quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Salmão no papelote com pêras e nozes


Ingredientes:
- 2,5 kg de salmão
- 10 unidades de pera cortadas em tiras grossas
- 100 g de nozes picadas grosseiramente
- 50 g de ervas picadas

Ingredientes Molho:
- 250 ml de vinagre balsâmico
- 250 g de cebolas em cubos, cozidas no vapor 
- 250 g de alho poró em cubos, cozidos no vapor
- 100 ml de azeite
- 1 folha de louro
- 1 colher de sopa de hortelã picada
- 1/2 pimenta de dedo sem semente cortada ao meio
- 40 g de rapadura ou açúcar mascavo

Modo de Preparo:
Molho: Misturar o balsâmico com a rapadura e deixar reduzir em fogo lento. Quando começar a formar consistência e ficar em ponto de geleia, adicionar as especiarias, metade das ervas picadas e o hortelã. Ferver por mais 2 minutos, desligar o fogo e tampar, deixando por 10 minutos em infusão.

Salmão: Picar levemente o alho poró, repicar as cebolas levando ao fogo baixo com fio de azeite. Reserve. emulsionar com um batedor o molho, colocando sobre o salmão antes de levar ao forno. Marinar o salmão por 20 minutos em molho de limão e sal, em quantidade suficiente para recobri-lo. Apos 20 minutos, retire o salmão do molho, coloque-o sobre as peras e nozes, salpique as ervas. Feche o papelote, deixando espaço de ar interno. Assar em forno médio, pré-aquecido por 15 minutos. Abrir com cuidado o embrulho, regando o molho sobre o peixe. Regar com molho agridoce morno. Servir com risoto de shimeji.

O salmão, quando de boa qualidade, promove atividade anti-inflamatoria, atividade anti-trombótica. A mistura dos diferentes nutrientes, Omega-3, vitaminas do complexo B da pera, e a riqueza de minerais das nozes, potencializam junto com o alho-poró a função antioxidante do prato, auxiliando na regulação da hipertensão, melhorando os batimentos cardíacos e as funções dos músculos e nervos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário