quarta-feira, 28 de julho de 2010

Alimentação contra o Colesterol

Atualmente, devido a grande oferta de alimentos processados e de baixo custo, ocorre uma tendência à ingestão de alimentos muito calóricos e pouco nutritivos, contribuindo para uma alimentação de má qualidade. Alguns alimentos trazem benefícios enormes à saúde e evita todas as intercorrências que uma alimentação pobre em nutrientes pode trazer ao organismo, sao eles:
1. AZEITE DE OLIVA
O mix de gorduras presentes no azeite PODE interferir positivamente no colesterol e seus efeitos benéficos são estendidos às patologias cardiovasculares e ainda ao controle de peso, contribuindo para uma melhora significativa de todas as doenças crônicas não tranmissíveis envolvidas com o excesso de peso.

2. CASTANHAS
Possui gorduras benéficas ao organismo e ainda uma quantidade significativa de selênio.

3. FIBRAS
As fibras alimentares, presentes em alimentos como linhaça e aveia, atuam de maneira benéfica nos níveis de colesterol. A aveia é considerada como alimento funcional devido à sua qualidade nutricional e ainda contem uma menor quantidade de carboidratos e teores maiores de proteínas e lipídios que os demais cereais.

4. VEGETAIS, ALHO E CEBOLA
Já é bem conhecida a relação positiva à ingestão de frutas e verduras e uma menor incidência de doenças. Isso se deve aos compostos bioativos que as compõem. Entretanto, sabe-se que mesmo com estas alterações há pessoas que não respondem ao tratamento, então outras estratégias nutricionais podem ser utilizadas para diminuir, por exemplo, processo inflamatório, disbiose e melhorar destoxificação, já que estes fatores também influenciam no aumento do colesterol.
Por isto, é importante uma avaliação nutricional profunda para seguir condutas individualizadas.

2 comentários:

  1. Oi Mirella, muito legal a postagem, um tema em que somos muito abordadas diariamente. Gostaria que você comentasse no blog a respeito da utilização do azeite, a questão da contra indicação de levá-lo ao fogo. Pois é um assunto que é muito abordado por nossas clientes.
    Beijos!
    Karol Silton

    ResponderExcluir
  2. Karol, pode mandar o texto p atendimento@clinicamirellafreire.com.br que colocamos no site, amei a ideia. Obg! bjs.

    ResponderExcluir