terça-feira, 23 de abril de 2013

Muffins com biomassa de banana verde e ameixa preta seca


Ingredientes:
- 2 xícaras de chá de biomassa de banana verde
- 1 xícara de chá farinha de arroz
- 1 xícara de chá de açúcar mascavo (orgânico, de preferência)
- 2 xícaras de chá de ameixa preta seca sem caroço
- 1 lata de cerveja
- 2 colheres de sopa de carboximetilcelulose (CMC)
- 1 colher de café de vinagre
- 2 unidades de ovos (claras em neve)
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- manteiga sem sal
- 500g de chocolate amargo
- 1 copo de leite de amêndoas

Modo de Preparo:
BIOMASSA DE BANANA VERDE: lave dez unidades de banana verde e coloque, com casca, em uma panela de pressão com água. Deixe cozinhar ate formar pressão. Após vinte minutos sob pressão, desligue o fogo e retire, com cuidado, as bananas da panela. Retire as cascas  e, em seguida, coloque-as no processador. Processe as bananas até formar uma massa homogênea. Reserve.
MASSA:
Em um recipiente, coloque a biomassa de banana verde, junte o açúcar mascavo e a farinha de arroz, mexa com auxilio de uma colher, passe no processador a ameixa e junte à massa. Acrescente aos poucos a cerveja, o CMC e o vinagre. Incorpore as claras em neve e acrescente o fermento em pó. Porcione em forminhas untadas com manteiga sem sal, acrescente uma ameixa em cada porção e leve ao forno por 35 minutos à temperatura de 180ºC. Deixe esfriar.
CALDA DE CHOCOLATE:
Em uma panela, derreta o chocolate amargo (em banho maria), acrescente o leite de amêndoas e mexa até formar um creme homogêneo.
Desenforme os bolinhos e cubra com a calda de chocolate.

Propriedades Benéficas da Receita:
A biomassa de banana verde é rica em vitaminas (vitaminas do complexo B, vitaminas A e C), minerais (cálcio, zinco, magnésio, fósforo, cobre, ferro, manganês, sódio e potássio), fibras dietéticas, amido resistente e frutooligossacarídeos, que desempenham funções fisiológicas comprovadas: previnem diarreia e obstipação (por alterarem a composição da microbiota intestinal, estimulando o crescimento de bifidobactérias, e por aumentarem a produção de ácidos graxos de cadeia curta - AGCC); melhoram a digestibilidade dos aliments; reduzem o colesterol sérico: controlam a pressão arterial; previnem dislipidemias, diabetes; obesidade e tem efeito anticancerígeno.
A ameixa preta também contém fibras dietéticas e é uma excelente fonte de compostos fenólicos, desempenhando função importante na melhora do funcionamento intestinal e na redução do colesterol sérico, além de prevenir a oxidação da LDL-colesterol.
O chocolate amargo contém minerais (cálcio, magnésio, ferro, zinco), vitaminas (vitamina E, vitamina do complexo B), lipídios e proteínas. Além disso contém flavonoides, principalmente catequinas, que tem importante ação antioxidante. Estudos recentes sugerem que a ingestão de chocolates amargo tem ação sobre a prevenção de doenças cardiovasculares e melhora a função cognitiva, devido à presença de ácido gálico e epicatequinas em sua composição. Ele também possui endorfinas, cafeína e triptofano. Este último auxilia na formação de serotonina cerebral, neurotransmissor responsável pela modulação do humor, ansiedade e depressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário