sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Bolo de uva funcional


Ingredientes
- 1 xícara de chá de farinha de aveia
- 1 xícara de chá de farinha de trigo refinado
- 3 colheres de sopa de farinha de linhaça  dourada
- 1/2 xícara de chá de açúcar demerara
- 250g de casca de uva rubi in natura
- 1 colher de sopa de óleo de gergelim
- 1 xícara de chá de leite de soja
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 colher de sopa de fermento

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes exceto a canela. Unte uma forma com óleo de gergelim e polvilhe com a canela. Leve ao forno pré aquecido para assar por mais ou menos 45 min.

Propriedades da receita:
Farinha de aveia: rica em fibras que reduzem a absorção do colesterol, aumenta a síntese de ácidos biliares, modula a absorção da glicose, baixando o índice glicemico da preparação. Indicado para pacientes com intolerância a insulina.

Linhaça dourada e óleo de gergelim: alimento fonte de W3, de fibras, minerais (potássio, fósforo, magnésio, cálcio e enxofre) e vitaminas (A, B, D e E). Atua modulando o metabolismo dos ácidos graxos e a resposta inflamatória. Indicado para pacientes com problemas ou tendências a doenças cardiovasculares.

Casca de uva: fonte de resveratrol, quercetina, rutina, polifenois que modulam a resposta inflamatória (antioxidante). Para pacientes com risco de doenças cardiovasculares ou expostos ao dano oxidativo.

Leite de soja: rico em isoflavonas. Indicado para pacientes em risco de doenças cardiovasculares e mulheres (sem histórico de câncer hormônios dependentes) na menopausa.

Canela: rico em substancias antioxidante (fitoquímicos) e ação vasodilatadora. Indicada para pacientes expostos ao dano oxidativo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário