segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Omega-3 X Omega-6

O Omega-3 e Omega-6 antes são os chamados ácidos graxos essenciais, pois o organismo não é capaz de produzi-los. Eles são fundamentais em muitas vias bioquímicas, como as vias relacionadas com a inflamação, imunidade e coagulação do sangue. O ideal é que Omega-6 e Omega-3 estejam em equilíbrio. Na nossa alimentação a relação ideal é de 4-5 para 1.
Quando esse equilíbrio não é adequado, podemos ter prejuízos. Ex: Omega 3 e 6 competem pelas mesmas enzimas e os mesmos pontos nas membranas celulares. Além disso, eles são utilizados para formar moléculas de sinalização que possuem atividade pró-inflamatória (w6) e anti-inflamatória (w3). Atualmente o consumo de w6 está muito elevado e o consumo de w3 muito baixo, chegando a relação de 16-1 ou mais. A consequência desse desequilíbrio esta relacionada com Câncer, doenças cardíacas e aumento do estresse oxidativo. A principal fonte de w6 da nossa alimentação é proveniente dos óleos vegetais, bem como os alimentos industrializados. 





quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Salada de frutas com azeite


Ingredientes
100g de maçã picada
100g de uva
100g de pera picada
100g de ameixa
100g de mexerica
100g de kiwi
sementes de romã (opcional)
50 ml de azeite extra virgem suave
Raspas de laranja


Modo de fazer
Com a ajuda de um pilão, macere as raspas de laranja no azeite
Misture as frutas em um recipiente fundo.
Regue a salada de frutas com essa mistura de azeite e laranja.
Está pronto pra servir




terça-feira, 25 de agosto de 2015

Cacau

Os grãos do cacau são riquíssimos em antioxidantes,  ele ainda é rico em magnésio (mineral coringa), ajuda a acelerar o metabolismo e diminuir a resistência a insulina, possui quantidades significativas de triptofano (aminoácido essencial para formação de serotonina e melatonina) ajudando-nos a nos livrar do estresse. Estudos mostram que o consumo regular pode reduzir a pressão arterial e melhorar a função renal e também é super benéfico para o coração. Um estudo do Journal of Proteonr Research, 2009 verificou que o consumo de 40g/dia de chocolate amargo (75%) foi capaz de reduzir o cortisol e catecolaminas em indivíduos ansiosos. Só para lembrar que esses benefícios são provenientes do cacau, certo?  O chocolate precisa ser amargo! Não adianta as versões ao leite! E se engana quem só consome cacau no chocolate! Como as outras frutas, pode se fazer, suco, shakes & vitaminas! Procure sempre versões mais saudáveis para não fugir da dieta!



segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Os perigos dos AGE's

Os AGE's são produtos de glicação avançada e são formados quando uma molécula de glicose e outros açucares reagem de forma não-enzimática com uma proteína. Sua formação é um processo fisiológico em nosso organismo e afeta predominantemente moléculas de meia-vida longa como o colágeno e por isso exerce uma importante função no processo de envelhecimento . Mas os AGE's podem ser provenientes também da nossa dieta, e potencializados por métodos de preparo que utilizam altas temperaturas  e baixa umidade (fritar, assar ou grelhar). Eles são responsáveis pela cor, pelo sabor e pela textura dos alimentos que passam por essas formas de preparo. Os efeitos patológicos dos AGE's estão relacionados à capacidade de modificar as propriedades químicas e funcionais das mais diversas estruturas biológicas. Por meio da geração de radicais livres, da formação de ligações cruzadas com proteínas ou de interações com receptores celulares. Eles promovem, respectivamente, estresse oxidativo, alterações morfofuncionais e aumento da expressão de mediadores inflamatórios. A contribuição dos AGEs para o desenvolvimento e a progressão das complicações diabéticas encontra-se bem evidenciada na literatura, pois sob condições de hiperglicemia (diabetes e consumo crônicos de carboidratos simples) e estresse oxidativo, a geração de AGE`s aumenta intensamente. Uma forma de reduzir a exposição por AGEs da dieta é deixar marinando no limão ou vinagre por 1 hora as carnes que irão ser assadas ou grelhadas. Nos estudos o limão foi mais efetivo que o vinagre em evitar a produção de AGEs, mas todos os dois são boas escolhas! Um Nutricionista Funcional pode lhe ajudar no melhor controle dos AGE's da dieta, além de associar uma dieta rica em antioxidantes para combate das doenças crônicas e envelhecimento precoce.






quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Bolo de banana sem farinha

Ingredientes
4 bananas nanicas (super maduras)
1/2 xícara de chá uvas passas pretas
2 ovos pequenos
1/4 xícara de óleo de coco
1 xícara de chá aveia (tanto faz flocos finos ou grossos)
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador e deixe o fermento por último. Coloque a massa numa assadeira untada, pode polvilhar a farinha de aveia, ao invés de farinha de trigo. Leve ao forno preaquecido em 200ºC por cerca de 35 minutos, mas fique atento, as marcas dos fornos variam muito. Faça o teste do palito só depois de 30 minutos, para o bolo não

murchar quando você abrir o forno.



terça-feira, 18 de agosto de 2015

Hiperinsulinemia

Acredite, é fundamental controlar seus níveis de insulina. A quantidade ideal desse hormônio, é abaixo do limite tolerado pelos valores de referência dos exames! Uma das principais características da Síndrome Metabólica e DM tipo 2 e a Resistência a Insulina.  Isso corre quando as células do indivíduo não respondem ao sinal desse hormônio, fazendo com que o pâncreas produza mais insulina. Então temos a Hiperinsulinemia, níveis elevados de insulina. Quando esse quadro é crônico, pode causar sérios problemas. Alguns estudos mostram que o excesso de consumo de açúcar e frutose, proveniente de produtos industrializados e bebidas açucaradas, é um dos principais causadores de Resistência a Insulina e consequentemente Hiperinsulinemia.Remover o açúcar em excesso é uma estratégia importante para prevenção, mas não é eficaz como cura.
Uma vez instalada, o indivíduo se torna inflamado e muitos outros fatores e nutrientes estão envolvidos. Outra estratégia importante é selecionar a qualidade dos carboidratos e investir em gorduras boas. Procure sempre um Nutricionista para melhor orientá-lo e otimize as funções do seu corpo. Fale com quem entende! 



segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Líquidos junto com as refeições?

A ingestão de líquidos durante as grandes refeições provoca aumento do ph do estômago, por diluir o suco gástrico. O meio estomacal com ph elevado não ativa a enzima pepsina e quando ativa sua ação não é eficiente. Esta enzima é responsável por grande parte da digestão das proteínas (carnes, leite, glúten, etc). Resultado: alimentos mal digeridos (macromoléculas) chegam ao intestino e agridem a mucosa, provocando aumento da permeabilidade intestinal. Isso faz com que o intestino fique exposto a entrada de toxinas e essas mesmas macromoléculas, que em contato com a corrente sanguínea não serão reconhecidas por nosso sistema de defesa, que irão automaticamente atacá-las e gerar processos inflamatórios diversos em nosso organismo, como gastrite, otite, rinite, sinusite, esofagite, artrite, amigdalite e por aí vai uma lista imensa de "ites"! Por isso o ideal é não tomar líquidos 30 minutos antes e até 2 horas após as refeições. Não é somente a ingestão de líquidos durante a refeição que irá desencadear todo esse processo, mas também má mastigação, o consumo de muitos industrializados em detrimento de frutas e verduras, a ingestão excessiva de proteínas de difícil digestão, hipocloridria, dentre outros. Não deixe de procurar um Nutricionista.





quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Sanduiche Natural Vegano

Ingredientes
3 xícaras de grão de bico cozido
2 xícaras de grão de bico amassado
1 xícara de grão de bico inteiro
1 cenoura grande ralada no ralo fino
5 cebolinhas picadinhas
1/2 xícara de uva-passas
1/2 xícara de castanha de caju quebradas
maionese de alho assado a gosto
1 limão espremido
sal e pimenta
1 colher de chá de curry (opcional)
pão, alface e beterraba ralada no ralo fino.

Modo de Fazer
Numa vasilha, misture os ingredientes, com exceção do alface, beterraba e pão. Sugerimos misturar a castanha de caju apenas na hora de consumir, também. Leve à geladeira. Fizemos o patê de grão de bico um dia antes, assim fica mais gostoso e geladinho. Na hora de montar, acrescente a castanha ao patê e misture bem. Tempere a beterraba e o alface com azeite, sal e limão. Passe um pouco do patê no pão e acrescente a beterraba e alface. Sirva.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Saúde dos bebês

Mamães devem se preocupar com a saúde dos pequenos desde a vida intrauterina‼ Diversos estudos concluíram que as doenças da modernidade (obesidade, diabetes, hipertensão..) são de causa inflamatória devido à imunotoxicidade desde a vida intrauterina.  Além disso, se a oferta de nutrientes durante a gestação não for adequada, podem ocorrer adaptações fetais e modificações no desenvolvimento que alteram a composição corporal no feto e levam a alterações endócrinas e cardiovasculares na vida adulta.  Conforme já falamos em posts anteriores, para as mamães é fundamental o acompanhamento nutricional, com o objetivo de garantir o suporte de nutrientes que o bebê precisa para favorecer seu crescimento e saúde na vida adulta.




quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Cubinhos de abobora com açafrão



Ingredientes
3 xícaras de chá de abobora em cubinhos
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
Açafrão, paprica, sal marinho e alho a gosto

Modo de preparo
Misture tudo e coloque em um refratário, leve ao forno pré aquecido a 180º, mexendo de vez em quando ate que a abobora esteja macia e assada.




quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Vídeo no blog da TV Diário.

No blog da TV Diário um vídeo super bacana de uma de nossas aulas de Culinária Infantil. Com direito a receitinha da Salada do Mário com Dra. Andressa Fontes e entrevista com Dra. Melissa Montenegro.


 

















terça-feira, 4 de agosto de 2015

Alimentos alcalinos

Para prevenção de doenças e de quebra favorecer a perda de peso é preciso equilibrar a acidez do corpo, buscando alimentos alcalinizantes do sangue. O pH do nosso organismo é levemente alcalino, em torno de 7,35-7,45, por isso, devemos preferir em nossa dieta alimentos que favoreçam a manutenção desse PH. Com isso, diminuímos a inflamação das células, favorecemos a eliminação de toxinas, aceleramos o metabolismo e favorecemos a perda de peso! Outros fatores também podem influenciar e deixar o nosso sangue mais ácido, como o estresse, por isso é importante também manter a mente saudável! Dicas de alimentos alcalinizantes:
Frutas, legumes e hortaliças dentre eles, Abacaxi, maçã, mamão, kiwi, melão, abanete, couve, brócolis, repolho!  
Limão e laranja - apesar de ácidos, tem alto poder alcalinizante! As oleaginosas (amêndoas, castanha de caju), frutas secas (damasco, ameixa preta, passas), semente de girassol, abóbora e gergelim.. Para maiores informações, procure sempre um Nutricionista!





segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Quercetina

A quercetina é a mais ativa dos flavonóides em estudos experimentais. Muitas plantas medicinais, são consideradas nesta categoria, devido ao teor de quercetina, exercendo além da atividade antioxidante, efeito anti-inflamatório e antialérgico, pois age inibindo a formação e ação da histamina e de outros mediadores inflamatórios e alérgicos!
Também contribui no tratamento da diabetes, pois inibe uma enzima que atua favorecendo a complicação da doença (aldose redutase), melhora a secreção de insulina, protege as células do pâncreas de danos oxidativos e inibe a agregação plaquetária. A quercetina ainda possui atividade antiviral, anti-herpes, além de inibir a formação de tumores.  Onde podemos encontrar? Maçã, uva, morango, cebola, couve, vagem, brócolis, grãos, nozes, sementes e especiarias.
E você ainda esta aí contando calorias? Conte Nutrientes!!
Para maiores informações, procure sempre um nutricionista funcional!