sexta-feira, 19 de abril de 2013

Romã: Superalimento

- Romã e envelhecimento: Por seu efeito antioxidante de neutralizar os radicais livres a romã é uma aliada no combate ao envelhecimento precoce.
- Romã e artrite: A romã tem efeito antiinflamatório. Por isso, vêm sendo investigada no tratamento de artrite. Pesquisa feita na Universidade Case Western Reserve, em Ohio, nos Estados Unidos, mostrou que o ácido elágico encontrado na fruta diminui a dor e a inflamação das cartilagens em ratos.
- Romã e detox: A romã é fonte de flavonóides, antioxidantes importantes para suportar o processo de detox. Assim, a romã ajuda o fígado a se livrar das toxinas. 
- Romã e câncer: Os antioxidantes da romã, principalmente o ácido elágico e as antocianinas estão relacionados à proteção contra o câncer. Estudos in vitro e in vivo sugerem que a romã tem potencial de quimioprevenção no câncer de próstata por inibir o crescimento das células cancerosas e induzir a morte destas células. Substâncias encontradas na romã têm papel antioxidante, antiproliferativa e antiinflamatória, apresentando importante papel na prevenção e tratamento de alguns tipos de câncer. 
- Romã e coração: Estudos epidemiológicos mostram que o consumo de frutas ricas em compostos fenólicos, como a romã, está relacionado à redução do risco de doenças cardiovasculares. Os polifenóis presentes no suco de romã podem inibir a oxidação do LDL colesterol. Esses benefícios aparecem com o consumo regular da fruta, que pode ser consumida de diversas formas: sucos; as sementes e polpa podem ser ingrediente de saladas e com a casca pode ser feito o chá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário