Ingredientes:
- 2 postas de peixe branco qualquer e temperado como de costume  
- ½ xícara de leite desnatado
- 3 colheres de sopa cream cheese
-  ½ xícara de espinafre cozido e escorrido
- Sal a gosto

Modo de preparo:
Arrume as postas em um pirex untado com um pouquinho de azeite. Leve ao forno por 10 minutos. Enquanto isso, bata no liquidificador o restante dos ingredientes e coloque por cima das postas, deixando no forno por mais uns 15 minutos ou até corar a superfície.


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Cabelos e unhas bonitos e saudaveis

Atenção às deficiências nutricionais que podem prejudicar seus cabelos e unhas, deixando-os quebradiços e sem brilho. Portanto, abra espaço na sua dieta para alimentos mais saudáveis e que tornem suas unhas e cabelos a prova de quebra.
- Proteínas: são os principais componentes dos fios e unhas. Consuma carnes vermelhas, de frango,
peixes, frutos do mar e ovos. 
- Vitaminas e minerais: são essenciais na renovação celular, dão brilho aos fios e deixam as unhas saudáveis. Os principais representantes desse grupo são as vitaminas A, C e a biotina, além de zinco, selênio e ferro. Opte por frutas frescas, legumes, verduras verde-escuras e oleaginosas (castanhas e amêndoas).
Importante! Beba bastante água. Um organismo hidratado favorece a ação dos nutrientes que atuam no processo de fortalecimento de cabelos e unhas.


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Desidratação e Insolação, você sabe a diferença?

A  desidratação ocorre quando a ingestão de líquidos não supre o que foi perdido com a transpiração por conta de altas temperaturas, atividade física intensa ou até mesmo baixa ingestão de líquidos. Os sintomas mais comuns são: sede excessiva, boca seca, urina escura e concentrada e ausência de lubrificação nos olhos. Já a insolação é a exposição excessiva ao sol, o que causa a desidratação ou um problema mais grave. Dentre os sintomas, o mais comum é o aumento da temperatura corporal, ocasionando prejuízos ao mecanismo de transpiração, pois o organismo não consegue resfriar. Pode ser letal em alguns casos, por isso, previna-se! 
Dicas:
- Evite tomar sol entre 10 e 16 hrs. Isso também vale para as atividades físicas ao ar livre neste período;
-  Opte por alimentos ricos em água, como as frutas em geral;
- Mantenha-se hidratado com água e isotônicos, que repõem os sais minerais, principalmente depois da atividade física;
- E o mais importante: alimente-se bem. Isso afasta a fraqueza e a fadiga ocasionada pelo calor.


sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Doencas Transmitidas por Alimentos (DTA'S)



São todas as doenças conseqüentes à ingestão de alimentos que possam estar contaminados com microorganismo patogênicos, substâncias químicas, objetos estranhos ou que contenham naturalmente substâncias tóxicas. Como se prevenir?
• Lave as mãos regularmente
• Assegure-se que o alimento servido esteja bem cozido e quente
• Selecione alimentos frescos e com boa aparência
• Para desinfecção, os alimentos crus como frutas, legumes e verduras devem ser mergulhados durante 30 minutos em uma solução preparada com 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada litro de água tratada
• Alimentos prontos que serão consumidos posteriormente devem ser armazenados sob refrigeração e aquecidos no momento do consumo
• Compre alimentos seguros e verifique prazo de validade,
acondicionamento e suas condições físicas (aparência, consistência, odor)
• Consumir leite pasteurizado, esterilizado (UHT) ou fervido. Não tome leite nem seus derivados crus
• Evitar o consumo de alimentos crus, mal cozidos/assados 
• Evitar comidas vendidas por ambulantes
• Manter os alimentos fora do alcance de insetos, roedores e outros animais
• Beber água e/ou gelo apenas de procedência conhecida
• Cuidado para não comprar soluções comerciais com hipoclorito de sódio 2,5% que também tenham alvejantes na composição.


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Chocolate

O chocolate é um produto obtido a partir da mistura de derivados de cacau: massa de cacau, cacau em pó e manteiga de cacau com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 25% de sólidos totais de cacau. As matérias-primas básicas para a produção de chocolate são o liquor (obtido pelo refino da massa de cacau), a manteiga de cacau e o açúcar, podendo-se ou não adicionar lecitina de soja, aromatizantes, leite (em pó integral e desnatado) e outros. As sementes de cacau e seus derivados primários são ricos em polifenóis (fitoquímicos), em particular os flavonoides (catequinas e proantocianidinas), que podem ter efeito anti-hipertensivo, atuar na prevenção de doenças coronarianas, contribuir para a redução da peroxidação lipídica, aumentar a concentração de colesterol HDL e ter ação antioxidante. Quanto menos processamento, mais amargo o chocolate, maior o teor de cacau, maior a concentração de flavonoides e mais benefícios para saúde. Mesmo sabendo dos benefícios do consumo de chocolate amargo, é importante ressaltar que este deve ser moderado e deve estar associado a uma dieta balanceada e saudável. Ainda não há consenso sobre a quantidade recomendada de ingestão. Os flavonoides também estão presentes em frutas (uvas), vegetais (cebola, soja), linhaça, óleo de canola e bebidas (vinho tinto e chá verde). Portanto, é indispensável a orientação e o acompanhamento de um profissional Nutricionista que irá avaliar a possibilidade oferecida no consumo desses produtos de acordo com a individualidade bioquímica de cada um, pois o que para uns pode ser remédio, para outros poderá funcionar como veneno.