terça-feira, 10 de abril de 2012

Chocolate: prós & contras

Cientistas dizem que, além de ser fonte de energia comprovada, o chocolate pode ter efeito relaxante. Tem também uma composição especial de gorduras que, se consumido moderadamente, não altera o nível de colesterol. As pesquisas condenam o excesso, pois, pode causar problemas de cáries, diabetes, obesidade, irritações gastrointestinais e alterações cardiovasculares. Não existe uma quantidade certa para que o consumo do chocolate não seja prejudicial à saúde. Essa quantidade varia de organismo para organismo e depende muito da predisposição das pessoas.  Crianças são as mais sensíveis, mas nao precisa privar, apenas a quantidade deve ser muito bem dosada, consumido sempre depois de uma refeição equilibrada.

Benefícios(consumido moderadamente):
É fonte de energia:  o chocolate é capaz de concentrar grandes quantidades de calorias e por isso pode ser usado como complemento alimentar.

Dá prazer: estudos demonstram que a feniletilamina encontrada no chocolate é estimulante similar à adrenalina e à dopamina, produzidas pelo organismo e responsável pelo aumento da pressão sanguínea, do batimento cardíaco e dá sensação de prazer.

Malefícios (consumido em excesso)
Diabetes:  como qualquer doce em excesso, o chocolate pode resultar em diabetes, principalmente em pessoas predispostas geneticamente, pois há uma sobrecarga para que o pâncreas produza mais insulina lipase, responsável pela absorção do açúcar.

Obesidade:  por concentrar grande quantidade de calorias, induz ao ganho de peso.

Problemas gástricos:  as substâncias teobromina e cafeína contidas no chocolate são irritantes da mucosa gástrica e intestinal e aumentam os movimentos do intestino.  Por isso, pessoas com gastrite ou com tendência a intestino solto devem evitar o chocolate em excesso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário