terça-feira, 8 de setembro de 2015

Enxaqueca

A alimentação inadequada é uma das causas da enxaqueca. E a mudança de alguns fatores desencadeantes desta patologia podem lhe ajudar na melhora. 
São eles: 
- Jejum prolongado (ficar mais de 3 horas sem se alimentar), pois gera hipoglicemia (queda da quantidade de glicose no sangue) e diminui o aporte de nutriente para o cérebro; 
- As frutas cítricas (laranja, lima, limão e tangerina) estão muito relacionadas a este problema, devido possuírem uma substância chamada de octopamina, que é vasodilatadora (aumenta o calibre do vaso sanguíneo e o aporte de sangue). E a vasodilatação é um grande gatilho para disparar enxaqueca em pessoas predispostas; - Alimentos ricos em cafeína e termogênicos, por também serem vasodilatadores devem ser evitados, como os chás escuros (preto, verde), a pimenta, o café;
- Queijos amarelos e embutidos por conterem uma substância chamada tiramina (também vasodilatadora); 
- Os aditivos alimentares como o tão falado glutamato monossódico, o nitrato dos embutidos, o aspartame; 
- Bebidas alcoólicas, principalmente cerveja e vinho;
- O calor também provoca vasodilatação, por isso precisamos evitar o banho quente;
- E outro fator importante é o estresse. Então, vamos procurar fugir um pouquinho dele e realizar atividades que nos dão prazer.
E são vários os nutrientes que participam do tratamento das enxaquecas, como Mg, Zn, selênio, Vitamina A e E, anti-inflamatórios e antioxidantes, além de um intestino saudável e de um ingestão adequada em água.
Procure sempre um Nutricionista para um atendimento individualizado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário