sexta-feira, 6 de maio de 2011

Chás

Com mil e um sabores para provar, são vários os chás que apresentam soluções deliciosamente saudáveis para problemas específicos:
• Camomila: os seus efeitos tranqüilizantes no sistema nervoso são muito conhecidos, bem como o poder calmante que tem sobre problemas de estômago.
• Cidreira: indicado para combater cólicas e gases, é ainda um calmante natural para estados de nervosismo e de insônia.
• Dente-de-leão: desintoxica o fígado, estimulando o seu funcionamento saudável.
• Gengibre: para além de acalmar o sistema digestivo, é um excelente energizante natural.
• Hortelã/Menta: relaxa os intestinos, incentivando o seu funcionamento pleno e regular, sendo ainda aconselhado para perturbações de estômago.
• Maça: antidiarreico e o auxiliar perfeito para uma boa digestão, tem ainda propriedades sedativas.
• Valeriana: auxilia nas perturbações do sono, sendo um substituto natural dos vulgares comprimidos para dormir.
Dicas:
Esqueça o chá engarrafado ou de caixinha, prefira sempre o chá fresco, fervido na hora, ou os de saquinhos ou então com ervas e folhas soltas, deixando-as “marinar” durante 2 a 3min, para poder retirar e aproveitar ao máximo os seus compostos mais benéficos. Se está a tentar emagrecer, troque o açúcar por mel, algumas rodelas de limão, um pau de canela ou beba-o puro. Evite ainda adicionar leite.
Se precisa reduzir o consumo de cafeína, o chá preto tem um terço da cafeína presente num café e o chá verde contém apenas um sexto desse valor. Para reduzir ainda mais a quantidade de cafeína presente no chá, diminua o tempo de infusão dos habituais 2 a 3 minutos para 45 segundos. Depois, desfaça-se dessa água, mantendo apenas o saquinho ou as ervas/folhas, coloque uma nova quantidade de água fervida sobre as mesmas, respeitando agora o tempo de infusão habitual.

NutriClinic Funcional

2 comentários: