quarta-feira, 29 de maio de 2013

Beneficios do brócolis + Receitinha funcional

Os carotenóides presentes em grandes quantidades no brócolis (betacaroteno, luteína e zeaxantina) são poderosos antioxidantes que podem ajudar a prevenir doenças relacionadas com envelhecimento e neutralizar radicais livres. Excelente fonte de Vitamina A, essencial para a visão, pele, sistema imune e reprodução. Possui boas quantidades de ácido fólico, sendo importante na gestação, replicação celular e no bom funcionamento do sistema nervosos e imunológico. Rico em cálcio, importante para ossos e dentes, além de participar da regulação da pressão arterial.






Muffin Funcional de Brócolis
Ingredientes para massa
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo integral
- 1 col. sopa de fermento em pó
- 50 g de queijo de cabra ralado
- sal marinho a gosto
- orégano a gosto
- 250 ml de leite de vegetais (pode ser arroz ou aveia)
- 100 ml de azeite de Oliva extra virgem
- 2 ovos

Ingredientes do recheio
- 300 g de brócolis com talos e folhas
- 1 cenoura pequena ralada
- 2 dentes de alho picadinhos
- ½ cebola média picadinha

Modo de preparo: 

Comece fazendo um refogado com os vegetais. Corte os brócolis, talos e folhas bem pequenos. Aqueça uma frigideira e regue com um fio de azeite, apenas para refogar os alhos. Junte a cebola e refogue mais alguns minutos até ficar transparente. Acrescente os brócolis e a cenoura ralada. Tempere levemente com sal marinho. Refogue alguns minutos para amaciar. Despeje o refogado em um prato e deixe esfriar. 
Em uma vasilha grande, coloque a farinha, o queijo ralado, fermento e sal. Misture e faça um buraco no centro. Em uma outra vasilha, coloque o leite, azeite e ovos. Bata e despeje no buraco dos ingredientes secos. Misture rapidamente e antes que toda a farinha seja incorporada, acrescente o refogado frio e termine de misturar om uma espátula. Não mexa demais. Distribua a massa em 12 forminhas de muffins forradas com forminhas de papel ou untadas e enfarinhadas. Espalhe as sementes em cima de cada muffin. Leve para assar em forno preaquecido a 190ºC por cerca de 25 a 30 minutos. Faça o teste do palito. Não asse demais para não ressecar a massa. Deixe esfriar. Espere uns 10 minutos para consumir. Use gergelin branco e sementes de girassol para polvilhar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário