terça-feira, 20 de março de 2012

Aumente sua serotonina e garanta alto astral e boa forma!

A serotonina, considerada um dos mais poderosos reguladores do humor e do apetite, é produzida no cérebro. Ela é considerada um supressor natural da fome, já que é capaz de estimular a sensação de saciedade. Dependendo da hora do dia, sua atividade pode sofrer oscilações. Entre as mulheres, esse fenômeno é mais comum, e essa seria uma das razões por que esse grupo é mais propenso a depressão, bem como as mudanças de temperamento e compulsões por determinados alimentos, principalmente no período pré-mentrual.
A molécula da serotonina é produzida a partir do triptofano, aminoácido essencial, encontrado em alimentos ricos em proteínas(ovos, leite, carne, peixes, castanhas e amêndoas). Os carboidratos complexos (pães, arroz, biscoitos e massas integrais e batatas) também ajudam nessa síntese e eles devem estar presentes no cardápio no horário em que se sente mais sem energia ou ansioso. A alimentação deficiente de triptofano provoca mau humor, irritabilidade e agressividade, do contrario, ajuda a controlar o apetite e a ansiedade.
Então, para manter a balança sob controle, a idéia é aumentar os níveis de serotonina de forma natural. Alem da alimentação, a atividade física e a exposição solar também estimulam a produção de serotonina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário