quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Gordura ruim X Gordura boa

As gorduras são diferentes e possuem respostas diferentes em nosso organismo. Provavelmente você já ouviu falar em ômega 3 e ômega 6, mas você sabe como eles atuam em nosso organismo?
Eles são obtidos através da dieta ou produzidos pelo nosso organismo por ação de enzimas a partir dos ácidos linoleico e linolênico. Diversos estudos comprovam que o ômega 3 possui uma atividade anti-inflamatória e ômega 6 pró-inflamatória. Os estudos iniciaram em 1956 quando se observou que os esquimós mesmo com um dieta rica em gordura tinham 10x menos incidência de doenças que os povos ocidentais.
O ômega 3 e ômega 6 competem pelas mesmas enzimas, portanto a quantidade produzida depende da disponibilidade da dieta. O tipo de gordura ingerida atua diretamente nessa relação. Nossas membranas celulares tem uma constituição dependente da fonte alimentar de gordura que influencia na nossa resposta imunológica frente a situações de estresse. E sua estrutura pode ser mais maleável ou mais densa (celulite). No caso das dietas ocidentais, com predomínio de consumo de ômega 6, os derivados dessa gordura predominam, e mesmo em pequenas quantidades geram uma resposta inflamatória. Do contrário, quando temos uma boa razão 5:1 (n6:n3) temos efeitos benéficos.
Não precisamos só aumentar o consumo de gorduras boas (óleo de peixe, nozes, linhaça, azeite, abacate, açaí), mas também diminuir o consumo de gorduras ruins (soja, milho, margarina..)
Faça as escolhas certas e mude de vida!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário