quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Abaixo a TPM


Muitas mulheres passam mensalmente pela mesma situação: cólicas, dores de cabeça e nos seios, cansaço, aumento da irritabilidade e da ansiedade, inchaço... são sintomas de  Tensão Pré Menstrual, que aparecem nos dias que antecedem a menstruação. Além do uso de pílulas anticoncepcionais e do tratamento com outras substâncias para combater esse problema, alguns alimentos possuem nutrientes capazes  de amenizar esses desconfortos.
São eles:
Alcachofra: Atua como diurético, ajudando na diminuição do inchaço, além de ser fonte de magnésio.
Banana: Eleva os níveis de serotonina no organismo, fonte de triptofano, que proporciona sensação de bem estar.
Batata: Fonte de vit B6, atua na produção de dopamina e serotonina, evita fadiga, diminui vontade de comer doces. Rica em Carboidrato, proporciona energia ao organismo, porém deve ser consumida com moderação, devido o alto valor energético.
Beterraba: Rica em magnésio indicada para equilibrar níveis desse mineral, que costumam ficar reduzidos durante a TPM.
Chá de calêndula: Rica em flavonóides, um antioxidante, capaz de amenizar as cólicas menstruais. Fonte de fitosteróis, que equilibram as oscilações hormonais do período.
Lentilha: Fonte de fibras, proteínas ferro e magnésio.
Semente de girassol: Fonte de vitamina E, ajuda a regular a produção de prostaglandina, substância  que em excesso é responsável por provocar dores de cabeça, nos seios e cólica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário