quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Dieta da pele perfeita - II

A acne é um problema de predisposição genética e tendência hereditária onde a manifestação depende da presença de hormônios sexuais, podendo atingir adolescentes e adultos com distúrbios hormonais. Estudos demonstraram que a carência de ácidos graxos essenciais, vitaminas e minerais auxiliam no desequilíbrio hormonal, favorecendo o aparecimento da acne. Portanto, uma dieta rica em ácidos graxos essenciais (sementes de girassol e linhaça), vitaminas A, C, B6 (lentilha, banana, aveia, cereais integrais), e minerais como zinco, selênio (castanhas, nozes, cereais integrais) e cromo (carnes, cereais integrais, nozes), atuam na prevenção e tratamento da acne.
Outro problema muito comum é a celulite. Diversas causas, como efeito tóxico da constipação, acúmulo de líquido corporal, aumento da permeabilidade capilar, insuficiência linfática e desequilíbrio hormonal podem contribuir para o aparecimento da celulite. A chamada “alimentação ocidentalizada”, rica em cereais refinados, açúcares, lipídeos, sal e com poucos alimentos in natura, contribui para o aparecimento ou agravamento do problema.A ingestão de alimentos ricos em fibras e flavonoides, silício (aveia, feijão), vitaminas B6, B12 (carnes, ovos, peixes), ácido fólico (folhosos verde-escuros, feijão) e uso de prebióticos e probióticos, auxilia no manejo da celulite, pois atuam como anti-inflamatórios, na síntese de colágeno e reestruturação dos tecidos, auxiliam na eliminação de toxinas, melhoram o funcionamento intestinal e atuam na microcirculação, reduzindo a permeabilidade capilar.
Para finalizar, devemos ressaltar a importância da ingestão da água, muitas vezes esquecida, porém com papel fundamental na hidratação da pele e bom funcionamento intestinal, refletindo na melhora dos problemas relacionados acima. A orientação do nutricionista de forma individualizada também se faz necessária, a fim de identificar as causas nutricionais e promover o melhor tratamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário