
A dica para quem ainda não aderiu a essa forma de cozimento e prefere a água é optar por cozinhar os legumes ainda com casca, que serve como uma barreira natural. Para garantir o consumo de todos os nutrientes possíveis, é preciso ainda um pouco de gordura. Isso mesmo! As vitaminas A, B, E e K só são absorvidas na presença de gordura. Então, um fio de azeite é muito bem-vindo, além de deixar a comida ainda mais saborosa!
Como cozinhar no vapor:
1 - Escolha a panela ideal. Existem várias no mercado que possibilitam o procedimento. O importante é ter o cestinho para colocar os legumes e que seja fácil de manusear e fechar. É essencial que o vapor não saia por entre buraquinhos da tampa.
2 - Para manter as propriedades dos legumes, o ideal é que se use pouca água. Apenas o suficiente para o tempo de cozimento (cerca de 5cm de água). Algumas panelas já vêm com indicação da quantidade, fique atenta.
3 - Depois de colocar a água na panela, arrume o cestinho com os alimentos a serem cozidos. Corte em pedaços grandes, para que não haja muita área de contato com o vapor. Mas não deixe-os muitos próximos, para que circule a água. Atenção com o tipo de legumes, escolha colocar junto os que tenham mais ou menos a mesma textura, para que o tempo na panela seja o mesmo.
4 - Coloque o cestinho na panela quando a água já estiver fervendo e garanta que ele não esteja encostando no líquido. Se estiver tudo certo, basta fechar a tampa, abaixar o fogo e esperar o tempo de cozimento. Evite abrir antes da hora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário