segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Farinha branca traz riscos de obesidade, diabetes e doenças crônicas

A farinha branca é um perigo para a saúde,  engorda e traz riscos de obesidade, compulsão alimentar, diabetes e doenças crônicas, além de prejudicar o funcionamento do intestino.
A farinha branca é um ingrediente pobre em nutrientes e de alto índice glicêmico. Tem ação semelhante ao açúcar no organismo, aumentando a taxa de glicose no sangue e, por isso, o consumo em excesso está associado ao aumento de triglicérides e incidência de diabetes, obesidade e doenças crônicas. O que torna a farinha de trigo maléfica a saúde é o processo de refinamento, que separa do trigo a casca e o gérmen, mantendo apenas o endosperma do grão que depois é moído. Nesse processo retira-se grande parte das propriedades nutricionais do alimento. Esse problema pode acontecer porque os alimentos com farinha branca não promovem saciedade. Com a mesma rapidez com que o açúcar se eleva no sangue e aumenta os níveis de serotonina, hormônio ligado a sensação de bem estar, ele também baixa, podendo gerar em um curto período de tempo, uma necessidade de consumir mais do alimento. 
Esse é um dos principais problemas: o processo de refino da farinha de trigo em farinha branca reduz 80% da quantidade de fibras, o que a torna muito pobre nesse quesito. As fibras alimentares estão entre os principais fatores da alimentação na prevenção de doenças crônicas, além de melhorar o controle de diabetes mellitus, reduzir o risco de câncer e regularizar o funcionamento intestinal. Ausência de fibras pode ocasionar constipação e desordens intestinais, daí a importância do consumo!





Nenhum comentário:

Postar um comentário