segunda-feira, 4 de julho de 2011

Principais propriedades da cafeína

Evidências científicas sugerem que o consumo moderado de cafeína pode exercer efeitos benéficos sobre vários sistemas fisiológicos. Uma revisão bibliográfica publicada em 2010 destacou que o consumo moderado (200-300 mg) da cafeína possui as propriedades de:

1) Diminuir a fadiga mental;
2) Aumentar o gasto energético de repouso;
3) Diminuir a sensação de esforço associado à atividade física;
4) Melhorar o desempenho físico, motor e cognitivo;
5) Aumentar a capacidade de concentrar e focar a atenção;
6) Reforçar a memória de curto prazo;
7) Aumentar a capacidade de resolver problemas que requerem raciocínio;
8) Aumentar a capacidade de tomar decisões;
9) Melhorar a coordenação neuromuscular.

Existem relatos que devido a sua estrutura química ser semelhante a adenosina, a cafeína pode potencializar a neurotransmissão pós-sináptica no sistema nervoso simpático e, com isso, estimular o aumento do gasto energético.

Este efeito foi observado em um estudo científico em que homens saudáveis tiveram aumento significativo do gasto energético após 30 minutos da ingestão de cafeína em dose superior a 50 mg. Este efeito persistiu por pelo menos 4 horas, aumentando em 6% no gasto energético de repouso total.

Entretanto, cabe ressaltar que o consumo excessivo de cafeína pode causar efeitos adversos, como irritabilidade, dores cabeça, insônia, diarreia e palpitações do coração.
NutriClinic

2 comentários:

  1. Me falaram que em uma dose baixa é interessante dar café às crianças. Meu filho tem 6 anos. O que vc acha? Qual quantidade ele pode, ou deve?, consumir diariamente. Porque quando eu era pequena os adultos não deixavam a gente tomar café.

    Cíntia Santana

    ResponderExcluir
  2. Ola Cintia,
    Não há problema em consumir café na infância. Só é preciso cuidar da
    quantidade. Crianças que consomem café com leite se beneficiam com o
    consumo do cálcio, importante para seu crescimento, além dos minerais
    contidos no café, que ajudam a despertar a atenção e auxiliam no aprendizado escolar. No entanto, mesmo com diversos benefícios para a saúde, a cafeína presente no café pode prejudicar e muito a saúde de uma criança, pois, o excesso de cafeína diminui a retenção de cálcio no organismo de crianças com uma dieta pobre em cálcio, e diminui a absorção de ferro. Por isso, a criança deve ser desestimulada a consumir alimentos com cafeína para não atrapalhar seu crescimento. O café ainda ajuda a diminuir a fadiga e tem ação diurética, o que para crianças, não é um efeito positivo. Elas já são estimuladas por natureza. Além disso, essa ação diurética pode prejudicar a absorção de vitaminas e minerais.
    A chave da questão é controlar a quantidade! Apenas o excesso causa malefícios, como agitação, insônia, irritação, dores de estômago, aumento de pressão arterial e dificuldade em dormir, porém, o consumo
    de 1 xicara de café com leite ao dia não apresenta malefícios para a saúde de crianças acima de 6 anos e também proporciona benefícios para o desenvolvimento infantil a aprendizado escolar.

    ResponderExcluir