segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Vitamina D



A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel, ou seja, é absorvida em presença de lipídio. Tem sido considerada até mesmo como um pró-hormônio, pela suas várias funções importantes no metabolismo. E sintetizada pela luz ultravioleta através da pele e também pela ingestão de suas fontes alimentares. Há duas formas de vitamina D disponíveis: o ergocalciferol (vit D2) e o colecalciferol (vit D3). A vitamina D para ter sua função ativada, deve ser transformada em 1,25 (OH)2D3 também conhecido como calcitriol. Essa forma é importante no metabolismo de cálcio e proteínas da matriz óssea.

Funções da Vitamina D
- manutenção das concentrações séricas de cálcio e fósforo;
- o calcitriol age em vários órgãos, tais como: coração, cérebro, pâncreas, células mononucleares, linfócitos ativados e pele;
- outras funções do calcitriol: secreção de insulina, síntese e secreção de hormônios da tireóide e paratireóide, inibição de produção de interleucina por linfócitos T ativados e de imunoglobulina por linfócitos B ativado, diferenciação de células precursoras de monócitos e na modulação da proliferação celular;
- aumento da utilização de cálcio pelas células alvo e que tem ação da vitamina A.

Fontes Alimentares
As principais fontes são o óleo de fígado de bacalhau, derivados do leite (manteiga e queijos gordurosos) e ovos. A quantidade de vitamina D no ovo é aumentada na gema, devido a adição de colecalciferol na ração dos animais. 

Outras Considerações
No Brasil há presença de sol o ano inteiro, mas por conta do uso de protetor solar, a metabolização da vitamina D está sendo limitada. Há uma forte associação da vitamina D com o sistema imune, já que indivíduos com deficiência desta vitamina, estão predispostos a infecções e a um risco aumentado de cancer e doencas do sistema imune: artrite reumatóide, lúpus eritematoso. 

  




Nenhum comentário:

Postar um comentário