terça-feira, 25 de maio de 2010

O que eh DETOX?


Detoxificar significa retirar as substâncias potencialmente tóxicas de dentro do organismo. Essas substâncias, chamadas de xenobióticos, podem ser geradas pelo próprio corpo, como resultado das reações de metabolismo, ou ainda provenientes de agentes externos, como agrotóxicos e aditivos químicos.
O acúmulo de xenobióticos no organismo pode levar a danos importantes em nível celular devido ao aumento na produção de radicais livres e substâncias carcinogênicas, comprometendo a saúde e a qualidade de vida.
O processo de detoxificação ou destoxificação ocorre em órgãos como o fígado e intestino, através da ingestão de alimentos ricos em vitaminas e minerais. Na ausência destes nutrientes, a detoxificação fica comprometida, e substâncias tóxicas ficarão acumuladas no organismo, inclusive no tecido adiposo (onde há armazenamento de gordura).
A nutrição é fundamental neste processo. Em dietas desequilibradas, pobres em alimentos naturais e ricas em alimentos industrializados, agrotóxicos e aditivos alimentares tendem a reduzir a capacidade detoxificante do organismo. Como medida de prevenção das conseqüências do acúmulo de xenobióticos, é fundamental que seja feita uma dieta de detoxificação periodicamente, além da inclusão de alimentos detoxificantes na alimentação diária.

3 comentários:

  1. Nossa que dieta interessante.
    eu estou querendo fazer tambem.

    ResponderExcluir
  2. Vivi, sua dietinha ja esta quaaase um detox, e vc, esta otima! Nao inventa moda, please... Bjs

    ResponderExcluir