quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Nutrientes & Prevenção da osteoporose


Eh um engano pensar que somente o cálcio e vitamina D são suficientes para uma perfeita recuperação da massa óssea. Segue abaixo os nutrientes envolvidos nesta via metabólica:
- Vitamina C: Estimula a síntese de colágeno e favorece a ação dos osteoblastos e a acidez melhora a biodisponibilidade do cálcio.
- Vitamina D: Favorece a absorção de cálcio nas células intestinais e consequentemente a manutenção da densidade mineral óssea.
- Vitamina K: Importante vitamina para a reação de gama carboxilação da osteocalcina, que é uma importante proteína na deposição de cálcio nos ossos.
- Boro: Reduz a eliminação urinária de cálcio e magnésio.
- Cálcio: Nutriente mais importante na formação de ossos e dentes, além do papel na contração muscular e permeabilidade vascular.
- Cobre: Atua como co-fator para enzimas para a síntese de constituintes da matriz óssea e formação da lisil oxidase para a síntese de colágeno e elastina.
- Lisina: Aumenta a absorção de cálcio em mulheres com osteoporose.
- Manganês: Nutriente importante para a formação de mucopolissacarídeos que fornecem estrutura adequada para a calcificação óssea.
- Magnésio: Associado à diminuição da reabsorção óssea.
- Silício: Atua na formação da matriz óssea, formando ligações de colágeno e proteoglicanos durante o crescimento ósseo.
- Zinco: Estimula à formação óssea aumentando a atividade da Vitamina D. Forma a hidroxiapatita (cristal que compõe os ossos) e estimulação dos osteoblastos produção de colágeno e atividade da fosfatase alcalina.
- Potássio: Importante para manutenção do equilíbrio ácido básico e diminui a excreção urinária de cálcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário