terça-feira, 5 de julho de 2011

DICAS PARA NAO ENGORDAR NAS FÉRIAS

Alguns dias de lazer não podem pôr abaixo todo o esforço para deixar o corpo em forma. Confira as dicas e resista às tentações.

1- A primeira atitude, fundamental para, onde quer que você esteja casa de amigos ou hotel, é fazer, no mínimo, cinco refeições por dia, de modo que coma menos em maior número de vezes, favorecendo a digestão e o metabolismo.

2- Prefira os alimentos ricos em fibras, como: frutas, vegetais, feijões e cereais integrais. Eles previnem a prisão de ventre, reduzem o colesterol e ajudam no controle do peso, diminuindo a sensação de fome.

3- Consuma, no mínimo, três vezes por semana, carnes brancas, como peixes e aves. Se estiver na praia, aproveite a fartura e os preços dos peixes, que costumam ser melhores que nos centros urbanos.

4- Se você adora aproveitar os dias de folga para promover churrascos com amigos, procure moderar na quantidade de carne — magra sempre, claro! — e acompanhe com fartas porções de folhas verde-escuras, que neutralizam parte dos efeitos nocivos, por conter antioxidantes.

5- Inclua em seu cardápio uma porção de leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico), cereais integrais, arroz integral ou selvagem, além dos pães integrais. Milhares de hotéis já dispõem desses itens no cardápio, assim como sugestões lights.


6- Lembre-se: a quantidade é tão importante quanto a qualidade dos alimentos. Então, mesmo que escolha os mais saudáveis, contenha-se nas porções.

7- Inicie o almoço e o jantar sempre com um belo prato de salada de folhas. Elas garantem maior saciedade e ajudam a resistir às tentações do cardápio.

8- Consuma diariamente, pelo menos, cinco porções de frutas, verduras ou legumes crus. Se você fez um bom café da manhã, com sucos naturais e frutas (fontes de vitaminas e minerais), leite e derivados desnatados (fontes de proteínas), pães ou cereais integrais (fontes de vitaminas, minerais e fibras), poderá substituir o almoço por uma farta salada de folhas e vegetais de variadas cores, com queijo branco, uma porção de frango ou peixe grelhado.


9- Aproveite o tempo livre para se exercitar e fazer atividades prazerosas, dessa forma, você queima calorias e não deixa de curtir esse período de folga.

Boas férias!
NutriClinic



Nenhum comentário:

Postar um comentário