terça-feira, 13 de maio de 2014

Dicas para uma gestação saudável


Gestantes que se alimentam de forma adequada dão à luz a bebês maiores e mais saudáveis. Uma dieta balanceada é um dos elementos mais importantes para se assegurar o futuro da mãe e do bebê. Proteínas, calorias, vitaminas e minerais são essenciais para o desenvolvimento de um bebê sadio. Se a mãe ingerir muito ou pouco desses nutrientes, o desenvolvimento celular pode ser imperfeito e o bebê pode ficar abaixo do peso.

- Alimentar-se adequadamente reduz o desconforto digestivo, náuseas, vômitos, evitando a perda de peso.

- Para evitar esses problemas, o ideal é seguir uma dieta balanceada, já que no período de gravidez aumenta a necessidade de calorias, proteínas, vitamina B6 e B12, ácido fólico, cálcio , zinco, ferro e flúor.

- Siga a dieta recomendada pelo seu médico ou nutricionista todos os meses da gestação.

- Coma maçã, pêra, batata, alimentos ricos em vitamina A e C, sais minerais (como potássio) e fibras. As fibras ajudam a normalizar o funcionamento do intestino, freqüentemente prejudicado durante a gestação.

- Reduza o consumo de sal (na preparação dos alimentos; enlatados; salame; azeitona; queijos parmesão). Sal em exagero aumenta a retenção de líquidos no organismo provocando inchaço e pressão alta.

- Modere os carboidratos: Evite comer muita massas , doces, tomar refrigerantes.

- É indicado, nesta fase, iniciar o consumo de vitaminas com ácido fólico para fortalecer a formação do sistema nervoso e da coluna do bebê.

- As vitaminas e sais minerais devem ser supridas de preferência através da alimentação.

- A suplementação do ferro se deve à necessidade do bebê , da placenta e do aumento do volume sanguíneo. Deve se ingerir 300 mg de sulfato ferroso por dia a partir do 5o (quinto) mês, de acordo com a prescrição do seu médico. Fonte de ferro: carne vermelha, fígado, vegetais de folhas verdes, legumes, leguminosas e cereais fortificados.






Nenhum comentário:

Postar um comentário