quarta-feira, 27 de junho de 2012

Todo mundo tem que consumir gordura!


O nutriente tão censurado em regimes da moda deve, sim, fazer parte da dieta. Com bom senso, é claro. O primeiro passo para um consumo inteligente é entender que há mais de uma versão de gordura e cada uma merece seu espaço no dia a dia.
Gordura monoinsaturada: presente em azeites, abacate, oleaginosas, azeitona e óleo de canola. Evita a formação de placas nos vasos que irrigam nosso coração e, por isso, auxilia a prevenir complicações cardiovasculares;
Gordura poli-insaturada: está presente no salmão, sardinha, nozes e óleo vegetais em geral. Ela combate inflamações, melhora o controle da pressão arterial e contribui para a saúde do sistema nervoso evitando doenças neurológicas no futuro;
Gordura saturada: encontramos em carnes gordas, manteiga, leite integral e seus derivados. Esse tipo de gordura demanda controle e, em excesso, coloca o coração em risco.
O perigo maior está na gordura TRANS, aquela dos alimentos industrializados como, sorvetes, biscoitos recheados e bolos confeitados. Além de elevar os níveis de colesterol ruim (LDL), ela reduz o colesterol bom (HDL).
Para maiores informações de quantas calorias devem vir das gorduras, procure um profissional Nutricionista para o cálculo de seu plano alimentar individualizado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário