segunda-feira, 20 de maio de 2013

Tomate – Antioxidante natural

O tomate é rico em um nutriente poderoso: o "licopeno", que confere, além de tudo, o tom vermelho à fruta. O licopeno ajuda a proteger as células saudáveis dos efeitos dos radicais livres, retardando o envelhecimento e diminuindo os riscos de câncer. Para maior aproveitamento do licopeno no tomate, o melhor é consumi-lo na forma de molhos. O calor aumenta sua biodisponibilidade, facilitando a absorção pelo organismo. O tomate também é fonte de vitaminas C, E e ácido fólico e de sais minerais como o potássio – substâncias importantes na prevenção de doenças cardiovasculares e no controle da pressão arterial.

Tomates recheados com ricota e espinafre
Ingredientes para Recheio:
- 400 g de tomate
- ¼ de maço de espinafre
- 3 colheres de sopa de ricota fresca
- 1 colher de sopa de cream cheese
- 1 cebola
- 2 dentes de alho

Ingredientes para a crosta de pão:

- sal marinho a gosto
- 4 fatias de pão de forma integral
- 2 colheres de sopa de azeite extra virgem
- 3 unidades de pão sírio

Modo de preparo para o tomate: Limpar o tomate, cortar uma “tampa” e um pouco de sua base que possa ficar em pé, retirar a sua polpa e temperar a parte interna com sal e pimenta (reservar).

Modo de preparo para o recheio: Higienizar e picar o espinafre (reservar). Cortar o alho e acebola em cubinhos (reservar). Passar a ricota em uma peneira (reservar). Picar as nozes e misturar com a ricota e cream cheese (reservar). Refogar o alho e a cebola em metade do azeite, adicionar o espinafre e refogar até que esteja macio, esperar esfriar e adicionar a ricota e ajustar o sal (reservar).

Modo de preparo para a crosta de pão: Picar o pão de forma integral na ponta da faca e misturar com o restante do azeite.

Finalização: Rechear o tomate com a pasta da ricota. Cobrir com o pãp picado e envolto no azeite. Levar ao forno por 7 minutos a 180º C. Servir imediatamente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário