sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Bolo de fubá cremoso by @andrenutrichef


INGREDIENTES 
- 250g de fubá 
- 2 ovos caipiras 
- 200mL de leite de coco 
- 300mL de água mineral ou leite vegetal (castanhas, arroz, amêndoas...) 
- 175g de açúcar demerara orgânico 
- 125g de coco ralado fresco 
- 2 colheres de óleo ou 1 colher de sopa de manteiga ghee 
- 3 colheres de sopa de linhaça dourada 
- 1 colher de cafezinho de canela 
- 1 colher de sobremesa cheia de fermento
- manteiga ghee (para untar a forma) 

MODO DE PREPARO 
Aquecer o forno a 180°C. Untar uma assadeira (usei marinex de vidro) com 1 colher de sopa de manteiga ghee. No liquidificador bater os leites, ovos, açúcar, óleo (ou manteiga) e linhaça por 2 minutos. Num recipiente adicionar o fubá, a canela e o coco ralado fresco. Misturar tudo e adicionar o fermento. Assar por aproximadamente 45 - 50 minutos. Cuidado para não assar demais, ele fica úmido, mas não mole.



SPA detox domiciliar

Como o próprio nome já diz, o spa "detox" tem como principal objetivo fazer uma "faxina" no organismo. É um tratamento bem diferenciado, pois a dieta é toda voltada para promoção da saúde, ou seja, nada de alimentos contaminados com agrotóxicos e/ou aditivos químicos, como: adocantes artificiais, gelatinas diets, refrigerantes zeros, lights, diets, etc... Ao invés disso, alimentos orgânicos, livres de alergenicidade, frutas, verduras e alguns grãos integrais. O programa pode ter duração de cinco ou sete dias e é realizado em domicilio. A avaliação dos resultados é realizada no inicio e ao final do Spa e o sucesso de emagrecer com saúde é garantido! 



quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Bolo de maçã

Ingredientes 
-4 maçãs (tipo nacional) 
-2 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo integral
-3 xícaras (chá) de açúcar mascavo
-4 ovos
-½ xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem
-1 colher (chá) de cacau em pó orgânico
-1 colher (chá) de fermento em pó-
-1 colher (café) de canela em pó
-Suco de limão (quantidade que desejar).

Modo de preparo: 
Descascar as maçãs e reservar as cascas. Cortar as maçãs em cubinhos e colocar na água com suco de limão. Bater no liquidificador azeite, ovos e casca das maçãs até virar um creme homogêneo. Em outro recipiente, colocar a farinha, o açúcar, o cacau em pó e a canela. Misturar os ingredientes secos com creme manualmente e os cubinhos de maçã. Misturar por último o fermento. Colocar em uma assadeira untada a assar a 160 graus por aproximadamente 40 minutos. Finalizar com canela e açúcar mascavo.

Curiosidade: A casca da maçã é rica em fibras e vitamina C.


terça-feira, 27 de agosto de 2013

Semente de abóbora: campeã em fibras


Campeã em fibras: essa é só uma razão para não desperdiçar a semente de abóbora. Torrada, crua ou na forma de farinha, ela facilita o trânsito intestinal e previne de pressão alta a doenças oculares.
O uso da semente de abóbora popularizou-se como vermífugo infantil e como fonte de zinco. Hoje, sabe-se que as propriedades terapêuticas dessa parte normalmente ignorada dos vegetais apresentam, no caso da abóbora, valores curativos mais amplos. A sementinha branca consumida torrada e salgada é riquíssima em potássio, cujo efeito no controle da pressão arterial já está bem estabelecido. Entre os nutrientes que contém, destaca-se também a vitamina A, potente preventivo de doenças do aparelho ocular. Finalmente, há forte concentração de vitamina E, o que garante a cota de proteção contra os efeitos do envelhecimento, além de ajudar a combater doenças cardiovasculares.
Nutritivas, energéticas e com propriedades que as tornam um afrodisíaco natural, as sementes também podem ser consumidas como ótimo petisco em reunião de amigos. Veja como preparar: separe as sementes da abóbora e limpe bem, retirando os resíduos. Depois de escorrer em uma peneira, espalhe-as em uma assadeira. Coloque sal a gosto e asse em forno médio (180°C), preaquecido, por 30-40 minutos (ou até as sementes dourarem). Guarde-as em um recipiente seco.

FICHA TÉCNICA
Origem: a abóbora é da família das Cucurbitáceas, planta de caule rasteiro ou trepador. Algumas variedades vêm do Oriente Médio, mas hoje é cultivada no mundo inteiro.
Nutrientes: proteínas, gorduras de boa qualidade, vitaminas A e do complexo B, fósforo, potássio, ferro, cálcio, zinco e magnésio.
Formas de uso: como farinha em massas, pães, bolos e biscoitos, e como petisco em reuniões informais.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Pirâmide Alimentar Para Crianças

Para ajudar nas boas práticas alimentares de crianças, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) estabeleceu algumas orientações, que norteiam a um correto conhecimento na oferta de alimentos e nutrientes, adequados em quantidade e qualidade, a fim de suprir as necessidades nutricionais definidas para crescimento e desenvolvimento da criança, desde seu nascimento. Para bebes de até 6 meses, a SBP juntamente com a Organização Mundial da Saúde estabelecem o aleitamento materno exclusivo como única fonte alimentar. A partir dos seis meses, esta única fonte não oferece todos os nutrientes necessários, sendo, portanto, importante a inclusão de outros alimentos. Assim, para melhor ilustrar e orientar a composição das refeições, a Sociedade Brasileira de Pediatria elaborou uma pirâmide alimentar para crianças, que facilita o conhecimento sobre o uso de grupos alimentares e suas respectivas quantidades durante um dia.
Abaixo a tabela e a pirâmide descrevem os grupos alimentares e suas respectivas quantidades recomendadas para um dia, de acordo com a faixa etária:





















sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Biscoito funcional com cacau

Ingredientes
- 1 xícara de chá de polvilho doce
- 1 xícara de chá de açúcar mascavo
- 1 ½  xícara de chá de cacau em pó
- 4 colheres de sopa de óleo de coco
- 1 xícara de chá de coco ralado
- 4 colheres de sopa de chia

Modo de preparo
Hidrate a chia com um pouco de água e deixe na geladeira por duas horas. Bata no liquidificador a chia com o óleo de coco, despeje a mistura em um recipiente e misture o restante dos ingredientes. Faça bolinhas do tamanho de um brigadeiro, leve a uma assadeira antiaderente, amasse levemente com um garfo e asse em forno médio por mais ou menos 15 minutos.




Reduza o consumo de churrascos!


A fumaça formada pelo aquecimento do carvão possui um composto altamente cancerígeno, chamado de hidrocarboneto aromático policíclico. Dê preferencia ao preparo de carnes em grelhas elétricas, cozidas e ao forno.







quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Barrinhas de Cereais caseiras


Ingredientes:
- ½ xícara de chá de açúcar 
- 2 colheres de sopa de mel
- 3 colheres de sopa de requeijão 
- 1 xícara de chá de flocos de arroz
- ½ xícara de chá de aveia em flocos
- ½ xícara de chá de nozes picadas
- 10 castanhas-do-pará médias picadas
- ½ xícara de chá de uva passa escura e sem sementes.

Modo de Preparo:
Em uma panela, misture o açúcar e 4 colheres de sopa de água. Leve ao fogo por 4 minutos, sem mexer, até a calda começar a formar um fio grosso. Acrescente o mel e 2 colheres de sopa de requeijão. Cozinhe, mexendo, até a calda engrossar. Adicione os flocos de arroz, a aveia, as nozes, as castanhas e as uvas passas. Cozinhe sem parar de mexer, por 5 minutos ou até formar uma massa homogênea. Retire do fogo e reserve. Unte uma superfície lisa com requeijão que restou e despeje a massa de maneira a formar um retângulo com pelo menos 1 cm de espessura. Com uma faca, corte a massa, ainda quente, em 20 barrinhas.

Rendimento: 20 porções 


terça-feira, 20 de agosto de 2013

Inclua frutas na sua dieta!



Se essa regra ainda não faz parte da sua rotina, siga algumas de nossas dicas: 

1. Peça suco: A maioria dos restaurantes oferecem opções de sucos naturais no cardápio
2. Inclua frutas nas refeições: as saladas que combinam frutas podem ser uma boa saída para aumentar o consumo diário desse alimento
3. Leve uma fruta com você: Transportar frutas para o trabalho é um ato de cuidado com a saúde do seu corpo. Utilize potinhos plásticos para não amassar ou invista na maçã ou goiaba que são mais resistentes
4. Coma nos intervalos das refeições: consumir uma fruta no lanche é uma opção saudável, que possuem micronutrientes e fibra, pouco calórico e com variedades para cada dia; 
5. Aproveite as variedades: outra opção para os lanches são as frutas desidratadas, que embora industrializadas, são ricas em nutrientes. Há opções como damasco, abacaxi, ameixa, maçã e banana; 
6. Acompanhe as frutas da estação: algumas frutas como morango e caqui não estão disponíveis o ano todo. Por isso, o ideal é aproveitar as frutas da estação e, na falta delas, é possível ainda encontrar frutas o ano todo, como banana, laranja, maçã, pera.



segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Emagrecimento & Manutenção de uma vida saudável através do "Coaching"

Você provavelmente já ouviu a palavra Coaching* em algum lugar, mas talvez não saiba exatamente o que significa, ou a variedade de aplicações que essa ferramenta abrange. Coaching é um trabalho de mudança de comportamentos para atingir uma meta que pode ser pessoal ou profissional. O Coach* deve ser um profissional com formação específica na área, além de experiência comprovada com desenvolvimento emocional/comportamental de pessoas. Coaching pode ser feito em grupo, porém o trabalho individual é muito mais eficiente.  O processo de Coaching dura de dois a três meses, mas as mudanças começam a partir da primeira sessão. Quando o objetivo é emagrecer e manter uma vida saudável é essencial o acompanhamento de um nutricionista, que fará a dieta e a prescrição de suplementos de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa. Você já passou pela situação de receber a dieta de seu nutricionista, mas não conseguir colocar em prática? Ou de começar uma atividade física e não dar continuidade? Ou passar por um momento de ansiedade e atacar o primeiro prato de doces que apareceu em sua frente? Ou ainda querer muito algo e não conseguir colocar em prática? Se respondeu sim a alguma dessas questões (ou a todas!), você precisa da ajuda de um Coach. Todos os nossos comportamentos são criados e direcionados por nosso cérebro. Nossos pensamentos dirigem nossas ações e ações executadas repetidamente, tornam-se hábitos. E o que são nossa alimentação e rotina de exercícios, senão hábitos? Para muda-los, precisamos mudar o “centro de comando”, nossa mente. Esse é o trabalho do Coach.
(*Coaching = processo de desenvolvimento / Coach = profissional que aplica o processo)


Larissa Ferraro é Coach internacional e membro da Sociedade Latino Americana de Coaching com especialização em Executive Coaching. Consultora Said Desenvolvimento Empresarial e Humano, especializada em treinamento comportamental para equipes comerciais e desenvolvimento de líderes. Administradora de empresas com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, certificada em Training and Human Resource Development pela University of CaliforniaMaster Practitioner em PNL pela Academia Brasileira de PNL e Diploma in Business (Human Resources) pela Martin College Australia. Coautora do livro Coaching: A Solução. Grandes Gurus Mostram os Caminhos para Vencer. Contatos: larissaferraro@saidconsultoria.com.br
(85) 3087.5310
(85) 8761.4140




sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Bolo de uva funcional


Ingredientes
- 1 xícara de chá de farinha de aveia
- 1 xícara de chá de farinha de trigo refinado
- 3 colheres de sopa de farinha de linhaça  dourada
- 1/2 xícara de chá de açúcar demerara
- 250g de casca de uva rubi in natura
- 1 colher de sopa de óleo de gergelim
- 1 xícara de chá de leite de soja
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 colher de sopa de fermento

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes exceto a canela. Unte uma forma com óleo de gergelim e polvilhe com a canela. Leve ao forno pré aquecido para assar por mais ou menos 45 min.

Propriedades da receita:
Farinha de aveia: rica em fibras que reduzem a absorção do colesterol, aumenta a síntese de ácidos biliares, modula a absorção da glicose, baixando o índice glicemico da preparação. Indicado para pacientes com intolerância a insulina.

Linhaça dourada e óleo de gergelim: alimento fonte de W3, de fibras, minerais (potássio, fósforo, magnésio, cálcio e enxofre) e vitaminas (A, B, D e E). Atua modulando o metabolismo dos ácidos graxos e a resposta inflamatória. Indicado para pacientes com problemas ou tendências a doenças cardiovasculares.

Casca de uva: fonte de resveratrol, quercetina, rutina, polifenois que modulam a resposta inflamatória (antioxidante). Para pacientes com risco de doenças cardiovasculares ou expostos ao dano oxidativo.

Leite de soja: rico em isoflavonas. Indicado para pacientes em risco de doenças cardiovasculares e mulheres (sem histórico de câncer hormônios dependentes) na menopausa.

Canela: rico em substancias antioxidante (fitoquímicos) e ação vasodilatadora. Indicada para pacientes expostos ao dano oxidativo.



quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Vença a prisão de ventre comendo!

Falta de disposição, queda de cabelos, unhas quebradiças, espinhas, gases e mau humor são os principais sintomas da constipação intestinal – um problema que não gera apenas desconforto momentâneo, mas pode afetar, e muito, a saúde do corpo. A explicação para os efeitos negativos fica por conta da incapacidade do organismo de absorver os nutrientes que são necessários para as demais funções de outros órgãos e de eliminar o que não serve mais.
Somente uma alimentação equilibrada, rica em fibras e à base de muita água pode estimular de forma natural o funcionamento do intestino.
Para reorganizar os ponteiros do relógio do intestino e evitar sofrimentos na hora de ir ao banheiro, selecionamos alguns alimentos que podem ajudar:

Mamão
Ele sempre esteve na lista de indicações da vovó como um dos principais alimentos para combater a prisão de ventre. É rico em fibras, sais minerais e tem alto teor de betacaroteno, um antioxidante responsável pela obtenção indireta da vitamina A. Além de dar aquela força para a saúde do intestino, o mamão tem propriedades calmantes e atua como ótimo amigo daqueles que têm um estômago sensível. 
É aconselhável ingerir mamão diariamente, pela manhã ou como sobremesa.

Ameixa
A ameixa seca tem efeito laxativo natural e, por conter um alto teor de fibras insolúveis, é capaz de absorver mais água do organismo e acelerar o trânsito intestinal. O resultado só será positivo se houver uma grande ingestão diária de água. Para quem sofre de prisão de ventre é necessário cerca de cinco unidades de ameixas secas por dia.

Linhaça
Nos últimos anos, ela se tornou um alimento indispensável no cardápio de quem deseja perder peso. Principalmente porque auxilia no funcionamento do intestino. Rica em fibras solúveis e insolúveis, a linhaça aumenta o volume do bolo fecal, aumentando o trânsito intestinal e ainda contribuindo para a limpeza eficaz da região.
A linhaça ajuda a combater a prisão de ventre e diminui o risco de hemorróidas e diverticulite, que é a inflamação da parede do intestino. Consumir uma colher de sementes de linhaça trituradas acompanhadas com iogurte uma vez ao dia, de preferência no café da manhã ou na ceia.

Abóbora
Além de ser um bom alimento para diminuir a vontade por guloseimas, já que tem sabor levemente adocicado, a abóbora pode ser uma aliada na hora de colocar o intestino para funcionar. A fruta – que tem alto teor de fibras, zinco, potássio e ferro – ajuda no equilíbrio da flora intestinal se consumida, no mínimo, três vezes na semana. 
Dica: consuma a abóbora na salada, com arroz ou como acompanhamento na hora de preparar a carne de sua preferência.

Legumes e verduras
A ordem para esta categoria de alimentos é consumi-los sempre crus nas principais refeições do dia. Desta forma, é possível manter as propriedades benéficas, como as vitaminas e o alto teor de fibras. Alface, rúcula, agrião, couve e abobrinha têm o poder de aumentar o trânsito intestinal, sendo facilitadores da evacuação. 
Lembre-se: a ingestão de água é determinante no processo de reabilitação do intestino, pois o líquido une-se ao bolo fecal e é eliminado com mais facilidade.

Aveia
É rica em proteínas, vitaminas e sais minerais. Mas seu destaque é mesmo ter alto teor de um tipo de fibra solúvel, que, em contato com a água, transforma-se em uma goma capaz de facilitar o trânsito intestinal e impedir absorção de gorduras pelo organismo. A atuação da aveia também é ótima para quem tem problemas de colesterol.

Lentilha
Contém fibras, proteína, zinco, fósforo, vitaminas do complexo B, magnésio, potássio e enxofre. A ingestão do grão facilita a redução de absorção de gorduras e aumenta o bolo fecal. 
Substitua pelo feijão na hora do almoço, ate três vezes / semana.

Iogurte
O iogurte serve como agente de manutenção da flora intestinal. O produto é eficiente por conter em sua composição os famosos lactobacilos, responsáveis por estimular a proliferação de bactérias benignas ao intestino, mantendo seus ritmos e funções em ordem. Por ser prático, o alimento pode ser consumido nos intervalos das refeições como um lanche rápido e saudável. Cabe, neste caso, potencializar o efeito do iogurte adicionando uma colher de semente de linhaça ou chia.



terça-feira, 13 de agosto de 2013

Receita da paciente: Tapioca crocante (ou tapioca com quinoa)

Ingredientes: 
Para uma tapioca
-5 colheres de sopa de goma para tapioca 
-2 a 3 colheres de sopa de quinoa em flocos 
-Sal marinho a gosto 

Modo de preparo: 
Junte a goma, a quinoa e o sal. Umedeça até dar o ponto. Espalhe na frigideira e asse em fogo médio. Vire com uma espátula para assar o outro lado. Recheie a gosto. Eu gosto de rechear com mussarela de búfala, quando a tapioca ainda está no fogo, para derretê-la e deixá-la cremosa. A massa fica crocante. 

Paciente: Lena Gonçalves Pinto



segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Alimentação e Concentração


Com o passar dos anos, os declínios cognitivos, dificuldades de concentração e até mesmo lapsos de memória podem tornar-se comuns. 

A boa notícia é que podemos aumentar as chances de manter nosso cérebro saudável incluindo no cardápio alguns alimentos e hábitos “inteligentes”:
1.O hábito de realizar o café da manhã é saudável e melhora a memória de curto prazo e a atenção;
2.Os peixes como sardinha e salmão, são boas fontes de ácido graxo ômega 3, um tipo de gordura essencial para o bom desenvolvimento do cérebro; 
3.Oleaginosas como nozes, castanhas, amêndoas e o chocolate, amargo (rico em cacau), são fontes também de antioxidantes, que ajuda no foco e concentração; 
4.O consumo de cereais integrais e de abacate (rico em gorduras monoinsaturadas e antioxidantes) reduz os riscos de doenças cardiovasculares e melhora a circulação; 5.Pesquisas mostram que a ingestão diária de frutas vermelhas, como mirtilo, cranberry, romã e açaí, que são ricas em antioxidantes, protege o cérebro contra os danos causados por radicais livres e pode prevenir doenças relacionadas à idade como mal de Alzheimer e demência senil; 
6.A cafeína, encontrada no café, chocolate, bebidas energéticas e em alguns chás, podem ajudar na concentração e disposição. 
Procure sua nutricionista e saiba mais sobre esses alimentos.



sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Sashimi de frutas com creme de coco e picole "Selecto ice"

Ingredientes:
- Manga
- Kiwi
- Abacate
- Morango
- Amora
- Framboesa
- 1 picolé de frutas "Selecto ice" sabor côco
- 1 colher de sopa de xarope de agave
- 1 iogurte natural (sugestao: "grego")
- Castanhas de caju ou nozes picadas ou coco ralado

Modo de preparo:
Corte as frutas em fatias finas, imitando fatias de sashimi. Bata no liquidificador o picolé, o iogurte natural e o agave. Em seguida sirva sobre as frutas e polvilhe com castanhas ou nozes picadas.


quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Casamento engorda?

Pesquisa em Las Vegas, nos Estados Unidos, confirmou que o casamento favorece o ganho de peso, especialmente em quem tem mais de 30 anos. Para o nutrólogo Cristiano Marlheb, do Rio de Janeiro, o motivo está nos novos hábitos de vida a dois. “Além das mudanças nos horários e nas dietas, o casal tem mais eventos sociais, e portanto, menos tempo para fazer atividades físicas. Isso explica porque, em 90% dos casos, em consultório, a guerra contra a balança começa depois do casamento” . De acordo com estudos realizados, entre 1986 e 2008 pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, com mais de 10 mil pessoas, o ganho de peso já é percebido dois anos depois da união. Uma dica: Fique alerta para não abandonar as condutas saudáveis da época de solteiro. 


terça-feira, 6 de agosto de 2013

Salada quente de grão-de-bico com tomate seco


Ingredientes
- 1 xícara de grão-de-bico
- 2 colheres (sopa) de  tomate seco picado 
- 3 colheres (sopa) de gengibre ralado
- 1 xícara de vinagre de maçã
- 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
- Sal marinho a gosto

Modo de Preparo
Lave o grão-de-bico, coloque-o em uma panela de pressão e cubra com água. Leve ao fogo e cozinhe por 20 a 25  minutos, ou até ficar macio. Retire, escorra a água e transfira-o para uma panela. Acrescente o tomate seco, o gengibre, o vinagre, o azeite e o sal. Misture e leve ao fogo por 3 minutos, apenas para aquecer a mistura. Retire do fogo e sirva a salada ainda quente.

Rendimento: 5 porções



sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Dica de livro: "Guia dos Funcionais"




Partindo do princípio de que os alimentos podem ser considerados tanto inimigos quanto defensores, a autora aborda os principais problemas de saúde e dá dicas de alimentos que devem ser incluídos na dieta. Além disso, também alerta quando a funcionalidade de um alimento para o tratamento de um problema pode contribuir para o desenvolvimento ou o agravamento de outro.

Autora: Jocelem Mastrodi Salgado
Paginas: 192
Editora: Ediouro








quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Pudim de chia cremoso com morango e banana


Ingredientes:
- 3 colheres de sopa de semente de chia
- 1 xícara de chá de leite de amêndoas
- 1 colher de sopa de cacau em pó
- 1 unidade media de banana
- 1/2 xícara de chá de morangos picados
- 4 a 5 gotas de Stévia

Preparo:
Misture bem o leite de amêndoas com o cacau em pó e o adoçante. Adicione a semente de chia e deixe hidratar durante 20 min. Acrescente a banana amassada e os morangos a preparação e distribua em pequenas taças.

Propriedades Funcionais:
Chia: oleaginosa rica em aminoacidos. Benefica no controle da glicemia, triglicerideos e colesterol. Possui antioxidantes, minerais e vitaminas. Reduz risco de doenças cardiovasculares e age como anti-inflamatorio natural por conter substancias como quercetina e flavonoides. 

Leite de Amêndoas: leite vegetal com bom perfil de minerais e vitaminas e baixa alergenicidade.

Cacau em pó: Tem ação antioxidante e bom perfil de polifenois, epicatequina e catequina. Ajuda na prevenção de câncer, fortalece o sistema imune, combate a ansiedade e o estresse.

Morango: ação antioxidante e anti-trombotica, promovendo a saúde cardiovascular.

Banana: possui  fibras que promovem saúde intestinal e equilibrio da microbiota.