quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Alimentação e Exercício físico

Todo atleta ou praticante de atividade física regular deve se preocupar com a alimentação, principalmente quando quer ganhar massa muscular, emagrecer ou melhorar o rendimento. A pirâmide alimentar mostra a variedade de alimentos e proporções de nutrientes que devem ser consumidos em cada grupo. O consumo de carboidratos encontrado nos pães, cereais, massas e batata são ótimas fontes de energia para os músculos, os melhores são os Complexos que são os produtos integrais, ricos em fibras e possuem mais vitaminas e minerais do que os carboidratos simples, como o açúcar refinado e o arroz branco. As proteínas possuem várias funções importantes  como, manutenção e crescimento de células, enzimas, produção de anticorpos, hormônios, etc. O que não podemos esquecer é que proteína demais será transformada e armazenada em energia e gordura, o que ninguém quer! Vários fatores determinam à necessidade de proteínas de uma pessoa como, por exemplo, o consumo de calorias, o nível e a intensidade de treinamento.
Procure sempre um profissional especializado no assunto para tirar todas as suas dúvidas e elaborar uma dieta de acordo com as suas necessidades. Para isso, é necessário passar por uma Avaliação Nutricional, física e, muitas vezes, bioquímica.

Dicas:
- Faça em torno de 5 a 6 refeições por dia se alimentando a cada 3 horas.
- O famoso Arroz + Feijão é uma combinação perfeita de nutrientes, acompanhada de uma bela salada colorida e uma porção de proteína - peixe, frango, ovo ou carne bovina, esta já é uma refeição completa e bem balanceada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário