segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Saúde do intestino

Nosso organismo possui complexos sistemas que mantém um equilíbrio entre boas e más bactérias, quando temos o desequilíbrio, temos a Disbiose. Esse equilíbrio é determinante para nossa saúde, pois as bactérias saudáveis competem com as patogênicas e com os fungos por locais de fixação e por nutrientes. Além disso, bactérias probióticas produzem antibióticos naturais e substâncias que combatem micro-organismo prejudiciais ao nosso organismo.
A disbiose compromete a eficiência do nosso sistema imunológico. O que leva a isso?
Uso de antibióticos, sulfas, drogas imunossupressoras, anticoncepcionais orais, laxantes, antiácidos, quinio, cortisona...Estresse, diabetes, hipoglicemia e outras doenças metabólicas podem estimular proliferação de fungos. Consumo regular de açúcar refinado, lactose, carboidratos refinados, álcool, embutidos, produtos industrializados em geral...
Alimentos alergênicos, baixo consumo de legumes, verduras, frutas , cereais integrais e leguminosas...jejum prolongado, infestações de vírus e parasitas, estresse oxidativo, metais tóxicos, agrotóxicos, falta de higiene, entre outros! Desregulação hormonal (excesso de estrogênio), bem como pacientes transplantados e em uso de próteses, gravidez, portadores de HIV.




Nenhum comentário:

Postar um comentário