quarta-feira, 22 de junho de 2011

Amamentar até seis meses reduz risco de excesso de peso na vida adulta

A amamentação exclusiva até os seis meses de vida e combinada, até os dois anos de idade, com outros itens, sob o ponto de vista do desenvolvimento infantil, previne a obesidade em outras etapas da vida, na medida em que o aleitamento materno estimula, por exemplo, a produção dos hormônios que regulam o efeito de saciedade, criando um padrão para esta sensação.
A partir dos seis meses, a oferta calórica do leite materno torna-se insuficiente para suprir o metabolismo da criança. O consumo ideal de energia deve ser obtido através de uma alimentação complementar adequada, associada à ingestão de leite materno.
As frutas raspadas ou amassadas, junto com a papa de carne com hortaliças e cereais ou tubérculos (arroz, mandioca, batata, macarrão, etc) são os primeiros alimentos a serem introduzidos na dieta do bebê. Os sucos devem ser dados na quantidade máxima de 100ml por dia. Deve-se variar os ingredientes, porém é importante manter o equilíbrio, incluindo uma porção de proteína, duas ou três de cereal ou tubérculo, uma de leguminosa (feijão, soja, ervilha, etc), uma de verduras (folhas e verduras) e uma de óleo. A partir dos 9 meses deve-se aumentar progressivamente a consistência dos alimentos até que com 12 meses, receba a refeição semelhante à da família, tendo- se o cuidado de evitar temperos e condimentos.
NutriClinic

Nenhum comentário:

Postar um comentário