quarta-feira, 27 de março de 2013

Páscoa sem Culpa!


O chocolate nem sempre é o vilão do cardápio da Páscoa. É um alimento nutritivo, fonte de magnésio, manganês, potássio, ferro, cobre e vitaminas B e E. Em sua composição encontramos flavonóides (catequinas e proantocianidinas) com potente ação antioxidante. Seu consumo pode auxiliar no aumento do HDL-colesterol e redução do LDL-colesterol, o que diminui o risco de doenças cardiovasculares. Seus antioxidantes modulam a função imunológica e inflamação. 

 Alguns alimentos podem fazer parte da sua Páscoa sem culpa.
- Chocolate Amargo: composto por sementes de cacau, um mínimo de manteiga de cacau, pouco açúcar e sem adição de leite. Seu sabor amargo se deve à maior quantidade de massa de cacau, que compõe no mínimo 70% do produto. 
 - Alfarroba: alternativa para intolerantes á lactose e/ou celíacos. É uma vagem que após torrada e moída resulta em uma farinha utilizada como substituta do cacau. Tem apenas 0,7% de gordura, é pouco calórica, além de ser rica em fibras e não conter cafeína. Seu sabor é similar ao do chocolate amargo. Este produto pode ser encontrado em barra, pó, bombons, gotas e ovos de Páscoa. Sem adição de açúcar, pode ser consumido por diabéticos. 
- Chocolate composto por ingredientes orgânicos: o cacau utilizado nesse tipo de chocolate é orgânico, ou seja, é produzido sem o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos, trazendo mais benefícios à saúde e ao meio ambiente. Há as opções ao leite, amargo e à base de soja. 

 DICAS PARA APROVEITAR A PÁSCOA SEM CULPA 
-Tome um suco desintoxicante feito a base de de água de coco, maçã ou abacaxi, folhas de hortelã e sementes de chia ou farinha de banana verde. 
-No meio da manhã, faça um lanche com oleaginosas ou frutas secas. Antes de almoçar, tome um chá de hortelã ou alecrim, isso melhorará a digestão.
-Comece a refeição pela salada, nossa sugestão é um mix de folhas, tomates cereja e palmito temperados com um mix de azeite extra virgem, óleo de gergelim e óleo de semente de abóbora. 
-Prefira carne branca, peixes nessa época são bastante consumidos, sardinha, atum, salmão ou bacalhau são boas opções pois são fontes de omega 3. 
-No lanche da tarde, coma uma banana amassada com canela ou cacau em pó ou açaí batido com suco de uva integral. Isso fará com que sinta menos fome à noite, quando poderá jantar salada e omelete com legumes. 
-Antes de dormir, tome um chá de camomila erva doce ou melissa para relaxar e melhorar a qualidade do sono. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário