sábado, 9 de abril de 2011

Líquidos com a refeição

O excesso de líquidos junto com as refeições são contra-indicados por dois motivos:
1º - Atrapalham a mastigação, fazendo com que se mastigue mais rápido e use o líquido para empurrar o alimento, não desfrutando portanto, das vantagens da mastigação.
2º - Diluem o suco gástrico, tornando a digestão mais lenta e difícil.
Podemos tomar até 100ml de líquidos junto com as refeições, porém, sempre mastigando bem e engolindo o alimento primeiro, para depois tomar o líquido.
Para tomar quantidades maiores de líquidos, devemos observar o tempo de 20 minutos antes e, pelo menos, 50 minutos depois da refeição.

Dicas:
- Monte sua refeição e antes de iniciá-la, espere! Não toque ainda nos talheres e observe cada detalhe do prato: as cores, as quantidades, a disposição.
- Tente tirar uma fotografia imaginária dele e guarde em sua memória, agora pegue os talheres e inicie a refeição.
- Quando terminar e tiver o desejo de repetir alguma coisa, largue os talheres, volte a olhar ao prato e tente se lembrar de tudo que já comeu, das cores, das quantidades, etc...
- Por ultimo, se pergunte: “Preciso realmente comer mais? Aquilo que já ingeri não foi suficiente? Ainda estou com fome? Que horas será minha próxima refeição?”. Se você realizar esta técnica com freqüência, em pouco tempo sua mente estará treinada a entender que não há necessidade de comer mais e com o tempo você não repetirá mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário